terça-feira, 31 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 7


Chegou a hora de relembrar três novos desenhos exibidos pela TV CRUJ. O curioso dessa vez é que todos eles estrearam dentro do diário Disney Club, já na fase final do programa, e se estenderam até o semanal Disney CRUJ, quase todos permanecendo no ar até o fim do programa. Saiba um pouco mias sobre as séries de animação Ok MUNDOngo da DisneyHora do Recreio e Buzz Lightyear do Comando Estelar.


Ok MUNDOngo da Disney (Mickey Mouse Works) é uma série de segmentos de animação estrelados por personagens clássicos da Disney, como Mickey, Donald, Pateta e até o Prof. Ludovico.  Cada episódio tem meia hora de duração, e é composto de esquetes que vão de 90 segundos a 12 minutos. Na versão original, ao final de cada abertura acontecia uma situação cômica diferente, quase sempre estrelada pelo Pato Donald. 

ABERTURA DE "OK MUNDONGO DA DISNEY"

O objetivo da série foi reviver o formato dos curtas clássicos da Disney, mas a ideia não foi muito bem-recebida. O resultado foi o cancelamento depois de duas temporadas, totalizando 27 episódios produzidos entre 1999 e 2000. Em 2001, com o lançamento de "House of Mouse" (no Brasil "O Point do Mickey"), os segmentos da série voltaram a ser exibidos. Atualmente, os episódios podem ser vistos no Club Disney, bloco exibido no canal da Via Embratel nas parabólicas como divulgação dos produtos Disney Channel.


Entre as séries animadas que estrearam na TV CRUJ no ano 2000 estava Hora do Recreio (Recess), desenho que retratava uma turma de alunos da quarta série passando por aventuras e aprontando travessuras durante o intervalo das aulas. O grupo que protagoniza as histórias é formado por TJ Detweiler, Vince LaSalle, Ashley Spinelli, Gretchen, Mikey e Gus, cada um com características distintas. Compõem o elenco "antagonista" o diretor, a inspetora Finster (dublada pela saudosa Helena Samara) e seu fiel escudeiro Randall.

ABERTURA BRASILEIRA DE "A HORA DO RECREIO"

A série foi exibida originalmente de 1997 a 2001 pela rede norte-americana ABC, totalizando 6 temporadas e 128 episódios. Foi exibida diariamente no extinto Disney Club e mais tarde no semanal Disney CRUJ, ficando no ar até o fim do programa. Depois disso, nunca mais voltou a aparecer na TV aberta.

DVDs estrelados pela turma da "Hora do Recreio".

Dois longa-metragens foram produzidos, e ainda estão disponíveis em DVD. Basta procurar "Hora do Recreio: O Início de Tudo" e "Hora do Recreio: Novas Aventuras na 5ª Série" nas lojas e sites de venda.


Buzz Lightyear do Comando Estelar (Buzz Lightyear of Star Command) também chegou ao CRUJ no ano 2000. Baseada no astronauta co-protagonista da franquia "Toy Story", da Disney/Pixar, a série apresenta novos personagens do Comando Estelar, como a princesa Mira Nova, o novato Booster e o robô XR. Também compõem os episódios alguns personagens oriundos dos filmes, como os PHVs (pequenos homens verdes) e o Imperador do mal Zurg.   

ABERTURA BRASILEIRA DE "BUZZ LIGHTYEAR"

Com referências a clássicos como "Star Wars" e "Star Trek", a série teve três temporadas produzidas entre 2000 e 2002, totalizando 63 episódios. Foi exibida até o fim do Disney CRUJ, em 2003, e mais tarde pela "TV Globinho". Pode ser vista mais recentemente no Club Disney, junto com outras séries de animação do Disney Channel.

Capa do DVD do episódio piloto,

O episódio piloto, "A Aventura Começa", foi lançado em DVD em 2000, e ainda se encontra disponível no mercado. Nele conhecemos o Comandante Nebula, somos apresentados à origem de XR e vemos o primeiro encontro entre Buzz, a princesa Mira e o ex-zelador Booster. Apesar dos conflitos do início, o grupo consegue enfrentar a ameaça do vilão Zurg e se transformar na melhor equipe do Comando Estelar.



