sexta-feira, 31 de julho de 2009

Temporada de estreias na Globo

Depois de Força Tarefa e Som & Fúria, a Rede Globo traz, ainda este ano, outras novidades em sua grade de séries. Elas vão de retornos e estreias a novas temporadas. Saiba mais:

Na última quinta, 30 de julho, estreou na emissora a quarta edição de No Limite. Depois de anos fora do ar, o reality voltou à telinhacom apresentação de Zeca Camargo, mas também traz novidades. Boninho, diretor da atração, parece querer imprimir a fórmula do BBB na atração. Diferente das edições anteriores, o No Limite dessa vez ocorre em tempo real, e a cada semana o público poderá votar - por telefone, celular e internet - em qual candidato será eliminado. Flashes diários já estão sendo exibidos durante a programação, com direito a link ao vivo durante o Video Show.
Outra diferença visível é no que se refere aos participantes escolhidos - 20 no total. Parece que o critério de seleção mudou: antes era possível ver pessoas fora dos padrões de beleza, como Elaine, a gordinha que venceu a primeira edição do reality. Hoje, corpos jovens e sarados são usados como chamariz, um coringa na luta por audiência.
Se os índices forem satisfatórios, a Globo pretende investir em dois realities por ano. Falando nisso, o primeiro episódio registrou 23 pontos de média, fechando na liderança, mesmo enfrentando uma prova surpresa do reality da Record, A Fazenda (que ficou com 17).

A estreia desta sexta-feira tem origem no especial exibido pela emissora no início do ano. Decamerão - A comédia do sexo, promete misturar risos, sensualidade e um clima de fantasia. O elenco conta com nomes como Deborah Secco, Lázaro Ramos, Drica Moraes, Matheus Nachtergaele e Leandra Leal. Começa hoje, logo depois do Globo Repórter.

Com o fim dos dois programas, em outubro estreiam novas séries. No dia 1º vai ao ar o primeiro episódio de Aline, que tem origem no especial exibido de fim de ano da Globo. Estrelada por Maria Flor, Pedro Neschling e Bernardo Marinho, a série é baseada nas tirinhas de mesmo nome, criadas pelo cartunista Adão Iturrusgarai. A história gira ao redor do triângulo amoroso formado pela moderninha Aline e seus dois namorados, Pedro e Otto. Será exibida todas as quintas, logo após A Grande Família.

Já no dia 2 do mesmo mês, às 22h40, ocorre o lançamento de outra série muito esperada. Em 8 episódios, Cinquentinha mostrará a disputa de três mulheres pela herança do falecido ex-marido. A microssérie é escrita por Aguinaldo Silva (Senhora do Destino), e elenco é cheio de estrelas: José Wilker faz uma participação especial como Daniel, que mesmo morto é o motivo do confronto entre Susana Vieria (Lara), Marília Pêra (Regiane) e Marília Gabriela (Mariana). Segundo O Globo, ainda haverá outra viúva, mas atriz não foi escolhida. Bem que podia ser Renata Sorrah, a eterna Naza...

Mais uma estreia está garantida para 2009. Baseado no filme de 2007, Ó Paí, Ó ganha sua segunda temporada em novembro. Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele e todo o elenco - em sua maior parte formado por baianos - voltaram a se reunir para as gravações em Salvador, cenário da trama. Junto com o Bando de Teatro do Olodum, eles gravam até o fim do mês em pontos turísticos como o Pelourinho e o Porto da Barra.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Nem sempre fui "global"... parte 2

Há duas semanas, o Opinião & Opção iniciou uma lista de profissionais que, antes de brilhar na Rede Globo, passaram por outras emissoras. O destaque daquela vez foram os apresentadores. Continuando o Ranking O&O, veja agora algumas atrizes que seguiram os mesmos passos, e hoje estão firmes e fortes na líder de audiência do Brasil.

Ana Paula Arósio ganhou muito destaque na TV Globo vivendo importantes protagonistas de época, como a italiana Giuliana, de Terra Nostra (1999) e Hilda Furacão, da minissérie homônima (1998). A modelo de lindos olhos azuis começou a interpretar em comerciais, mas sua primeira experiência como atriz foi mesmo na rede de Silvio Santos. No SBT, trabalhou em produções de relativo sucesso, como Éramos Seis (1994) e Os Ossos do Barão (1997), além do extinto TeleTeatro. Em 2004, protagonizou a minissérie Um Só Coração, onde viveu Yolanda Penteado. Além de cinema e minisséries, nos últimos anos atuou em novelas, como Páginas da Vida (2006) e Ciranda de Pedra (2008).

Fernanda Vasconcellos, assim como outras estrelas globais, começou sua carreira de atriz na novelinha Malhação, interpretando a insossa protagonista Betina, da temporada 2005. Seu começo na TV também aconteceu no SBT, ainda aos 13 anos, como figurante do Fantasia. Foi também assistente de palco de José Luís Datena no game show No Vermelho, em breve passagem pela Record. De volta ao SBT, a paulista aparecia sorrindo e dançando em trajes mínimos, agora como dançarina do Domingo Legal e figurante do humorístico A Praça é Nossa. Hoje, não tanto tempo depois, Fernanda é um dos nomes jovens mais importantes da dramaturgia platinada, e entre outros trabalhos, viveu a fantasminha camarada Nanda, em Páginas da Vida (2006), e a mocinha Laura, em Desejo Proibido (2007). Além disso, está confirmada como uma das protagonistas da próxima trama das sete, Bom dia, Frankstein.

