sábado, 16 de janeiro de 2010

DOMINGO LEGAL: Muda a embalagem, mas e o conteúdo?!

Neste domingo, 17/01, a partir das 11 horas, entra no ar o novo cenário do Domingo Legal. A atração apresentada por Celso Portiolli completa 17 anos, e para marcar a data, além do novo visual (e logotipo), o programa trará atrações musicais (Luan Santana e Pixote) e a estreia de um "novo" quadro: "Medidas Desesperadas" (versão do "Devo, não nego" com uma pitada de passarela do Hoje em Dia). Com essas estreias, é de se esperar que o programa mude também seu conteúdo, e deixe de apelar tanto para conseguir audiência...

A era Portiolli

Eu já não assistia ao programa muito antes de Celso Portiolli assumir o comando. Mas nessa mesma época, já torcia para ele ter seu próprio programa. Com a notícia da ida de Gugu para a Record, surgiu a grande chance. Muitos fãs do apresentador se juntaram em campanhas na internet (principalmente no Twitter, onde participei ativamente), e o SBT tomou uma decisão certa: entregou a apresentação para Portiolli. Mas a escolha de Magrão como diretor pode não ter sido a melhor. Não que ele não seja um bom profissional, mas é que todos conhecem suas táticas para prender o público - closes ginecológicos e entretenimento duvidoso...

A imagem de excelente apresentador que eu tinha de Portiolli - que ainda considero um possível sucessor de Silvio Santos - caiu um pouco, principalmente por abusar da famigerada "Piscina Maluca". Até já me questionei se ele teria coragem de assistir ao quadro junto com seus três filhos... Eu, particularmente, não teria! Tudo bem que a "culpa" não é totalmente dele, já que há mais gente envolvida na produção de um programa do que se imagina. Também tem o fato de o DL não ter um formato definido, mas ser uma grande "mistura", onde o que segura o público na frente da telinha é o que permanece.

Por insistir em quadros que não têm a sua cara, como o arrastado "Construindo um Sonho", parece que o apresentador perdeu um pouco sua identidade, tão marcante nos programas de competições, como Passa ou Repassa e Curtindo uma Viagem. Aliás, acho que deveriam aproveitar mais este tipo de formato para encrementar o programa, e distanciá-lo o máximo possível da imagem do antigo apresentador. Para isso, seria necessário se livrar de quadros inúteis como aqueles vídeos da internet e diminuir o tempo das matérias externas, dando mais espaço para convidados no palco.

Antes de dar mais sugestões (e críticas!), é bom esperar a "nova fase" do programa entrar no ar. Quem sabe algumas mudanças não aparecem... Continuo na torcida.

.: No ano passado, quando o Domingo Legal comemorava 16 anos no ar, publiquei uma postagem onde relembrava alguns momentos marcantes do programa. Veja aqui e diga se hoje não seria muito melhor daquele jeito...

5 comentários. Só estou esperando o seu...:

Otávio disse... [Responder]

Isso que você disse é complicado, eu por exemplo acha que o "Domingo Lagal" com o Gugu só era daquele jeito por causa do SBT e de seus diretores. Agora, com ele na Record, a impressão é que o negócio era assim por causa dele,o, Gugu. Hoje também aconteceu uma coia engraçada, imagina a Ana Hickmann com toda aquela banca dizendo, "com vocês, Valeska Popozuda!". A culpa é do diretor?

http://maquinaquadrada.blogspot.com/

Alan Raspante disse... [Responder]

eh uma pena que só mudaram a embalagem, e esqueceram de tirar o conteúdo vencido !
celso é um ótimo apresentador e ver ele nisso, da um pouco de desapontamento.
mais quem sabe, neh ta nos 45 do 2º tempo, mais ainda tem um tempinho pra acordar !

Tô Ligado disse... [Responder]

Selinho Meme pra vc lah no blog!!!

Cara, iria fazer uma postagem (ou melhor, farei) exatamente sobre isso. Mudaram o cenário... mas e o conteúdo???

Acho que o Celso já tem condições de exigir mais da direção do SBT um programa no qual ele se sinta avontade e tenha sua cara.

Abraços!!!

T. Lessa disse... [Responder]

O pior é que eu acho que ele aprova. Do contrário não seria assim!
Todos sabemos que o Celso tem potencial - e muitas ideias - basta vontade de apostar no novo, e não nas velhas chaves da audiência fácil!

André San disse... [Responder]

Concordo. Ainda estou esperando o programa mudar. Celso é bom e pode render muito mais do que se tem visto até agora. Apostar em passarela e ainda brigar pela "autoria" de um quadro cansativo daqueles é demais, né? Dizem que virão mais novidades nos próximos programas, inclusive um novo game. Que assim seja! O cenário novo ficou legal, mas acho que eles deviam ter aproveitado o embalo e mudado o conceito do logotipo, que é o mesmo desde a estreia (só as cores mudaram de vez em qdo).
André San, www.tele-visao.zip.net

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...