terça-feira, 14 de junho de 2011

Especial TV CRUJ: Entrevista com a Maluca (Jussara Marques)


Jussara Marques foi a primeira menina a integrar o elenco da TV CRUJ. A personagem Malu caiu de paraquedas no comitê, para desespero dos garotos. Adotando o codinome Maluca, a garota com visual moderno e colorido logo conquistou seu espaço. Jussara entrou para o elenco em junho de 1997, poucos meses após a estreia do programa, e ficou até o final da atração, em dezembro de 2002.





Antes do Disney Club, Jussara Marques já havia trabalhado como dubladora, profissão que seguiu com o fim do programa, e também atuou em filmes como "Super Colosso". Já na fase Disney CRUJ, Jussara interpretou outra personagem além de Maluca: Carla Carcará. A garota era líder da TRUB, a Turma da Rua de Baixo, e tinha uma personalidade forte, que usava para tentar desmascarar os integrantes do CRUJ.

Fora do programa, a atriz trabalhou no teatro, em peças como "A Caminho de Oz", onde atuou ao lado de Danielle Lima. Na dublagem, ficou conhecida por emprestar a voz de personagens como Helga Pataki (Ei, Arnold!), Jade (As Aventuras de Jackie Chan - 1ª temporada), Taranee (W.I.T.C.H.), Pan (Dragon Ball Z/GT), Tenten (Naruto), Punky Brewster (Punky, a Levada da Breca - redublagem), entre outras. Também dublou filmes como "Juno", "A Bússola de Ouro", "High School Musical", e mais recentemente "Hanna".

Desde o início, já existia a ideia de inserir uma garota no elenco do programa?

Sim, porém não encontraram o que queriam nos testes. De início seriam dois meninos, o Leonardo fez teste para o personagem Juca, como os dois foram bem, os dois ficaram, e fizeram um personagem para o leo.

Jussara na época do programa.
Como foi que você literalmente caiu de paraquedas na TV Cruj?

Eu tinha 12 anos, comecei os testes em meados de junho e gravações em agosto. Fiz uma bateria de testes (como todos) até me escolherem... O último teste foi já com os meninos para ver o entrosamento.

Fora das câmeras, como foi a reação dos meninos à sua chegada?

Confesso que rolou um ciuminho no começo, pois sendo menina, tinha mais acessórios, mas atenção das produtoras, maquiadores, cabeleireiros e tal... mas aos poucos consegui meu espaço no programa e a amizade dos meninos.

A chegada da Pipoca (Danielle Lima) fez muita diferença para você, já que até então era a única menina no elenco?

Siiiiiim! Ainda mais que eu já era adolescente, então foi ótimo ter uma menininha por perto!! Fora que nas histórias teria uma forte aliada.

Você foi uma das integrantes que ficou mais tempo no programa. Nesse período, vocês fizeram muitos especiais e viagens para a Disney. Lembra qual foi o programa mais marcante para você?

Mais marcante foi um dos aniversários do CRUJ (não me lembro de qual ano), onde reunimos todo o elenco que já tinha participado (Maca e Rico), foi ótimo ter todos juntos! Mas pra mim, um da Disney em particular, onde mostramos os fogos do castelo da Cinderela, pois foi meu aniversário de 15 anos e a produção programou a gravação lá pra comemorar meu aniver, foi um presente inesquecível!


Devido às gravações e às viagens, vocês com certeza viveram muitos momentos juntos. Conte pra gente alguma situação curiosa vivenciada pelo elenco.

Noooossa, aconteceram MUITAS coisas engraçadas, e até difícil escolher alguma!
Hahahahaha! Uma vez, na Disney, para me sacanear, os meninos combinaram de jogar talco no meu cabelo enquanto eu tava dormindo... Tinha uma passagem de um quarto para outro... mandaram o Leo (claro! O menor!) passar por debaixo dessa passagem para a missão! Na volta ele bateu a cabeça, ficou com o olho roxo... Eu, inocente nisso tudo, acordei e fui direto pro banho nem percebi o que tinha talco no meu cabelo, então a missão não deu certo... Quando ví o Leo de olho roxo perguntei o que tinha acontecido, ele disse que tinha caído da cama, fiquei um bom tempo acreditando nisso!!! Ano depois me contaram o que aconteceu de verdade!