Drica Moraes, atriz de forte veia cômica, começou sua carreira novela Top Model (1989), da Globo. No início da década de 90, partiu para a Rede Manchete, onde ganhou destaque com a vilã amargurada, rancorosa e mal-humorada Violante, em Xica da Silva (1996) - já falei que ela era mal-amada? Pouco tempo depois, voltou à Globo, onde viveu Madalena, protagonista da novela Era uma vez... (1998). Seu ar de vilã voltou à tona em 2000, quando interpretou Marcela, em O Cravo e a Rosa. De lá pra cá, fez participações em filmes, seriados e novelas, mas se destacou pelas personagens cômicas nas tramas de Walcyr Carrasco, Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005). A atriz poderá ser vista em breve na série Decamerão - a comédia do sexo.

Giovanna Antonelli foi outra que deu as caras em Xica da Silva, onde vivia Elvira. Mas seu primeiro trabalho mesmo foi como "angeliquete", também na Manchete. Como atriz, porém, Giovanna estreou na Globo mesmo, na novela das seis Tropicaliente (1994). Em 1998, voltou à Globo, onde participou de Corpo Dourado. Giovanna já passou por várias mudanças de visual para interpretar suas personagens. Entre as de mais destaque estão a garota de programa Capitu, em Laços de Família (2000), Jade, a mocinha marroquina de O Clone (2001), e Bárbara, a vilã que de tão ruim era boa, em Da Cor do Pecado (2004). A última aparição da atriz foi como a destrambelhada Branca, em Três Irmãs (2008), mas será possível revê-la em breve, como uma das malvadonas de Viver a Vida.

Taís Araújo pode ser considerada uma pioneira na TV brasileira. Logo no início da carreira como atriz viveu uma protagonista, Xica da Silva (1996). Quase uma camaleoa, interpretou várias personagens de estilos bem diferenes, tendo como um dos maiores destaques a primeira protagonista negra da história da Rede Globo: Preta, de Da Cor do Pecado. Além de atriz, Taís é apresentadora, e comanda o programa Superbonita, no canal pago GNT. Recentemente, interpretou Alícia, em A Favorita (2008), e ainda em 2009, terá outo desafio: dar vida à primeira protagonista negra das 8, em Viver a Vida, além de ser a primeira Helena negra de Manoel Carlos.

.: Ainda não acabou! Fique ligado na terceira parte do ranking "Nem sempre fui 'global'". E para ver a primeira parte, clique aqui.

P.S.: Antes que alguém pergunte, o intuito aqui não é citar todos os profissionais que mudaram para a Globo, senão eu estaria frito! Já tenho um número limitado, mas se rolarem algumas sugestões, poderão ser acrescentadas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

BOMBA: Vaza o visual de Gisele Itié como Bela, a Feia

A Record bem que tentou esconder, mas finalmente foi revelada a caracterização da atriz Gisele Itié no papel de Anabela, a protagonista da primeira novela da emissora em parceria com a Televisa, Bela, a Feia. Confira:

Agora compare com o visual das feias mais famosas e julgue por si só... Ficou bom?

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ratinho estreia novo cenário

O Programa do Ratinho tem menos de três meses no ar, mas já vai ganhar um novo cenário. Nesta segunda, os telespectadores já poderão ver o resultado, mas o leitor do O&O confere agora - clique na imagem para ampliar:

Conforme a imagem acima, divulgada hoje pelo site do SBT, os tons de madeira e ficam apenas as cores azul, vermelho e branco. As cortinas do quadro assistencialista agora fazem parte do cenário fixo. Xaropinho e a banda ainda terão seu cantinho. Sombra, que até então tinha apenas a voz em destaque, voltará a "aparecer". Espera-se que Marquito também ganhe mais espaço...
Ratinho estreia também um novo formato no programa. Ainda não se sabe claramente do que se trata, mas tudo indica que será a volta do Jornal Rational, agora com as participações de Eduardo Martini e Valentina, a italiana. Segundo especula-se, o programa ganhará mais tempo em breve, terminando às 19h00.

Para ver as novidades do Programa do Ratinho, basta ligar a TV no SBT daqui a pouco, às 17h30.

domingo, 26 de julho de 2009

Os Incríveis

Já se perguntou por que o banner do blog está decorado com Os Incríveis durante essa semana?