Não perca a última parte do especial sobre os desenhos da TV CRUJ! Arrisca dizer quais são os desenhos restantes? Aguarde até amanhã e confira... CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 6


Agora vamos falar sobre alguns desenhos que não fizeram sua primeira aparição no Disney Club, mas também ficaram marcados na história do programa. Relembre as aventuras de Carmen Sandiego, Mickey e seus Amigos e Tico e Teco e os Defensores da Lei...


Carmen Sandiego (Where on Earth is Carmen Sandiego?) é uma série de animação baseada no jogo de computador lançado na década de 1980, com o título "Where in the World is Carmen Sandiego?". O grande sucesso do game nos EUA fez com que a DIC Entertainment produzisse um desenho animado focado na personagem-título, uma criminosa que rouba grandes monumentos e obras de arte ao redor do mundo. Zack, Ivy e o Chefe são encarregados de encontrá-la, e a poderosa anti-heroína sempre aparece interagindo com o "jogador" no início e final de cada episódio.

ABERTURA BRASILEIRA DE "CARMEN SANDIEGO"

Curiosamente, o desenho não é uma produção original da Disney. Com quatro temporadas e apenas quarenta episódios, a série foi produzida entre 1994 e 1996, e exibida nos EUA pela Fox. No Brasil, "Carmen Sandiego" foi exibida inicialmente na Globo, pelo programa "Angel Mix", apresentado por Angélica na década de 1990. Suas duas passagens pela TV CRUJ foram ao ar entre 1999 e 2003.


Mickey e Seus Amigos é uma compilação dos curta-metragens clássicos lançados pela Walt Disney Pictures no decorrer dos anos. Já foi exibido no Brasil pela Globo com o título "Mickey & Donald", nos programas "TV Colosso" e "Angel Mix". Naquela versão, a abertura do desenho ficou marcada pela famosa narração "Dos estúdios de Walt Disney: Mickey & Donald". A versão exibida pelo Disney Club, agora sem a abertura clássica, chegou ao programa em 1999, e tinha destaque especial durante os programas especiais de fim de ano.

TRECHO DA ABERTURA DE "MICKEY E SEUS AMIGOS"
OBS.: Esta não era a trilha sonora original.

Nos últimos anos a série de curtas foi renomeada pela Globo para "As Aventuras de Mickey e Donald", tendo sido transmitida pela "TV Xuxa" e mais recentemente pela "TV Globinho". Na época do Disney Club, também eram exibidos curtas da série "Sinfonias Ingênuas", e até esquetes de filmes, como "Mickey, o Aprendiz de Feiticeiro", do longa-metragem "Fantasia", de 1940.


Tico e Teco e os Defensores da Lei (Chip 'n Dale Rescue Rangers) é um desenho animado estrelado pelos dois esquilos que viviam em pé de guerra com o Pato Donald ou o cachorro Pluto nos curtas clássicos de Walt Disney. Desta vez a dupla de esquilos aparece como dois detetives de uma equipe que ainda conta com os ratinhos Monty, Geninha e a mosca Zipper. As aventuras da equipe "Conexão Salva-Ação" geralmente envolve o vilão Gatão, lider da máfia felina, ou o malvado cientista Norton Nimnul. 

ABERTURA BRASILEIRA DE "TICO E TECO E OS DEFENSORES DA LEI"

A série teve três temporadas produzidas entre 1989 e 1990, totalizando 65 episódios. Voltou a ser exibida mais recentemente pela Globo, levando apenas o nome "Tico e Teco" e perdendo boa parte da abertura, que tem o tema cantado pelo dublador Pedro Lopes.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 5


Nesta 5ª parte do nosso especial sobre os desenhos animados da TV CRUJ, falaremos sobre três das melhores séries de animação exibidas no programa. Tenho certeza de que você irá lembrar destes que estão entre os melhores desenhos exibidos pelo Disney Club entre 1998 e 2000: Doug, 101 Dálmatas e Ana Pimentinha.



