sexta-feira, 15 de abril de 2011

O&O Recomenda: Rango


Era para eu ter falado sobre isso aqui bem antes, mas acabei protelando, protelando, até que por fim encontrei disposição para falar sobre o assunto. Há alguns dias fui ao cinema assistir "Gnomeo & Julieta", versão animada da história de amor mais famosa da literatura, estrelada por anões de jardim. Visto que tive de esperar uma pessoa e ela acabou se atrasando, a opção foi assistir Rango, animação 3D do mesmo diretor de "Piratas do Caribe", que na versão original tem Johnny Depp na voz do personagem-título.

"Rango" é uma história sobre autoconhecimento. O protagonista é um camaleão que vive em seu próprio mundinho de fantasias até se perder em meio ao deserto e ter que se virar atrás de água. Esse início de filme se mostrou bem desinteressante para mim, até que a ação começou, quando Rango encontrou uma cidadezinha típica de faroeste. A oportunidade de descobrir quem realmente é, ou pelo menos de inventar isso, surgiu quando o personagem foi questionado: "Quem é você?" Ora, num lugar desconhecido, perdido no meio do nada, sem ninguém para lhe desmentir, você pode ser quem você quiser. E como bom camaleão que é, foi isso o que passou pela mente dele.

Rango vendeu sua imagem como a de um corajoso herói, matador mesmo, e isso se mostrou como uma esperança para o povo cidadezinha de Poeira (este era o nome mesmo!). Agora xerife, o estranho réptil precisa descobrir o que está acontecendo com a água que abastece a cidade, e percebe que o inimigo pode estar mais próximo do que se imagina. Junto com uma população de criaturas com feições animais tão realistas que causam certo pavor, Rango vai descobrir que ele pode sim construir sua própria história.

Esta animação é só mais uma prova de que nem todo desenho é feito para criança. Não tem nada que uma criança não possa ver, mas a mensagem é claramente direcionada a um público mais maduro. Acredito que a história daria um filme em live-action tranquilamente (com alguns reparos, é óbvio), mas confesso que não sei se chamaria tanta atenção como sendo uma animação. O filme estreou faz um tempinho, mas ainda se encontra em cartaz em alguns cinemas. Eu, que não esperava nada, gostei tanto que até recomendo.

:: Próxima semana: Rio. Será que é bom?

2 comentários. Só estou esperando o seu...:

Alan Raspante disse... [Responder]

Eu assisti também, mas não consegui gostar tanto. Achei um pouco cansativo, rs E, creio que faltou também algo para as crianças. Na sessão que eu fui, não tinha uma prestando a atenção. Realmente, um filme para adultos rsrs

• blogaritmox • disse... [Responder]

Por que nunca ouvi falar desse filme...?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...