E a repercussão do programa no seu dia a dia? Era muito assediada nas ruas?

A Maluca era a mais bem disfarçada da turma, perucas, óculos e tal, então eu tive mais sossego! Rsss... mas morava numa cidade pequena e todo mundo me conhecia e apontava... mas nunca tive grandes problemas com isso...

O CRUJ tinha como objetivo defender os ultra-jovens, e por isso abria espaço para reclamações dos telespectadores. As cartas lidas no programa eram todas reais? Vocês se identificavam com as situações narradas ali?

Sim! Eram histórias reais, contada por ultra-jovens do Brasil todo! faziamos muitas matérias também (reais) com as crianças falando sobre suas situações, nunca forjamos nenhum tema! Algumas situações eram comuns entre todos os utra-jovens, inclusive conosco! Tipo, escolher a roupa que quer usar, corte de cabelo, usar o telefone com privacidade e por ai vai...

Com certeza o CRUJ influenciou uma geração. E na sua vida, aquela filosofia "revolucionária" teve algum efeito? Vocês realmente acreditavam naquilo que diziam?

Clarooooo! E acreditamos até hj! Conversei muito com o Leo sobre isso, a gente sente que fez mesmo parte de uma REVOLUÇÃO. Demos vez e voz para crianças que engoliam Xuxas e Maras (nada contra! Mas tudo a favor do CRUJ!), que não tinham onde expressar ou se espelhar! O CRUJ tinha uma filosofia! Um PORQUÊ! Não era um programa a toa com criancinhas engraçadinhas fazendo micagens (como tem hj!). Eramos crianças fortes, seguras e que tinham a intenção de mudar o país! " HJ na cadeira do papai, amanhã na do Presidente!"... Fizemos uma geração pensar, questionar e ser ativa na sociedade! isso serviu para nós atores também!! Fico muito orgulhosa de ter feito parte desta revolução!!

A mudança para os sábados trouxe novos personagens para o programa, incluindo a Carla Carcará, líder da TRUB. Como era fazer a líder dos vilões, uma personagem tão diferente da Maluca?

Foi muito legal fazer o oposto... A Carla era vilã mas também era muito divertida e engraçada, seus planos nunca davam certo... mas pra mim, como atriz, foi uma chance de mostrar que era ATRIZ mesmo!! Tenho muito carinho pela Carla!

O que você, particularmente, achou da mudança de formato do Disney Club, agora Disney CRUJ?

Achei necessário... Já não eramos pequenos e engraçadinhos, tava ficando feio fazer micagens tendo 16, 17 anos... Foi preciso adaptar para não perder os personagens incríveis e que o público já havia se acostumado... poderiam trocar os atores para manter o formato antigo, mas acho que não existem substitutos para os eternos personagens!
Como havia mais ficção nesta segunda parte do programa, poudemos crescer como atores também!

Mais ou menos nessa mesma época, o Disney Channel chegou ao Brasil, tanto que o Disney Cruj passou a ser seguido pelo Zapping Zone, no SBT. O fim do programa teve alguma coisa a ver com o lançamento do canal ou foi mais por motivos de audiência?

Nâo que eu saiba! Rssss
Mas o CRUJ era a menina do olhos da Disney Brasil... Acho que acabou pq tinha que acabar mesmo!

Vocês ficaram sabendo qual foi o real motivo para o programa ter chegado ao fim? Como se sentiu na época? É verdade que existem episódios que nunca foram ao ar?