É para marcar a estreia do longa na TV aberta. O filme da família Pêra será exibido nesta segunda, 27, em Tela Quente, e as chamadas já estão no ar na TV Globo. Saiba mais sobre Os Incríveis agora:

Lançado nos cinemas em 2004 pelos estúdios Disny/Pixar, o filme conta a saga de uma família de super-heróis que tem de levar uma vida cheia de segredos.
Beto Pêra é o famoso Sr. Incrível, que ao lado de Gelado e outros heróis protege a cidade de qualquer perigo. Mas 15 anos depois de formar família com Helena, a Mulher-Elástica, Beto se vê numa vida monótona, sempre do trabalho pra casa no subúrbio, agora que os supers são considerados um perigo para a sociedade.
Seus dois filhos mais velhos, Violeta e Flecha, também passam por dificulades para esconder de todos seus superpoderes e viver como pessoas normais, enquanto o bebê, Zezé, não tem nenhuma mutação evidente - pelo menos por enquanto...
Uma esperança parece surgir na vida de Beto quando quando ele recebe uma ligação misteriosa. A partir dali, ele enxerga a oportunidade de reviver os dias de glória, e voltar a ser o Sr. Incrível. Mas o que ele não imagina é que um desafeto do passado está por trás de tudo isso, e que para vencê-lo, precisará do apoio de sua família incrível.

.: Ficha Técnica

Título Original: "The Incredibles"
Estúdio: Walt Disney Pictures/ Pixar Animation Studios
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 115 minutos
Origem: EUA, 2004
Direção: Brad Bird
Roteiro: Brad Bird
Música: Michael Giacchino

.: Teaser Trailer

.: Curta-Metragem

Quando o DVD do filme foi lançado, um dos extras acompanhantes foi o curta animado O Ataque do Zezé (Jack-Jack Attack), que mostra os superpoderes do bebê da família Pêra. É muito divertido, e como não devem exibi-lo na TV, veja aqui:

.: Curiosidades

.: Em 2005, foi indicado a 4 Oscars: Melhor Mixagem de Som, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Som e melhor Filme de Animação. Venceu as duas últimas categorias.

.: Também foi ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia/Musical, naquele mesmo ano.

.: Ainda recebeu duas indicações ao MTV Movie Awards, nas categorias Melhor Filme e Melhor Equipe (Craig T. Nelson, Holly Hunter, Spencer Fox e Sarah Vowell).

.: Apesar dos boatos, inclusive na Wikipedia, nem a Pixar nem o diretor Brad Bird confirmaram a continuação de Os Incríveis. Mas ainda é uma possibilidade. Vamos torcer!

.: Clique aqui para conhecer o site oficial do filme no Brasil.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

50 anos de Mauricio de Sousa na TV

Com os 50 anos de carreira do desenhista Mauricio de Sousa em comemoração neste mês, é claro que a televisão não poderia ficar de fora.
Conforme divulgado pelo Twitter oficial do criador de Mônica e cia, Mauricio aparecerá em entrevistas nos programas Amaury Jr. (RedeTV!) e A Noite é uma Criança (Band).

E fiquem ligados, pois pode rolar uma reportagem especial também no SBT! Via Twitter, sugeri para Daniela Beyruti, diretora artística e filha do patrão, que a emissora realizasse um especial sobre a obra de Mauricio, para ser exibido de preferência no SBT Repórter. Em resposta, Danibey agradeceu a sugestão e disse que vai falar com o departamento de jornalismo, pois acha que a ideia vale a pena. "Sou fã da turma", disse ela. Além da matéria, outra sugestão foi que exibissem o longa da turma, Cine-Gibi, na mesma semana.

Falando com o diretor do programa Hebe, Ariel Jacobowitz, sugeri que fizessem uma entrevista com o desenhista. Acho que seria interessante se Hebe visitasse a exposição no MuBE, e de lá mesmo poderia rolar a conversa. "Ele é um gigante dos quadrinhos", respondeu Ariel, afirmando ter anotado a sugestão.

Vamos torcer e aguardar. Mauricio merece todas as homenagens possíveis pelo seu trabalho. E não se esqueçam de assistir, OK?!

Mauricio de Sousa e eu

A obra de Mauricio de Sousa sempre teve grande espaço na vida deste blogueiro. Praticamente comecei a ler com as revistinhas da Turma da Mônica - junto, é claro, com os quadrinhos Disney...
Em 2002, tive a oportunidade de receber em minha cidade a exposição Histórias em Quadrões. Como fã da turma que sou, fui visitar as belíssimas telas do próprio Mauricio, parodiando grandes obras da arte mundial, como a clássica Monalisa, de Leonardo DaVinci.
É claro que eu também não podia deixar de pegar meu autógrafo. Para isso, comprei meu livrinho - que tenho até hoje! - com as imagens de todas as paródias e suas respectivas inspirações, incluindo a colossal escultura do Cebolinha em referência ao Pensador, de Rodin.
Naquela tarde, pude ver Mauricio em ação, e desenhando meu personagem favorito, Chico Bento! Mas, para meu azar, ele acabou assinando errado - Maurio, ao invés de Mauricio. Não sei o que foi que lhe deu, mas valeu a pena...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Diretor de Hebe conta as novidades do programa

Ariel Jacobowitz, diretor do programa Hebe, é um dos adeptos ao Twitter, nova mania da internet. Em seu microblog (@ajacobowitz), Ariel contou algumas novidades do programa da loira.

