sábado, 10 de setembro de 2011

Especial TV CRUJ: Entrevista com Cao Hamburger

Cao Hamburger é um renomado diretor de cinema e televisão, responsável por clássicos como "Castelo Rá-Tim-Bum", série produzida pela TV Cultura no início dos anos 1990. Premiado por curtas e longa-metragens como "O Ano em que Meus Pais saíram de Férias", Cao também foi o idealizador do formato da versão brasileira do Disney Club, programa que já fazia sucesso em mais de 30 países quando chegou ao Brasil, em 1997.

O trabalho mais recente do cineasta é o longa "Xingu", que conta a história dos irmãos Villas Boas, primeiros exploradores da região e criadores do Parque Nacional do Xingu. O filme tem previsão de estreia para 2012. É sobre estes e outros trabalhos que o diretor fala um pouco numa entrevista bem objetiva ao Opinião & Opção. Entre outras coisas, o cineasta revelou que teve carta branca da Disney para formatar a versão nacional do programa, que acredita no sucesso comercial do cinema brasileiro e que tem vontade de voltar a trabalhar com o público infantil. Confira a conversa a seguir.

Muita gente não sabe, mas você vem de uma família em que todos os irmãos trabalham com arte. Como seus pais, um casal de cientistas, influenciaram nas suas escolhas profissionais?

Desde a nossa infância, tínhamos muitos estimulos dos meus pais para as artes e a para um pensamento crítico.

Como foi o início de sua carreira na televisão?

Foi na TV Cultura, com uma série infantil chamada Urbanoides [com roteiro de Rosana Hermann]. É primeira serie de animacão com massa de modelar da TV brasileira.

 

Você já tinha passado pela experiência de formatar um programa estrangeiro antes do Disney Club?

Já tinha feito o Castelo Rá-tim-bum [produção 100% nacional]. Não tinha planejado isso, e só aceitei por ter toda a liberdade de criar o formato brasileiro.

De onde surgiram as ideias para o formato do Disney Club? Foi você mesmo quem imaginou o programa como uma TV pirata e seus "bastidores"?

Criei o programa com a Anna Muilaert, nós inventamos esse conceito. O nome CRUJ – Comitê Revolucionário Ultra Jovem, veio inspirado em uma crônica do Carlos Drumont de Andrade chamada O poder Ultra Jovem.

O que, em si, vocês retiraram da obra, além do título dado às crianças?

Só o titulo. Mas concordamos com ele sobre o poder das crianças.

Por que um programa apresentado por crianças escondidas por trás de máscaras e codinomes?

Esse é o conceito do programa.

Até que ponto você esteve envolvido na criação do Disney Club? Chegou a participar da seleção de elenco, escrever ou dirigir episódios?

Anna e eu fizemos a criação do conceito e do formato. Implantei o programa como diretor geral. Escolhi o primeiro elenco, os cenários, a linguagem. Dirigi o piloto do programa e a primeira semana, se não me engano.

Depois que entregou o programa, você prestou algum tipo de consultoria à equipe que ficou à frente dele?

Não me lembro, acho que não por que a Anna ficou na equipe.

Mudando de assunto, vamos falar um pouco sobre o "Castelo Rá-Tim-Bum". Como foi tornar realidade um dos maiores sucessos nacionais de público e crítica voltado para o público infanto-juvenil?

Foi uma dessas experiências na vida que a gente nunca esquece.

Por que mudou tanta coisa da série para o filme que você dirigiu em 1999, desde atores até características físicas dos personagens e do próprio castelo? Faria alguma coisa diferente hoje?

Cinema e televisões são midias diferentes com linguagens diferentes. Gosto muito do filme como ele é. E do programa de TV também. Não faria nenhum deles diferente.

Com o aclamado "O Ano em que meus Pais saíram de Férias", você mostrou que estava buscando atingir um público diferente. O que o filme significou para sua carreira?

Cada trabalho é uma experiencia diferente. Ja tinha feito um trabalho para adultos na HBO – Filhos do Carnaval.

É verdade que elementos do personagem Mauro são baseados em sua própria infância?

São baseados na infancia de minha geração.


Mais recentemente você dirigiu o longa "Xingu", sobre a história dos irmãos Villas Boas, os primeiros desbravadores da região. O que está faltando para o filme chegar às telas?

Já já chega. Ta ficando pronto. Divulgue que vale a pena. Nós brasileiros não temos muitos heróis... Eles são verdadeiros heróis brasileiros.

Clique na imagem para acessar o blog oficial do filme.

Sem mais, só tenho a agradecer pela entrevista. Sucesso, Cao!

Cruj Cruj Cruj Tchau!


Finalmente - ou não - o especial sobre a TV CRUJ está chegando ao fim. Mas ainda não acabou, aguardem até a próxima semana...

8 comentários. Só estou esperando o seu...:

André San disse... [Responder]

Cao só assinou boas coisas! Não sabia que ele havia dirigido Os Urbanóides, e nem que Rosana Herman era a roteirista! Muito legal! Adorava esse desenho! Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

• blogaritmox • disse... [Responder]

Esse homem é brilhante. Ter o Castelo Rá-tim-bum e o CRUJ no currículo não é pra qualquer um. E hoje, acho que mais do que nunca o telespectador sente falta de mentes como a dele produzindo atrações de qualidade.

Agora... A regra das três linhas foi seguida à risca nessas respostas, hein! Você pagou a ele por palavra, Britto? huahuauh

Eu SEI que é uma honra o simples fato de ele estar respondendo às perguntas, mas digam o que quiser... Acho deselegante economizar tanto nas respostas!

A sua parte vc fez muito bem, como sempre, Britto. Parabéns.

Britto disse... [Responder]

Thico, teve respostas que eu preferi nem publicar, de tão monossilábicas que eram...

Mas como você disse, já foi uma grande coisa tê-lo no especial, que só não ficou mais completo por causa do Diego Ramiro e Caique Benigno, que por algum motivo não participaram...

Britto TPT disse... [Responder]

O blog acabou??? =O

Britto disse... [Responder]

Luis, o blog está passando por um momento que eu prefiro chamar de "férias". Ainda não está 100% acabado. Obrigado por perguntar!

Alan Raspante disse... [Responder]

Cao Humburger, pode ser considerado um gênio, né? Rs

Pensei que já tinha comentado... Enfim, Britto, quando volta? O&O tá fazendo falta rapaz!

TV Norte Brasileira - TVNB disse... [Responder]

gostaria de fazer parceria com vocês,
meu blog é o TVNB - TV NORTE BRASILEIRA -
irá restreiar em dezembro deste ano,

aguardo retorno,
atenciosamente
http://tvnortebrasil.blogspot.com/

mariana disse... [Responder]

Realmente, concordo com a opinião da "deselegância" nas respostas curtas... Vendo as entrevistas dos diretores o Michael Ruman deu de 10 a 0 neste e na Anna... Parecia que estávamos conversando com ele mesmo, sendo que os outros dois pareceu que a secretária eletrônica deles respondeu...
Sei lá, se é pra dar entrevista assim ne dê né...
Mas tudo bem, parabéns pelo projeto de entrevistas bem completo, como disse uma resposta aí pra cima, a sua parte você fez corretamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...