Sim! existem vários que não foram ao ar e tenho muiiiiita vontade que sejam divulgados!!! A gente se preparava todo ano para o fim, eles nunca davam certeza se continuaria... Até que o SBT não renovou contrato com a Disney, então... Como o programa era da Disney, acabou sendo suspenso. Foi isso que nos disseram! Mas acho que foi tudo na hora certa, só sinto falta de um programa final, uma despedida... que fim levou cada personagem sabe...

Depois que o Disney Cruj acabou, você manteve o contato com os colegas?

Sempre fui muito amiga da Dani!!! Nos falamos sempre! A Marisol Ribeiro (que fazia a Maya) também é minha amiga até hj! Trabalhei em espetáculos teatrais com as duas. E de uns anos pra cá tive mais contato com o Leonardo! Já os outros, cada um toca sua vida né, cada um tem um rumo, e fica difícil... Mas a gente tenta se ver, pizzas no fim de ano pra reunir a galera! Então cada 2 anos mais ou menos a gente se vê!

Mudando um pouco de assunto, vamos falar sobre dublagem. Qual foi seu primeiro trabalho como dubladora, e como surgiu a oportunidade?

Eu já dublava antes de entrar no CRUJ. Comecei com 10 anos e me matem, mas é verdade: não me lembro qual foi meu primeiro personagem! Hahahahaha! Eu atuei num longa chamado "Super Colosso", lá conheci uma atriz de dublagem que me disse que faltava voz de crianças no mercado... me interessei, ela me ensinou, e comecei a trabalhar.!

Você já dublou filmes, animes e desenhos animados, como "Ei, Arnold!". Qual foi a personagem que mais gostou de fazer? E o maior desafio de sua carreira?

Aiii, hj com 16 anos de carreira em dublagem fica difícil dizer qual o mais legal! Cada é em diferente e tem sua importância! Vou eleger a Helga (do "Ei, Arnold") como o maior desafio, pois era bem nova quando comecei, e era muito difícil pq ela falava muiito, e rápido!!! E o mais legal, vou eleger o mais atual... Acabei de fazer a AnnaSophia Rob no filme "Soul Surfer". Aubrey Plaza em "Parks and Recriation" (série que também atuo como diretora!)

Você também fez a voz de Punky Brewster, na redublagem da série "Punky, a Levada da Breca", exibida pela Band. Como foi a recepção do público, considerando que muitos rejeitam redublagens?

Não ouvi nada de ruim, aliás só elogios, rsssss!
Pra mim foi o máximo fazer a Punky, marcou muito minha infância, e dublamos a terceira temporada, que nunca foi exibida no Brasil, então vi episódios inéditos, genial!


As pessoas costumam ligar sua voz com mais frequência a que personagem? A propósito, você mantém contato com os fãs, algum fã-clube, comunidade, etc?

Não tenho contato não, sou meio sussa! rssss, e também não costumo entrar muito na internet...
Nunca rolou de me reconhecerem pela voz!!! rssss

Jussara Marques atualmente.
Além de dublar, você já fez outros trabalhos na TV, teatro e cinema (antes ou depois do CRUJ)? Quais são seus próximos projetos?

Nos últimos anos trabalhei muito com dublagem e direção de dublagem! Então esse foi meu foco. Mas fiz participação atuando na série "9mm São Paulo" da Fox, peças de teatro... Oficinas de comédia, cinema etc.... Eu amo cinema, meu projeto pro futuro é fazer um curso ou facu na área, mas como sou pobre não tenho grana pra investir! hahahahahaha! Fica só no sonho, mas tô correndo atrás!

Como dubladora, você hoje trabalha mais com a voz, nos bastidores. Mas gostaria de voltar à frente das câmeras?

Sim!!! Nunca abandonei minha carreira de atriz!!! Não só em frente as câmeras mas em cima do palco também!! A dublagem é uma forma de atuar na minha pofissão!! Dublador é ator!!!!

Como você se sente sabendo que marcou a infância e adolescência de milhões de brasileiros? Gostaria de deixar uma mensagem para eles, que certamente devem estar lendo esta entrevista agora?