Para a próxima segunda, 27, a equipe do programa reservou as duas viagens feitas por Hebe no ano passado: para a Disney e para Dubai. Mas não será uma simples reprise, ou resumo, das viagens. Segundo o diretor, o material, que é extenso, será reeditado no que for possível.
Quando perguntado sobre o motivo da reexibição, Ariel afirmou que, além de muitos não terem visto da primeira vez, a equipe de Hebe está preparando um novo quadro para o dia 10 de agosto, coincidindo com o mês de aniversário do SBT.

O novo quadro a que ele se refere, ao que parece se trata de um concurso entre atores mirins. "Em agosto, cinco atores com idade entre 7 e 10 anos, irão disputar uma vaga na novela Véu de Noiva", disse ele.
Na manhã desta quinta-feira, a produção do programa começou a gravar os testes com um grupo de pequenos atores, todos com alguma experiência em cinema ou filmes publicitários. Apenas 5 serão selecionados para a competição no palco o papel de um menino de rua. "A escolha do vencedor será definida por um juri e também pelo site do SBT", conclui.

UPDATE: Ainda segundo o diretor, o concurso irá ao ar até o dia 14 de setembro e as imagens da seleção irão ao ar na estreia.

O programa Hebe é exibido toda segunda-feira, às 23h00, no SBT, com audiência oscilante entre 3 e 4 pontos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mauricio de Sousa - 50 anos

Foi no último sábado, 18 de julho, que Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, completou 50 anos de carreira. Para marcar o início das comemorações uma exposição foi aberta no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, trazendo os clássicos personagens do cartunista em pinturas, quadrinhos, esculturas e animação.

Apesar de muitos não sabererem, Mônica não foi a primeira personagem criada por Mauricio, mas sim o cachorrinho Bidu, ao lado do seu dono, Franjinha. Eles apareceram pela primeira vez em 18 de julho de 1959, no jornal Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) em uma tirinha vertical, sem falas.
Mônica só surgiu mesmo na década de 1970, e foi inspirada na filha do desenhista, de mesmo nome. Ao lado de sua turma, a baixinha é uma das personagens mais importantes dos quadrinhos nacionais, tanto que foi nomeada embaixadora da Cultura no Brasil - depois de ser a primeira personagem de ficção a se tornar embaixadora da Unicef.
Conhecidos em cerca de 50 países, e mais de 120 idiomas, os personagens de Maurício de Sousa já apareceram em mais de 1 bilhão de revistinhas e mais de 3 mil produtos. Os quadrinhos de Maurício, com mais de 200 personagens criados, são os mais vendidos do Brasil. Dados como esses fazem da Mauricio de Sousa Produções o maior estúdio de quadrinhos e produtor de animação para cinema do país.
Em reconhecimento de sua obra, Mauricio já recebeu diversos prêmios, entre eles o troféu Yellow Kid (1971), considerado o “Oscar dos quadrinhos”.

Para marcar as comemorações dos 50 anos de carreira, estão programadas mais algumas novidades, além da exposição no MuBe. Confira:

.: Bidu 50 Anos: mascote da MSP, o simpático cãozinho azul também comemora 50 anos em 2009. E para comemoar, será lançado um volume com uma coletânea de HQs estreladas por ele em diferentes épocas. Junto com o livro, os fãs poderão levar pra casa uma edição facsimile (réplica) de Bidu nº 1, primeira revista solo de Mauricio, publicada em 1960. Exemplar raríssimo, a publicação será lançada em setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, e é item obrigatório para qualquer colecionador.

.: Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros – Previsto para ser lançado setembro, também na Bienal do Rio, o livro MSP50 (que também pode ser lido "Mauricio de Sousa Produções 50 Anos") trará os trabalhos de 50 desenhistas e cartunistas. Nomes como Ziraldo e Níquel Nausea homenagearão o criador da Turma da Mônica fazendo, no seu próprio estilo, histórias com personagens criados por ele.

.: Biografia: No final do ano será lançado um livro, – ainda não batizado – contando a trajetória artística de Mauricio de Sousa, década a década. A obra apresentará as informações contidas na exposição do MuBE de forma mais completa, além de outras inéditas.

.: Máquina de Quadrinhos: em agosto será lançado um site onde os visitantes poderão criar suas próprias histórias da Turma da Mônica, utilizando bancos de imagens com personagens, cenários, objetos e balões. As melhores histórias poderão figurar nas páginas dos quadrinhos da Turma.

.: Maurício, 50 anos de música: Com mais de mil músicas lançadas exclusivamente apra a Turma, será lançado em breve um CD, dirigido por Marcio Araújo e orquestrado pelo departamento de som da Mauricio de Sousa Produções.

.: A exposição Mauricio 50 Anos, iniciada no último dia 19, estará aberta ao público até 19 de agosto.
Onde: MuBe - Museu Brasileiro da Escultura
Av. Europa, 218 – Jardim Europa
São Paulo, SP
Quando: de terça a domingo, das 10h às 19h.

Entrada franca.
.: Mauricio de Sousa também tem Twitter! Vale a pena segui-lo: @mauriciodesousa.

Com informações dos sites Bolsa de Novidades e Planeta Gibi.