Em fevereiro de 1996, a Disney comprou os direitos da série Doug, produção da Nickelodeon em parceria com a Jumbo Pictures. Conhecida no Brasil através da TV Cultura, a série ganhou uma multidão de fãs, que ficaram empolgados ao saber que o estúdio do Mickey produziria novos episódos do desenho. Inicialmente chamado "Brand Spanking New! Doug" (algo como 'Doug novinho em folha'), a versão da Disney trouxe algumas mudanças em relação à original: Doug agora tem 12 anos e ganha uma irmãzinha, Cleópatra Motoneta; Roger é o novo rico da cidade; a sra. Dink agora é prefeita de Bluffington; os alunos mudam de escola; personagens como Connie, Patti Maionese e Judy Funnie mudam de visual; entre outras. 

ABERTURA BRASILEIRA DE "DOUG"


Mais conhecido como Disney's Doug, o desenho desapontou boa parte dos fãs, não só pelas mudanças na estrutura da história e dos personagens como principalmente pela redução da imaginação fértil do protagonista. Apesar disso, a série durou três temporadas e 65 episódios, produzidos entre 1996 e 1999. Episódios especiais também foram produzidos, assim como um musical exibido nos parques Disney, "Doug Live!", e um longa-metragem, "Doug - O Filme" (Doug's 1st Movie). 




101 Dálmatas (101 Dalmatians) é uma série de animação baseada no filme homônimo. Suas duas temporadas foram exibidas pela TV CRUJ entre 1998 e 2000, sendo um dos desenhos mais queridos do programa. Produzidos entre 1997 e 1999, os 65 episódios da série retratam o cotidiano dos filhotes de Pongo e Perdita na fazenda Dearly.

ABERTURA DE "101 DÁLMATAS"

Pingo, Roliço, Queridinha e a franguinha Pinta são os protagonistas, e vivem aventuras dentro e fora da fazenda, quase sempre envolvendo a ambiciosa Cruella DeVil e seu furão Chamuscado. A vilã agora mora na propriedade vizinha e, no desejo de tomar posse da fazenda de Roger e Anita (mesmo casal da animação de 1961 e do live-action de 1996), continua contando com o trabalho dos atrapalhados Jasper e Horácio.


Ana Pimentinha (Pepper Ann) é uma série de animação de cinco temporadas, com 65 episódios, produzida pela Disney entre 1997 e 2000, e exibida pela TV CRUJ a partir de 2000. Conta a história de Ana Pimentinha Pearson, uma garota de 12 anos de idade, que vive na cidade de Avelã. Amiga de Nicky e Milo, a sonhadora Pimentinha (como é mais conhecida), é quase uma versão feminina de Doug. Os episódios mostram situações da pré-adolescência e da vida escolar, e são sempre recheados com a imaginação da protagonista.

ABERTURA BRASILEIRA DE "ANA PIMENTINHA"

Uma curiosidade interessante sobre abertura da série é que ao final da vinheta a personagem-título sempre encontra algo diferente (mesmo recurso utilizado em "Os Simpsons"), desde uma nota de dinheiro até um controle remoto. Curiosidade: Pimentinha e sua mãe Lydia fizeram uma participação em um episódio de "House of Mouse" (O Point do Mickey no Brasil). Foram as únicas personagens não saídas dos clássicos do estúdio a aparecer na série estrelada por Mickey e seus amigos.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 4


Disney Club exibiu mais desenhos do que você talvez imagine. Entre as animações apresentadas estavam algumas de curta duração, como as que recebem destaque nesta parte. Veja agora mais três desenhos que fizeram parte da TV CRUJ...


Raw Toonage (No Brasil, "A Turma da Pesada") foi uma série experimental exibida originalmente em 1992 pela CBS, num total de 12 episódios produzidos. Com trinta minutos de duração, era formada por quatro segmentos diferentes, sendo que alguns deles mais tarde ganharam sua própria série. Os segmentos, exibidos no Disney Club separadamente, são: Bonkers (He's Bonkers), Totalmente Sem Sal (Totally Tasteless Video), Marsupalmi (Marsupilami) e um desenho extra, que mudava a cada edição.

