sábado, 21 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Apresentação


No início de 1997, chamadas estranhas invadiram o sinal do SBT. Dois garotos, um de máscara preta cobrindo os olhos, o outro de máscara de macaco, anunciavam a estreia de uma TV pirata, que viria para reinvindicar os direitos dos ultra-jovens e exibir desenhos inéditos da Disney. A notícia ganhou destaque nos jornais, e em abril daquele ano o público finalmente ficou sabendo do que se tratava: a emissora de Silvio Santos realizara uma parceria inédita com a Walt Disney Company, que decidiu trazer para o Brasil um de seus programas de maior sucesso ao redor do mundo: Disney Club.


O programa surgiu no início dos anos 1990 na Europa, e os primeiros países a criarem suas próprias versões foram Inglaterra, Itália, França e Alemanha. Quando chegou ao Brasil, já havia sido exibido em mais de 30 países, incluindo Portugal, Austrália, China e Índia.

Logotipo internacional do "Disney Club"
"Nas produções de cada país em que é exibido é utilizado o talento e criatividade local, supervisionados pela Walt Disney Company", disse na época Jeffrey Walley, então vice-presidente de marketing da Walt Disney Television para a América Latina, ao jornal Folha de S. Paulo. "O formato do programa começou muito rígido e com o tempo foi ficando mais local. Os traços em comum entre o 'Disney Club' dos vários países são as logomarcas e as reportagens com novidades sobre o mundo Disney", revelou Mauricio Tavares, produtor executivo da Buena Vista Productions Latin America.

ABERTURA E FRAGMENTOS DO "DISNEY CLUB" CHILENO

Segundo Jeffrey Walley, outra semelhança entre as versões internacionais era a postura dos apresentadores, que não podiam falar palavrão, se despir ou apresentar vícios. "Eles têm de ter um comportamento que corresponda ao público da Disney", explicou. "A ideia não é fazer um programa educativo, mas com conteúdo e preocupado em divertir", completou Tavares.


Quando fechou acordo com o SBT, a Disney tinha a intenção de co-produzir novos programas para o público brasileiro, e futuramente trazer o Disney Channel para o país. O responsável pela adaptação do formato ao contexto nacional foi o renomado diretor Cao Hamburger, que já havia alcançado o êxito em produções como "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura. A essa altura, o diretor já acumulava mais de 20 prêmios em vários países por seus trabalhos em cinema e televisão. Foi lado de Anna Muylaert, com quem trabalhou em "Castelo Rá-Tim-Bum", que Hamburger fez toda a criação do "Disney Club" brasileiro. Muylaert também já tinha experiência com o público infantil, graças ao seu trabalho na série "Mundo da Lua", outra excelente produção da TV Cultura.

Logotipo da primeira versão nacional

A dupla levou uma equipe de profissionais da antiga emissora para o desenvolvimento do programa. "Foi tudo muito rápido", contou Cao Hamburger à Folha. "Em um mês e meio criamos tudo e começamos a gravar. Por ser um programa que não tem um número fechado de episódios, ele vai se acertando com o tempo, vai mudando, crescendo", explicou. "A coisa está saindo do jeito que a gente queria", disse Anna. "O fato de poder levar uma equipe completa é uma grande sorte, porque a afinação é muito importante", concluiu.

Depois de terem feito todo o encaminhamento do programa, a dupla de diretores deixou a produção do "Disney Club" em julho de 1997. O diretor Renato Fernandes, que deixou o "X-Tudo", também da Cultura, continuou no comando da atração, junto com a equipe formada por Cao e Anna, mas sempre sob a supervisão da Disney.


Uma das novidades da versão brasileira do "Disney Club" foi a criação de um universo fictício, onde o cotidiano dos apresentadores era mostrado entre os "intervalos". Para isso foram criados os personagens Juca (Diego Ramiro), Macarrão (Caíque Benigno) e Guelé (Leonardo Monteiro), que usavam os codinomes Caju, Macaco e Chiclé, respectivamente.

Diego Ramiro (Caju), Caique Benigno (Macaco) e Leonardo Monteiro (Chiclé).

A história da TV CRUJ (Comitê Revolucionário Ultra-Jovem) começa quando o inteligente Juca decide criar uma TV pirata no sótão abandonado da casa vizinha, e chama o amigo Macarrão para apresentar desenhos e reinvindicações contra os adultos e as injustiças sofridas pelos ultra-jovens. Quando seu irmão mais novo descobre o que a dupla está tramando, resolve fazer parte do programa, que defende o lema "nós somos ultra-jovens, e merecemos respeito!" O termo "ultra-jovem", pra quem não sabe, vem do conto de Carlos Drummond de Andrade, "O Poder Ultra-Jovem".

ABERTURA E TRECHO DO PRIMEIRO EPISÓDIO

Com receio de serem descobertos pelos "agentes da TV", que poderiam cortar o sinal do CRUJ e entregar os garotos para os seus pais, eles são obrigados a apresentar o programa mascarados, usando os codinomes já citados. Pouco tempo depois da estreia do programa, cai de pára-quedas no comitê a primeira integrante do sexo feminino, Malu (Jussara Marques), que adota o codinome Maluca. Com acessórios coloridos e um jeito irreverente, a menina vai conquistando seu espaço no programa, que mais tarde recebe novos membros. Frederico (Murilo Troccoli) e Ana Paula (Danielle Lima), mais conhecidos como Rico e Pipoca, vêm adicionar jovialidade ao programa, que nesta ocasião já tinha perdido um dos integrantes, Macaco, devido à idade.