Record aposta alto em "Bela, a Feia"

Na manhã de ontem, a Record promoveu a coletiva de imprensa de sua nova produção, Bela , a Feia. A novela, que tem estreia anunciada para 04 de agosto, é o primeiro fruto da parceria da emissora brasileira com a mexicana Televisa.Gisele Itié (que aparece pela primeira vez no O&O sem nossa caracterização de feia) esteve presente com todo o elenco (na foto ao lado dos protagonistas Bruno Ferrari e Carla Regina, além de autores, diretores e executivos. O visual da protagonista vivida pela atriz não foi divulgado, já que é uma das estratégias para chamar o público. Mas não deve fugir do óbvio, com direito a peruca, óculos e aparelho nos dentes - assim como a personagem animada que aparece na foto.

O vice-diretor comercial da rede, Walter Zagari, informou aos jornalistas que a produção terá 200 capítulos, de R$ 300 mil cada, e que mais da metade do custo de produção já foi pago, por meio da venda de cotas publicitárias.
Mas o que chamou atenção nas palavras de Zagari foi a expectativa da emissora com respeito à audiência: é esperada uma média de 20 pontos no Ibope! Algo de dimensões grandiosas na atual realidade da dramaturgia universal, visto que suas novelas atuais não passam dos 15 pontos.
Mas antes de duvidar ou apostar, vamos esperar a estreia. Quem sabe a trama realmente não surpreenda?!

.: Mudando de assunto...

Como não poderia deixar de ser, Zagari falou ainda sobre o novo contratado da Record: Gugu Liberato. Para ele, o ex-apresentador do SBT "é um fenômeno brasileiro de audiência e faturamento, não possui indisposição comercial".
A meta para o Programa do Gugu, previsto para o mesmo mês de estreia da novela, também foi citada: espera-se que registre entre 18 e 22 pontos.
Baseado em quadros como "Construindo um Sonho" e "De volta pra minha terra", vamos ver se dá tudo isso...

Fonte: Canal 1

segunda-feira, 20 de julho de 2009

VÍDEO: Record começa a divulgar o "Programa do Gugu"

A Record pretende fazer uma grande campanha de divulgação da estreia de Augusto Liberato na emissora. A primeira parte já foi iniciada. Veja abaixo a chamada onde Gugu afirma estar na "TV de primeira":

VÍDEO: Eliana no Programa Silvio Santos

Santa tecnologia!

Recém contratada pelo SBT, Eliana esteve no palco, ou melhor, na plateia do Programa Silvio Santos neste domingo. Assim como Roberto Justus na semana passada, a loira conversou com o patrão e relembrou o início da carreira, mas foi pega de surpresa quando Silvio chamou uma pegadinha de 1994, quando ainda apresentava programa infantil na emissora. Confira a primeira parte da entrevista abaixo:

A ex-apresentadora do Tudo é Possível não parecia muito confortável ao lado do patrão - que aliás estava bem saidinho. Ela aparentemente não gosta de recordar a época dos "dedinhos", e se mostrou constrangida quando Silvio pediu que ela cantasse. Outro momento que a deixou numa saia justa foi quando o homem do baú falou sobre Roberto Justus. Nesses dois momentos ela preferiu desconversar.

Na segunda parte da entrevista, Eliana mostra uma característica perceptível desde seu último programa na Record: ela é um tanto fria, pra não dizer robótica. Não transparece sinceridade e carisma para apresentar um programa ao vivo. Espero que daqui até a estreia ela melhore.

sábado, 18 de julho de 2009

Gugu mais jovem na Record?

A Record já colocou no ar o site do programa do Gugu, que se chamará Programa do Gugu - criativo, não?! No site, é possível se inscrever em dois quadros da atração: Construindo um Sonho e De Volta pra Minha Terra.
Você não leu errado. É assim mesmo que eles devem ser chamados, isso se o SBT não se incomodar - mas você duvida que vai?
O curioso da página, além do logo simples demais (provavelmente provisório), é a foto do apresentador. A casa nova lhe deu um ar mais jovem, não?

.: 1 ano no ar!

O Blog As Aventuras de Tintim, deste mesmo autor, completou um ano no ar. Você que gosta da série ou dos álbuns, passa lá e deixa sua mensagem!
E pra quem ainda não conhece: clique aqui e descubra o fantástico univeso criado por Hergé. Você não vai se arrepender!

Agora vamos às noticias mais comentadas da semana... E as que ainda vão gerar muitos comentários!

.: Maratona

Depois do sucesso da "Semana Mágica", onde o SBT exbiu os quatro primeiros filmes da série Harry Potter, a emissora anuncia para a semana que vem mais uma maratona em suas sessões noturnas. Dessa vez é a "Semana Super-Herois" que vai invadir a telinha, começando já neste domingo. A ideia do SBT é aproveitar as férias escolares (em São Paulo) para fortalecer a segunda linha de shows, que agora começa mais cedo. Veja como fica a programação:

8 e Meia no Cinema (domingo, 19/07): Batman Begins (2005)

Cine Espetacular (terça, 21/07): Batman: Eternamente (1995)

Tela de Sucessos (sexta, 24/07 ): Batman & Robin (1997)

Cine Belas-Artes (sábado, 25/07): Super Homem (1978)

8 e Meia no Cinema (domingo, 26/07): Superman: O Retorno (2006)

.: Ai, ai, ai, ui, ui!