ABERTURA DE "RAW TOONAGE"



ATUALIZAÇÃO: Na verdade, a abertura era exibida esporadicamente, e segundo informações do jornalista André Santana, o desenho era conhecido no Brasil como "A TURMA DA PESADA".

O segmento extra normalmente trazia personagens já conhecidos do público, como Tio Patinhas, Pateta, Ludovico Von Pato, Capitão Gancho (Peter Pan), Capitão Boing (Ducktales), entre outros.

ABERTURA BRASILEIRA DE "TOTALMENTE SEM SAL"

Curiosidade: "Totalmente Sem Sal" era um segmento que apresentava paródias ou clipes musicais. Um dos episódios, "O Homem Mal-Animado", está disponível em português no YouTubeClique aqui e assista.


O episódio estrelado por Sebastião, de "A Pequena Sereia", deu tão certo que o personagem ganhou sua série própria, dividindo espaço com Marsupilami. 


TRECHO DA ABERTURA DE "SEBASTIÃO"

O desenho também foi exibido na TV CRUJ entre 1998 e 1999, sempre mostrando os atritos entre o siri e o Chef Louie, que também aparece no filme de 1989.


Em 1992, a Walt Disney comprou os direitos do personagem de quadrinhos Marsupilami, criado pelo belga André Franquin. Para adaptar as aventuras do agitado animal, algumas alterações foram feitas, com a inclusão de personagens como o gorila Maurice e o construtor/caçador Norman. Diferente das histórias originais, onde o cenário é a América do Sul, a série se passa na África, levando o protagonista a contracenar com elefantes e leões. Outra mudança é que Marsupilami consegue falar, diferente dos quadrinhos, onde apenas imita palavras e sons, como um papagaio.

ABERTURA BRASILEIRA DE "MARSUPILAMI"

O primeiro episódio da adaptação foi ao ar no programa "Raw Toonage", em 1992. Depois que ganhou um seriado solo, Marsupilami teve mais uma temporada produzida em 1993, totalizando 29 episódios. Como você viu antes, um segmento secundário da série foi protagonizado por Sebastião, personagem de "A Pequena Sereia". Marsupilami foi exibido na TV CRUJ em 1998.


Quer lembrar de mais desenhos que marcaram sua infância durante a TV CRUJ? Passe por aqui amanhã e confira! CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 3



Um dos desenhos de menor qualidade do Disney Club surgiu da série The Shnookums and Meat Funny Cartoon Show. A série de animação foi lançada pela Disney em 1995, e exibida originalmente pela rede americana CBS como spin-off do desenho animado "Marsupilami" (do qual falaremos em breve). Os 13 episódios produzidos eram formados de três segmentos diferentes, e foram exibidos separadamente em sua passagem pela TV CRUJ

ABERTURA DE "SARDINHA E FILÉ"

Relembre agora os três desenhos, que fizeram parte da atração entre 1998 e 1999:


Sardinha & Filé (Shnookums & Meat): Seguindo uma fórmula parecida com a de "Tom & Jerry", o desenho retrata as aventuras e trapalhadas do gato Sardinha (Shnookums) e do cão Filé (Meat), que vivem em pé de guerra. Os cinco primeiros episódios foram exibidos originalmente como segmentos da série "Marsupilami", em 1993. Duas novas temporadas foram produzidas em 1995, totalizando 16 episódios.


Super Gambá: O Ultra Dinâmico Gambá do Futuro (Pith Possum: Super Dynamic Possum of Tomorrow): Parte integrante de "The Shnookums and Meat Funny Cartoon Show", o desenho mostra como o humilde Peter Possum, um gambá apaixonado pela repórter humana Dóris Deer, se torna o herói de Gambá City, ao lado de seu ajudante Bob. Com referências aos quadrinhos do Batman, o segmento faz parte dos 13 primeiros episódios do show.


