domingo, 18 de janeiro de 2009

16 anos de Domingo Legal

Neste fim de semana o programa de Augusto Liberato completou 16 anos no ar.

Em 17 de janeiro de 1993, estreava no SBT uma atração voltada à família, com muita música e brincadeiras com artistas - era o Domingo Legal, que trazia um formato bem semelhante ao Viva a Noite, do mesmo apresentador. Com o passar dos anos o programa foi conquistando o telespectador, e com isso passou a investir em jornalismo, mas sem esquecer dos jogos ao vivo, como a famigerada "banheira".

Ao lado das assistentes Alessandra Iscatena, e mais tarde Hellen Ganzarolli, Gugu entrou numa disputa acirrada com a Globo, chegando a ganhar fácil do Domingão do Faustão - e isso ainda nesta década. Pode-se dizer que o Domingo Legal foi um fenômeno de audiência!

Mas, com a exibição de uma falsa entrevista com integrantes do PCC, o programa perdeu a credibilidade. Magrão, o diretor, deixou o posto que ocupou por anos e a atração deixou de investir em jornalismo, focando mais no entretenimento. A partir dali, Gugu já não representava aquela imagem de forte apelo junto ao público...

Hoje, o programa que no passado revelou sucessos como ET e Rodolfo, além de alcançar picos inimagináveis com os Mamonas Assassinas, se encontra numa fase morna. É claro que não tem um desempenho ruim, porém continua distante dos bons tempos de luta no ringue com Faustão (veja o vídeo abaixo).

O Domingo Legal, que já recebeu ao vivo grandes nomes internacionais, como Thalia, Shakira, Rick Martin, e outros, mas agora não passa de um show de apelação. Admito que alguns quadros até agradam, mas só isso não adianta. O "Construindo um Sonho" é o atual carro-chefe da atração, seguido pelo "De Volta Pra Minha Terra" e outros quadros de sensacionalismo. E tudo isso porque seguram a audiência. Mas será que não dá pra melhorar?!

Ninguém pediu minha opinião, mas vou falar... Antigamente, nos áureos tempos do programa, alguns quadros agradavam bastante, e não duvido que pudessem alcançar o mesmo sucesso hoje. "Telegrama Legal", "Loucura de Amor", "Gugu em Minha Casa", "Táxi do Gugu" e "Sentindo na Pele", além daquele quadro onde acordavam os artistas poderiam ser um atrativo a mais. Acho que se tentassem investir em mais novidades, e resgatar esses formatos, o programa seria mais bem-sucedido.

As sugestões foram dadas, agora só me resta parabenizar Gugu e o SBT por terem mantido o programa por tanto tempo no ar. E espero que com o planejamento certo, possamos ter um domingo mais legal...

5 comentários. Só estou esperando o seu...:

Anônimo disse... [Responder]

Muita nostalgia o Gugu!
Eu adorava ver o "Gugu na minha casa"!

Anônimo disse... [Responder]

Gostava mais do Domingo Legal no início, quando ele era uma versão do Viva a Noite. Hoje não assisto mais. Perdeu a graça. Sobre Caminho das Índias, achei o primeiro capítulo muito burocrático, embora com uma edição muito boa (os personagens "puxando" uns aos outros, ligando todos os núcleos). Mas acho que depois de uma novela sem muitas tramas paralelas como A Favorita, vai ser meio estranho ver aquela enxurrada de personagens da Gloria Perez. Vamos ver. Abraço!
www.tele-visao.zip.net

Anônimo disse... [Responder]

Gente, eu concordo plenamente... o Domingo Legal já foi de fato de legal. Eu adorava o programa. Hoje esse Domingo legal está muito chato, não dá pra gente assitir. Saudades de quadros como Telegrama Legal, Taxi do Gugu, Loucuras de Amor, Gugu na Minha Casa, As Provas entre os artistas convidados, os musicais, Banheira do Gugu, Piscina de Amido, Acordando os Artistas. Uma saudade ainda maior daquele corpo de bailarinas lindas que sempre foi a marca maior do programa. Oquê podemos fazer para que a direção do programa saiba de nossa opinião. O programa era tão bom... por que ficou tão ruim??? Do jeito que está não vai mais conquistar a fantástica audiência de outros tempos. Quero que o Domingo Legal volte a ser realmente Legal. Se alguém concordar comigo, favor enviar uma resposta.

Anônimo disse... [Responder]

Gente, eu concordo plenamente... o Domingo Legal já foi de fato de legal. Eu adorava o programa. Hoje esse Domingo legal está muito chato, não dá pra gente assitir. Saudades de quadros como Telegrama Legal, Taxi do Gugu, Loucuras de Amor, Gugu na Minha Casa, As Provas entre os artistas convidados, os musicais, Banheira do Gugu, Piscina de Amido, Acordando os Artistas. Uma saudade ainda maior daquele corpo de bailarinas lindas que sempre foi a marca maior do programa. Oquê podemos fazer para que a direção do programa saiba de nossa opinião. O programa era tão bom... por que ficou tão ruim??? Do jeito que está não vai mais conquistar a fantástica audiência de outros tempos. Quero que o Domingo Legal volte a ser realmente Legal. Se alguém concordar comigo, favor enviar uma resposta.

Anônimo disse... [Responder]

Eu gostaria de rever, ou no SBT ou então que disponibilizassem no youtube, uma loucura de amor que fiz para um ex noivo meu, onde eu me vesti de mulher aranha e descia o prédio da Gazeta, pindurada numa corda.

Grata,

Sueli Cristina
sletizio@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...