Neste domingo, Silvio Santos recebe Eliana em seu programa. A nova contratada do SBT relembrará momentos da carreira na emissora no quadro "Entrevista Especal".
O programa de Eliana, ainda sem título definido (mas não espere algo criativo), tem estreia prevista para agosto. Além da diretora Leonor Corrêa (ex-O Melhor do Brasil), a produção contará com muitos outros nomes saídos da Record.

.: O rosto da feia

A Record está fazendo suspense com o visual de Gisele Itié no papel principal de Bela, a Feia. Quer manter segredo até a estreia, dia 4 de agosto. Uma boa estratégia, já que o mistério deve atiçar a curiosidade do público.

Falando nisso, o protagonista já foi escolhido. Bruno Ferrari - que aparece na foto com a nossa versão da feia - será o galã da trama adaptada do sucesso da Televisa A Feia Mais Bela, que por sua vez foi baseada na colombiana Betty, a Feia.

.: Video Show

O SBT estaria interessado em produzir um programa com formato semelhante ao Video Show. Beto Marden (atualmente no Astros, que sairá do ar em agosto) seria o apresentador da atração, que servirá de divulgação para os programas e artistas da emissora. Vamos torcer para que dê certo!

.: Qual é o seu Talento?

A saída do Astros da grade de programação se dará devido à estreia do Qual é o seu Talento?, inspirado no formato do Britain's Got Talent. O programa entra no ar dia 5 de agosto e terá apresentação de André Vasco, ex-MTV.

.: Só falta esposa?

Parece que não é só esposa que está faltando para o novo reality do SBT. Desde a estreia, a nova atração do SBT Show exibida às quintas ainda não emplacou. O Só Falta Esposa derrubou para 5 pontos a audiência antes mantida pelo humorístico A Praça é Nossa, que costumva marcar entre 6 e 8 pontos - mas ainda não conseguiu segurar público em seu novo horário.
Ontem pude ver o uma parte do programa e achei bem chatinho e confuso. Três homens jantavam rodeados de mulheres e a cada instante, após receberem uma mensagem no celular, tinham que eliminar alguém. O lado bom da coisa é que a nova produção do SBT só tem 8 episódios, ou seja, em setembro já estaremos livres dele. Mas ainda vem o Só Falta Marido por aí...

.: Dramaturgia

Depois de contratar Tiago Santiago (que foi de Escrava Isaura a Os Mutantes), a emissora de Silvio Santos fez ofertas a outros autores da concorrência. Também ex-contratada da Record, Renata Dias Gomes, neta dos dramturgos Janete Clair e Dias Gomes, foi contratada pelo SBT essa semana.
Além deles, Lauro César Muniz (Poder Paralelo) também recebeu convite do diretor Del Rangel para trocar de canal. O novelista diz que só vai aceitar a proposta quando sua atual novela terminar, em janeiro.

.: Jornal Rational

Ratinho gravou essa semana pilotos do quadro Jornal Rational, grande sucesso do seu antigo programa. Ao lado de Eduardo Martini (que já vive a Neide Boa Sorte na Hebe) e Valentina (a italiana), o rato deve voltar com o divertido quadro em breve.

Falando nisso, Marquito, que já fez parte do antigo Programa do Ratinho, voltou ao ar nesta semana. No dia do retorno, o programa fechou com excelente audiência, 7 pontos, além de conquistar a vice.

.: 28 anos

No dia 1º de agosto, em comemoração ao aniversário do SBT, Ivete Sangalo será a convidada do programa Uma Hora de Sucesso.
Ainda marcando as comemorações, os telejornais da casa ganharão novos cenários, que serão analisados por Daniela Beyruti.

.: Grade voadora

Amanhã ocorre a primeira mudança no programa Esporte Fantástico, cópia do Esporte Espetacular, da Globo. Sai o apresentador Reinaldo Gottino (que volta para o SP Record) e continua Mylena Ceribelli. O programa, que estreou há apenas três semanas e nunca alcançou a vice-liderança, vai ao ar neste domingo com duração reduzida e em novo horário, às 8h30 da manhã. Antes disso, reprise do Câmera Record.

.: Domingo Legal

No programa de amanhã, algumas mudanças e novidades já serão visíves. Celso Portiolli receberá no palco o MC Créu, em homenagem ao aniversário do funk. É de se esperar que o nível caia em busca de audiência. Olha o Magrão aí gente!
Helen Ganzarolli ganhará espaço na nova fase do programa. Com a saída de Rodolfo da emissora, a ex-Quem não, viu vai ver gravará uma matéria no Pará. Além disso, uma reprise do quadro "Trocando as Bolas", com David Brasil. As mudanças que forem dando certo devem continuar.

Para acompanhar mais notícias e comentários, siga-me:
www.twitter.com/Britto_PH

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cai o nível do "Show do Milhão"

O titulo pode se referir tanto aos participantes quanto aos números no Ibope.