Tex Texano: O Melhor do Oeste (Tex Tinstar: Best in the West): Terceiro segmento da série citada acima, é uma paródia aos clássicos seriados de faroeste, estrelado pelo cowboy Tex Texano e seu cavalo Aqui Garoto. Cada episódio termina com um gancho para a próximo, deixando o protagonista numa situação perigosa que só deve ser resolvida na continuação da história. Assim como "Super Gambá", o desenho também apareceu nos 13 primeiros episódios.



Volte ao passado com mais três saudosos desenhos exibidos pela TV CRUJ. Você não perde por esperar... CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!

terça-feira, 24 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 2


Em 1997, o Disney Club já tinha conseguido colocar as tradicionais apresentadoras loiras pra escanteio e alcançado o posto de programa infantil mais favorito das crianças. De acordo com pesquisa realizada na época na Grande São Paulo, a atração era a mais vista pelas crianças, alcançando cerca de 210 mil telespectadores. Relembre agora mais três desenhos que fizeram parte dos primeiros dois anos da saudosa TV CRUJ: TV Quack Pack, Bonkers e Os Super Patos...


Em 1996, a Disney resolveu investir em uma série que traria o Pato Donald para um mundo mais moderno, a TV Quack Pack (Quack Pack). Huguinho, Zezinho e Luisinho deixam de ser trigêmeos idênticos para se tornarem adolescentes com personalidade própria. Margarida agora é repórter de um programa de TV e Donald seu cameraman, e junto com os sobrinhos, os patos viajam o mundo em busca de flagras e aventuras. Em junho de 1997, a série estreou na TV CRUJ.

ABERTURA BRASILEIRA DE "TV QUACK PACK"

Uma das novidades que o desenho traz é a inclusão de seres humanos, como o egocêntrico Kent Powers e o perigoso Garra. Infelizmente, devido à sua baixa audiência nos EUA, a série teve apenas 39 episódios, produzidos em 1996. Já foi exibida no "Bom Dia & Cia", na época de Jackeline Petkovic, e no "TV Xuxa", com o título "Pato Donald e seus Sobrinho". Atualmente é transmitida dentro do "Festival de Desenhos", programa da TV Globo exibido ao meio-dia nas parabólicas.


A série de animação Bonkers (Bonkers) surgiu após uma tentativa da Disney de adaptar o sucesso "Uma Cilada para Roger Rabbit" (1988), que misturava humanos e cartoons. O personagem-título surgiu no programa "Raw Toonage", série de animação que apresentou personagens como Marsupilami, em 1992. Entre 1993 e 1995, ganhou seu próprio show, que durou quatro temporadas e 64 episódios, exibidos na TV CRUJ a partir de agosto de 1997.

ABERTURA BRASILEIRA DE "BONKERS"

Na série, Bonkers J. Bobcat é uma espécie de lince antropomórfico, que depois de levar uma vida de astro dos desenhos animados, tornou-se policial, lutando contra o crime ao lado do mal-humorado Lucky Piquel. Antes de ser exibido pela TV CRUJ, o desenho passou pelos programas "Xou da Xuxa" e "TV Colosso".


Baseado no filme com atores reais de 1992, "The Mighty Ducks" (no Brasil "Nós Somos os Campeões"), Os Super Patos (Mighty Ducks) narra as aventuras de uma equipe de hóquei formada por patos com características humanas. Os sete patos formam também um time de super-heróis, sempre lutando contra o vilão Lord Draganus e seus comparsas.

ABERTURA BRASILEIRA DE "OS SUPER PATOS"

Apenas 26 episódios foram produzidos, entre 1996 e  1997, e exibidos no Brasil entre 1998 e 2000. Um filme ("Mighty Ducks the Movie: The First Face-Off") foi lançado em home-video em 1997 nos EUA, reunindo os dois primeiros episódios da série, "The First Face-Off" (A Primeira Batalha), partes 1 e 2, e o episódio 25, "Duck Hard".

Curiosidades: a série estreou no "Disney Club" em 04 de agosto de 1998, uma terça-feira. Está disponível no YouTube o primeiro episódio, "A Primeira Batalha", dividido em três partes. Clique aqui e confira.