Como já disse, tenho muito orgulho por ter feito parte da revolução. Por abrir a cabeça dos brasileirinhos da época!! Digo apenas OBRIGADA por terem feito parte do CRUJ, por serem membros atuantes no programa que na minha opinião foi o melhor infantil no Brasil!! E "nós AINDA somos ultra-jovens e merecemos respeito!".... Boa! Respeito é o que a sociedade precisa ter por todos!!


Nesta sexta-feira, saiba mais sobre outros integrantes do elenco do programa!

15 comentários. Só estou esperando o seu...:

Rodrigo Mendes disse... [Responder]

Nostalgia o TV CRUJ, assistia sempre na minha velha e querida infância e pré-adolescência!

Parabéns pelas matérias especiais!

Abs.
Rodrigo

• blogaritmox • disse... [Responder]

A Jussara foi a melhor até agora... Respondeu a tudo, e com muita disposição! Mas será que não faltou ela dizer algo na hora de responder sobre o fim do CRUJ?

Realmente foi uma pena não terem feito um episódio final. Sacanagem quando isso acontece!

Eu gostava da Carla Carcará, e da própria Maluca. E como dubladora ela é melhor ainda. So me diz uma coisa... é dela a voz da Margarida (Dennis. o Pimentinha) na versão clássica do desenho? P-Q-P, adoro essa voz.

Aline disse... [Responder]

Excelente!Ela parece ser uma simpatia e muito extrovertida! :D

Allyson [GC] disse... [Responder]

Nossa ela dublou a Helga do Hey Arnold! Excelente matéria!

Britto disse... [Responder]

@Thicovski, que eu saiba ela não dublou a Margarida na versão clássica, mas sim em longa-metragens mais recentes.

Alan Raspante disse... [Responder]

A entrevista mais completas dentre todos... Demais!

Britto disse... [Responder]

A Jussara é uma simpatia só, excelente entrevistada mesmo. Só tem uma rotina corrida, mas nada que atrapalhasse o resultado final, que foi ótimo!
Obrigado por continuarem prestigiando o especial, pessoal!

Marcos L. Chamis disse... [Responder]

Caramba, ela dublua Pan de DBGT, a Elga do Arnold e a Tenten do Naruto...
Depois que eu fiquei sabendo disso parei pra pensar na voz desses personagens e pensei:
Como que eu não percebi isso antes!!!

Sucesso Jussara!!!

chinando234 disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
chinando234 disse... [Responder]

Sério, quase que chorando aqui...nostáááugico.Fui muito fã do programa...eles influenciaram uma geração...com certeza vou divulgar o blog...preparem-se para os comentários...não ha host que aguente...(não epara tanto)rs!
Grande abraço a todos!!!

Levi disse... [Responder]

Caramba! QUE SAUDADES!!! Esse foi, com toda certeza, o melhor programa infantil da televisão brasileira até hoje. Havia muitos desenhos bacanas. Vocês do CRUJ marcaram minha infância pra sempre. Os programas deveriam ser reprisados, aposto que seria um sucesso, principalmente entre marmanjos iguais a mim.

Anônimo disse... [Responder]

jussara eu quando era criança assisti Rudolph desde entao quis saber d quem era akela doce voz ai vi q era da msma q dublava jaide jack chan foi q descobri ate hj sou seu fa vc e uma das vozes mais lindas q conheço parabens

Rudolph disse... [Responder]

olhas vc disse q nao e muito d falar cm fas mais daria tudo pr t ouvir um minuto vc e sm duvida a melhor dubladora e olha q sei muito mais dublagens q vc fez reconheço d longe

Sávio Christi disse... [Responder]

Mano Britto, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

Bom, abraços e até mais então!

Sávio Christi disse... [Responder]

A Jussara Marques é uma de minhas duas atrizes brasileiras favoritas desde pequeno, a outra é a Fernanda Souza, alguém aqui sabe como faço para entrar em contato com elas pela internet, por favor?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...