De volta à telinha há duas semanas, o Show do Milhão ainda não mostrou a que veio. Lançado como estratégia de promoção da novela Vende-se um Véu de Noiva, o programa, até então, não é mais o mesmo. A edição de estreia, com o elenco da novela, não alcançou a vice-liderança, graças à força do reality concorrente, A Fazenda.
Mas foi na edição exibida nessa quarta, 15/06, que ficou evidente a diferença. Parece que programa, apesar de saudoso, não despertou o interesse dos telespectadores. Conseguiu até derrubar a audiência da novela de Dona Iris, fechando com 5 de média!
Mas de quem é a culpa? Veja: Dos quatro participantes, três gastaram todas as ajudas e pulos que tinham muito antes de chegar nos R$10 mil. O grau de dificuldade aumentou um pouco, sim, mas não podemos culpá-lo - o grau de inteligência dos participantes é que parecia ser baixo demais.
Será que a culpa é da novela? Nem tanto. Apenas deveria haver um critério na seleção, talvez exigindo ensino médio completo, ou fazendo um tipo de teste. Porque não saber onde fica a Grande Muralha é deprimente. E o pior: dizer que Via Láctea é uma marca de leite é a gota d'água!

Silvio Santos até tentou ajudar, mas não adiantou. A salvação da noite foi uma senhorinha muito inteligente, que já acumulou um bom valor, e volta na próxima quarta para tentar ganhar 1 milhão de reais.

O nível pode até ter caído, mas uma coisa é certa: ainda dá pra rir com o Show do Milhão...

Crédito do screen:Twitpic @gut0

terça-feira, 14 de julho de 2009

Nem sempre fui "global"... parte 1

As últimas semanas foram marcadas por grandes contratações no mundo televisivo. Record e SBT continuam se atacando, e enchendo seu cast de nomes da concorrência. Enquanto isso, a poderosa chefona da TV brasileira assiste guerra de camarote, permanecendo firme, sem que nada lhe atinja...
Vendo isso, até parece que a Rede Globo nunca passou por situação parecida. Veja abaixo mais um Ranking O&O, onde são listados alguns profissionais que fizeram sucesso na emissora carioca depois de passar por outros canais. É tanto troca-troca...

5 trocas: Marília Gabriela tem um vasto currículo. Jornalista, apresentadora, atriz, cantora e escritora, já passou por várias emissoras e programas. Começou como estagiária do Jornal Nacional em 1969, e no mesmo ano foi promovida a âncora do Jornal Hoje. Em 1973, estreou como repórter do Fantástico, deixando o posto em 1980, quando passou a apresentar do programa TV Mulher. Quatro anos depois, voltou ao Fantástio, dessa vez como correspondente internacional.
Descontente, aceitou proposta da Band, e em 1985 passou a apresentar o programa Marília Gabi Gabriela. A baixa audiência levou o show de variedades ao fim, e de 1987 a 1994, Gabi deu início ao Cara a Cara, que a consagrou como a maior entrevistadora da TV brasileira.
Em 1997, Gabi foi contratada pelo SBT, onde apresentou o SBT Repórter durante quatro anos. Nessa mesma emissora apresentou bem sucedido De Frente com a Gabi. Seu consagrado formato de entrevistas também teve breves passagens pelas redes CNT e RedeTV!.
No retorno à Globo, Marília Gabriela, que já fez filmes e peças de teatro, atuou na novela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva. Além disso, ela está cotada para viver uma das protagonistas da série Cinquentinhas, mas não abandonou as entrevistas. O programa Marília Gabriela Entrevista agora é exibido pelo canal pago GNT, da mesma rede que um ia a lançou.

4 trocas: Serginho Groisman começou na TV Gazeta, apresentando o TV Mix, no fim da década de 1980. Mas o sucesso só começou mesmo quando comandou o Matéria Prima, da TV Cultura.
O ano de 1991 marcou o início de seu auge: foi quando Serginho passou a apresentar o Programa Livre, no SBT. Vendo o poder de comunicação do apresentador com os jovens, a Globo se interessou pelo seu passe, e ele estreou por lá em 2000, no Festival da Música Popular Brasileira.
Atualmente comanda um programa no Canal Futura, além de dois programas bem escondidos na grade da Globo: o Ação, exibido nas manhãs de sábados, e o Altas Horas, nas madrugadas de sábado. Só quem é fã, mesmo, pra assistir...

3 trocas: Jô Soares só estreou na Globo em 1970, depois de ter passado pela TV Record, onde roteirizou e atuou em programas humorísticos, como Família Trapo (1967). No início da década de 1980 ganhou seu primeiro programa solo, o Viva o Gordo.
Passados oito anos e muitas negociações, o ator, escritor, apresentador, humorista, artista plástico e diretor teatral (ufa!) se mudou para o SBT, onde pôde realizar o sonho de ser entrevistador, no Jô Soares Onze e Meia. O programa, que foi exibido entre 16 de agosto de 1988 e 30 de dezembro de 1999, tinha boa audiência, beirando os 15 pontos. Um detalhe interessante é que, asssim como acontece hoje com o 8 e Meia no Cinema, a atração não começava precisamente no horário do título, mas sim por volta da meia-noite, chegando também a entrar após a uma da manhã...
No final de 1999, a Globo fez uma nova proposta a Jô Soares, que estrearia em 3 de abril de 2000 o Programa do Jô, apresentado nas madrugadas da emissora até hoje.