Saiba mais sobre outros três desenhos que passaram pela TV CRUJ: Sardinha & FiléSuper Gambá e Tex Texano. Até lá... CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 1


Às 17h55 do dia 28 de abril de 1997, estreava no SBT o programa Disney Club. Com uma hora e vinte minutos de duração, uma das novidades da atração seria trazer desenhos inéditos da Disney para a TV aberta. Apenas cerca de 10 minutos eram dedicados aos apresentadores, pois a maior parte da TV CRUJ era destinada a desenhos que marcaram época, e ainda habitam na memória dos eternos "ultra-jovens".


Nesta segunda parte do nosso especial, falaremos um pouco sobre os dois primeiros desenhos exibidos no programa: Timão & Pumba e A Turma do Pateta!


Timão & Pumba (Timon & Pumbaa) foi o primeiro desenho animado exibido pela TV CRUJ. Estrelada pela dupla de coadjuvantes do sucesso "O Rei Leão" (1994), a série foi produzida de 1995 a 1999, totalizando 85 episódios de 11 minutos, divididos em 7 temporadas. Exibida originalmente pela rede americana CBS, a história do seriado gira em torno do esperto e egocêntrico suricate Timão e seu ingênuo parceiro, o javali Pumba.

ABERTURA BRASILEIRA DE "TIMÃO E PUMBA"

A cada episódio os dois se metem em confusões e aventuras em sua busca por insetos. Alguns episódios contam com a participação de outros personagens do filme, como Simba, Zazu, Rafiki e as hienas Shenzi, Banzai e Ed. O tema de abertura é o mesmo cantado pela dupla no longa-metragem da Disney, "Hakuna Matata". No iníco da TV CRUJ, a série tinha dois episódios exibidos por dia, até a chegada de novos desenhos, meses depois. Sua última exibição nas manhãs da Rede Globo.

DVDs da série "Timão & Pumba.

Os personagens fizeram tanto sucesso que 21 episódios da série lançados em três DVDs, até mesmo no Brasil. Os interessados devem buscar nas lojas pelos títulos "Em Férias com Timão & Pumba", "Volta ao Mundo com Timão & Pumba" e "Jantando Fora com Timão & Pumba".


A Turma do Pateta (Goof Troop) foi o segundo desenho exibido desde a estreia do programa. Na série, o clássico personagem Pateta agora é pai de um garoto de 11 anos chamado Max e mora com um gato chamado Panqueca. Vivendo numa casa no subúrbio, tem como vizinhos Bafo (João Bafo-de-Onça, eterno inimigo do  Mickey), que agora é dono de uma loja de carros usados, sua esposa Peg e seus filhos B.J. (Bafo Júnior) e Matraca.

ABERTURA BRASILEIRA DE "A TURMA DO PATETA"

A divertida série, que traz o personagem de quadrinhos e curtas clássicos para a vida moderna, foi produzida entre 1992 e1993, totalizando 78 episódios (e um especial) de aproximadamente 23 minutos, mais tarde exibidos pela Globo. Em 1995, a Disney produziu "Pateta - O Filme" (A Goofy Movie), longa-metragem baseado na série (lembro que fui ver no cinema com a turminha da escola) e em 2000 lançou uma sequência, "Pateta 2 - Radicalmente Pateta" (An Extremely Goofy Movie).

O sucesso da série levou ao lançamento do jogo "Goof Troop", em 1993


Relembre três outros desenhos que fizeram história na TV CRUJ: TV Quack Pack, Bonkers e Os Super Patos. Nosso próximo encontro é amanhã, neste mesmo horário, neste mesmo local. Aguardo você... CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!

sábado, 21 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Apresentação


No início de 1997, chamadas estranhas invadiram o sinal do SBT. Dois garotos, um de máscara preta cobrindo os olhos, o outro de máscara de macaco, anunciavam a estreia de uma TV pirata, que viria para reinvindicar os direitos dos ultra-jovens e exibir desenhos inéditos da Disney. A notícia ganhou destaque nos jornais, e em abril daquele ano o público finalmente ficou sabendo do que se tratava: a emissora de Silvio Santos realizara uma parceria inédita com a Walt Disney Company, que decidiu trazer para o Brasil um de seus programas de maior sucesso ao redor do mundo: Disney Club.