Nesta segunda, você não pode perder a segunda parte do Especial TV CRUJ. Durante toda a semana você relembrará os desenhos que animaram o programa. As postagens serão diárias, sempre no horário em que a TV CRUJ era exibida originalmente, às 17h55. Depois dos desenhos, será a vez de falar dos atores/apresentadores, e você saberá mais detalhes sobre sua carreira e o trabalho no melhor programa infanto-juvenil da TV brasileira. O O&O teve acesso a alguns deles, que concordaram em conceder uma entrevista para o maior especial já realizado sobre o programa que marcou a nossa infância. Imperdível!

13 comentários. Só estou esperando o seu...:

Blogaritmox disse... [Responder]

Primeirão! Já esperava uma postagem desse nível. Que apanhado histórico decente você arranjou! Parabéns!

Já está sendo emocionante relembrar um programa tão querido quanto o Disney Club. Lembro que estreou em 28 de abril, dia do aniversário do meu irmão.

Parabéns! Valeu a pena esperar.

Alan Raspante disse... [Responder]

Pocha, essa primeira parte foi incrível! Se a primeira já foi boa, imagina os próximos hein? Muito bacana Britto. Segunda-feira estarei aqui esperando hehehe

[]s

Britto TPT disse... [Responder]

Excelente! Dessa vez você foi longe, hein? Me deixou super empolgado para a próxima parte...

Cruj, Cruj, cruj Tchau!

jonathan disse... [Responder]

Caraca, se o post de apresentação está bom assim, não posso perder os seguintes! Eu amava o CRUJ e certamente foi um marco da tv brasileira e para todos os que acompanhavam o programa.
Valeu, Britto! Parabéns, depois eu passo aqui novamente, para conferir os outros posts!

Eu vou copiar a ideia do Luis...
CRUJ! CRUJ! TCHAU! TACHAU!

Chaves Papel disse... [Responder]

Já esperava algo sensacional, mas esse início de especial já superou as minhas expectativas!

Cara, meus parabéns pelo seu trabalho, deu para perceber que você fez com muito carinho e qualidade!

Aguardo anciosamente pelas próximas transmissões!

Cruj, cruj, tchau, tchau!

Anônimo disse... [Responder]

Geralmente não comento mas tenho que dar os parabéns! Ótimo trabalho, amigo! Volto amanhã para ver mais...

Anônimo disse... [Responder]

caraca!!! #fiqueiarrepiado valeu a pena ter esperado tanto tempo vc esta de parabéns...estou ansioso pra ver o seguinte post...

Anônimo disse... [Responder]

oie...pode parescer loucura mais que tal fazer tipo um abaixo assinado no twitter colocar a tag #voltatvcrujsbt vai ver é a salvação das tardes do sbt nada deu certo nesse horario o cinema em casa com os re-ultra reprisados filmes do harry potter e a fantástica fábrica de chocolates já foram pro baú de novo.... vamos galera adote éssa ideia..hehehe meu twitter é @matthiass86

Gustavo Fiorini disse... [Responder]

Uau! Valeu muito a pena esperar - confesso que já estava ficando cansado, hehehe... Estarei aqui para conferir as próximas partes, com toda certeza. Ansioso pelo papo com os apresentadores...

Britto, troque meu link. Já estou com o Galeria de Novelas há meses:
http://galeriadenovelas.blogspot.com/

Abraço!

Tô Ligado disse... [Responder]

Vou dar um pulinho no RD1 pra vê se já te copiaram!!!! hehehehe

Muito bem bolado Britto, parabéns!

André San disse... [Responder]

Aeeeeeeee! Finalmente o anunciado especial do Disney Club começou! Um dos melhores infantis de todos os tempos numa merecida homenagem! Parabéns, Britto, pelo trabalho! Acompanharei com muito prazer! Bem legal a ideia de falar dos Disney Club de outros países. Até me lembrei que a TV Colosso, na Globo, já teve um quadro chamado Disney Club, que era apresentado pelo Zé Carioca, alguém mais se lembra disso? Era uma espécie de talk show com o Zé, e era bem legal tbem! O desenho da Carmen Sandiego, aliás, passou pelos dois Disney Club, o da Globo e o do SBT, hehe! Volto pra continuar acompanhando, Britto! Abração! E obrigado por nos fazer lembrar deste programa tão bom!
André San - www.tele-visao.zip.net

Lucas disse... [Responder]

Eu adorava assistir o Disney Club. Lembro que na primeira exibição, meu pai tava instalando a máquina de lavar roupas em casa... Bons tempos, com ótimos desenhos no início da noite. Muita saudade desse tempo. Adorei o post!
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

Britto disse... [Responder]

Gente, valeu pelos elogios. Acho que isso já compensa um pouco a demora, não é mesmo?! =P

@matthias86 Não sei se daria certo, principalmente pelo fato de a Disney já não ter contrato com o SBT. Uma pena, não acha? =(

@augustogael Já troquei o link. Não tinha feito antes pois o antigo direcionava para atual...

Brunno Eu já fiz isso... =P

@André San Eu li a respeito. Mas não encontrei muitas informações sobre aquela versão...

@Lucas, tem coisas que trazem boas lembranças mesmo. Lembro que minha irmã, só de pirraça, ficava mudando para as novelas da Globo só para eu não assistir ao CRUJ. E olha que ela nem gostava de novela!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...