2 trocas: Luciano Huck iniciou sua carreira no rádio, tendo passagens pela 89 FM e Jovem Pan.
Na televisão, diferente do que muitos pensam, seu começo não foi na Band, mas sim na TV Gazeta de São Paulo, onde comandava o programete noturno Circulando.
O apresentador e empresário ficou conhecido nacionalmete ao apresentar o extinto programa H, da Band. A atração jovem lançou na mídia a belas Feiticeira e Tiazinha, além dos gêmeos Flávio e Gustavo.
A desenvoltura de Huck chamou a atenção da Globo, que o contratou em 1999, onde apresenta o Caldeirão do Huck, todo sábado.

.: Aguarde a segunda parte, com mais nomes que nem sempre foram da Globo...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tudo é Possível por um Domingo Legal

O troca-troca de emissoras fez com que duas estreias marcassem a tarde deste domingo: Celso Portiolli agora substitui Gugu Liberato (ex-SBT, atual Record) no Domingo Legal e Ana Hickmann ocupa o lugar de Eliana Michaelichen (ex-Record, atual SBT) no Tudo é Possível. E os novos apresentadores do domingo não decepcionaram!

Ana, a 'maior apresentadora da tv brasileira', não deixou que os índices conquistados por Eliana nas tardes da Record caíssem, e empatou com o SBT (8 a 8, contra o dobro da Globo).
Logo na estreia, o programa recebeu como reforços Ivete Sangalo - que no sábado ajudou bastante o Show da Gente! - e os outros apresentadores do Hoje em Dia, Celso Zucatelli, Chris Flores e Eduardo Guedes. Para Ana Hickmann esse é um grande passo, e por que não dizer também para a TV brasileira, que ganha mais uma mulher na disputa dominical?!
Apesar de sua participação ainda ser confirmada no matinal Hoje em Dia, não acredito que Ana permanecerá lá por muito tempo, já que assim estaria no ar praticamente de domingo a domingo. Por isso, creio que em breve ocorrerá sua despedida da atração, dando espaço definitvo para, quem sabe, Ticiane Pinheiro - isso se ela não seguir o maridão...

Depois de uma breve retrospectiva do riso de Celso Portiolli em antigos sucessos do SBT, o excelente e tão mal aproveitado apresentador entrou no ar comandando o mesmo Domingo Legal deixado por Gugu.
Mais uma homenagem a Michael Jackson marcou o início do programa, que voltou a ser dirigido pelo famoso Magrão. O restante da atração foi mais do mesmo - entre construção de sonhos e vídeos do YouTube - valendo ver apenas pelo carisma do apresentador, que merece essa força.
A audiência foi melhor que na semana passada. O primeiro DL apresentado por Portiolli rendeu ao SBT mais que o último apresentado por Liberato: 8 pontos de média e 16 de pico, além da vice-liderança (Record 6, Globo 16).
Espera-se, nas próximas semanas, uma melhora no conteúdo, de preferência se distanciando um pouco do que o programa era nos últimos anos. E que não me venham com "Sábado Legal", por favor!

.: Entre as primeiras palavras, depois de agradecer a Deus, Celso citou a força dada pelos internautas, especialmente do Twitter, que podem ser lembrados como os principais responsáveis pela escolha do apresentador pela emissora. Se você ainda já entrou na onda do passarinho, siga-me e divirta-se:

www.twitter.com/Britto_PH


.: Clique aqui para ver uma postagem sobre os 16 anos do programa Domingo Legal, comemorados em janeiro deste ano. Ali é mostrada a trajetória do programa durante essas quase duas décadas, e também minhas sugestões para um up na atração. Agora é a hora de mudar!

sábado, 11 de julho de 2009

Nota de Esclarecimento

Oi, leitores do Opinião & Opção!

Venho aqui para esclarecer e me desculpar pela falta de atualizações no blog durante as últimas semanas: O primeiro motivo é que eu não conseguia acessar o Blogger de jeito nenhum (na semana passada), o que impediu que o O&O fosse atualizado. Outro fator - mais grave - foi uma viagem relâmpago para o interior, onde estava minha avó, doente. O plano era voltar no domingo, mas como ela teve de ser internada, precisei esticar minha estadia por lá... Agora a situação melhorou um pouco. Ela foi transferida para um hospital de Salvador na noite de ontem, e eu cheguei hoje, pela manhã. Agradeço primeiro a Deus por isso, mas não posso esquecer do trabalho da equipe do Hospital Maternidade Luís Argollo, em Santo Antonio de Jesus, BA, e ao Dr. Eraldo Moura, coordenador da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Agradeço também aos leitores do blog, cuja média de visitas não caiu tanto, mesmo sem atualizações. E aguardem, pois durante a semana voltarei a postar normalmente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...