O programa surgiu no início dos anos 1990 na Europa, e os primeiros países a criarem suas próprias versões foram Inglaterra, Itália, França e Alemanha. Quando chegou ao Brasil, já havia sido exibido em mais de 30 países, incluindo Portugal, Austrália, China e Índia.

Logotipo internacional do "Disney Club"
"Nas produções de cada país em que é exibido é utilizado o talento e criatividade local, supervisionados pela Walt Disney Company", disse na época Jeffrey Walley, então vice-presidente de marketing da Walt Disney Television para a América Latina, ao jornal Folha de S. Paulo. "O formato do programa começou muito rígido e com o tempo foi ficando mais local. Os traços em comum entre o 'Disney Club' dos vários países são as logomarcas e as reportagens com novidades sobre o mundo Disney", revelou Mauricio Tavares, produtor executivo da Buena Vista Productions Latin America.

ABERTURA E FRAGMENTOS DO "DISNEY CLUB" CHILENO

Segundo Jeffrey Walley, outra semelhança entre as versões internacionais era a postura dos apresentadores, que não podiam falar palavrão, se despir ou apresentar vícios. "Eles têm de ter um comportamento que corresponda ao público da Disney", explicou. "A ideia não é fazer um programa educativo, mas com conteúdo e preocupado em divertir", completou Tavares.


Quando fechou acordo com o SBT, a Disney tinha a intenção de co-produzir novos programas para o público brasileiro, e futuramente trazer o Disney Channel para o país. O responsável pela adaptação do formato ao contexto nacional foi o renomado diretor Cao Hamburger, que já havia alcançado o êxito em produções como "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura. A essa altura, o diretor já acumulava mais de 20 prêmios em vários países por seus trabalhos em cinema e televisão. Foi lado de Anna Muylaert, com quem trabalhou em "Castelo Rá-Tim-Bum", que Hamburger fez toda a criação do "Disney Club" brasileiro. Muylaert também já tinha experiência com o público infantil, graças ao seu trabalho na série "Mundo da Lua", outra excelente produção da TV Cultura.

Logotipo da primeira versão nacional

A dupla levou uma equipe de profissionais da antiga emissora para o desenvolvimento do programa. "Foi tudo muito rápido", contou Cao Hamburger à Folha. "Em um mês e meio criamos tudo e começamos a gravar. Por ser um programa que não tem um número fechado de episódios, ele vai se acertando com o tempo, vai mudando, crescendo", explicou. "A coisa está saindo do jeito que a gente queria", disse Anna. "O fato de poder levar uma equipe completa é uma grande sorte, porque a afinação é muito importante", concluiu.

Depois de terem feito todo o encaminhamento do programa, a dupla de diretores deixou a produção do "Disney Club" em julho de 1997. O diretor Renato Fernandes, que deixou o "X-Tudo", também da Cultura, continuou no comando da atração, junto com a equipe formada por Cao e Anna, mas sempre sob a supervisão da Disney.


Uma das novidades da versão brasileira do "Disney Club" foi a criação de um universo fictício, onde o cotidiano dos apresentadores era mostrado entre os "intervalos". Para isso foram criados os personagens Juca (Diego Ramiro), Macarrão (Caíque Benigno) e Guelé (Leonardo Monteiro), que usavam os codinomes Caju, Macaco e Chiclé, respectivamente.

Diego Ramiro (Caju), Caique Benigno (Macaco) e Leonardo Monteiro (Chiclé).

A história da TV CRUJ (Comitê Revolucionário Ultra-Jovem) começa quando o inteligente Juca decide criar uma TV pirata no sótão abandonado da casa vizinha, e chama o amigo Macarrão para apresentar desenhos e reinvindicações contra os adultos e as injustiças sofridas pelos ultra-jovens. Quando seu irmão mais novo descobre o que a dupla está tramando, resolve fazer parte do programa, que defende o lema "nós somos ultra-jovens, e merecemos respeito!" O termo "ultra-jovem", pra quem não sabe, vem do conto de Carlos Drummond de Andrade, "O Poder Ultra-Jovem".

ABERTURA E TRECHO DO PRIMEIRO EPISÓDIO

Com receio de serem descobertos pelos "agentes da TV", que poderiam cortar o sinal do CRUJ e entregar os garotos para os seus pais, eles são obrigados a apresentar o programa mascarados, usando os codinomes já citados. Pouco tempo depois da estreia do programa, cai de pára-quedas no comitê a primeira integrante do sexo feminino, Malu (Jussara Marques), que adota o codinome Maluca. Com acessórios coloridos e um jeito irreverente, a menina vai conquistando seu espaço no programa, que mais tarde recebe novos membros. Frederico (Murilo Troccoli) e Ana Paula (Danielle Lima), mais conhecidos como Rico e Pipoca, vêm adicionar jovialidade ao programa, que nesta ocasião já tinha perdido um dos integrantes, Macaco, devido à idade.


Nesta segunda, você não pode perder a segunda parte do Especial TV CRUJ. Durante toda a semana você relembrará os desenhos que animaram o programa. As postagens serão diárias, sempre no horário em que a TV CRUJ era exibida originalmente, às 17h55. Depois dos desenhos, será a vez de falar dos atores/apresentadores, e você saberá mais detalhes sobre sua carreira e o trabalho no melhor programa infanto-juvenil da TV brasileira. O O&O teve acesso a alguns deles, que concordaram em conceder uma entrevista para o maior especial já realizado sobre o programa que marcou a nossa infância. Imperdível!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tintim ganha dois trailers e pôsteres


Finalmente foi revelado o primeiro trailer do filme As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, primeiro longa da trilogia comandada por ninguém menos que Steven Spielberg e Peter Jackson. Confira abaixo os dois primeiros pôsteres do filme, e logo depois, veja o trailer. Não esqueça de deixar seu comentário...


O filme é uma adaptação dos álbuns "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível", do belga Hergé. Conta a história da busca pelo tesouro do ancestral do Capitão Haddock, que só pode ser encontrado com a descoberta do segredo do navio Licorne. Gravado em captura de movimentos, tem no elenco nomes como Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Toby Jones e Cary Elwes. O longa encontra-se atualmente em pós-produção, realizada pela Weta Digital, mesma empresa responsável pelos efeitos de "Avatar" e "O Senhor dos Anéis".


Outro trailer, voltado ao público internacional, está disponível no site oficial do longa, www.tintin-movie.net. A versão dublada também já está disponível - clique aqui e assista.

Para saber mais, acesse o Tintim por Tintim.
Eu diria mais, acesse o Tintim por Tintim para saber mais!
www.tintimportintim.com

domingo, 15 de maio de 2011

Festival SBT 30 Anos dá pouco destaque à TV CRUJ

Foi exibida neste sábado, 14/05, a segunda edição do Festival SBT 30 Anos, programa que promete relembrar as atrações que marcaram as três décadas de história da emissora de Silvio Santos. Apresentado por Patrícia Abravanel, a filha do patrão, o especial foi dedicado aos programas infantis do SBT, relembrando as apresentadoras loiras, como Eliana e Angélica, os programas de Sérgio Malandro, Mariane, Simony e Mara Maravilha e claro, o clássico "Bom Dia & Cia".


Bem produzido, o programa cumpriu com a missão de relembrar os clássicos, mas teve lá suas falhas. A começar pelo esquecimento de alguns nomes que fizeram parte da programação infantil, como os apresentadores Jéssica e Cauê, que causavam vergonha alheia todas as manhãs, a professora Ítala, que acompanhava Yudi e Priscila em seu início no "Bom Dia & Cia" e a menos conhecida Rebeka, versão brasileira de "Punky, a Levada da Breca", que apresentou por um tempo o "Carrossel Animado". Maisa, como não poderia deixar de ser, teve grande destaque, e até os mais recentes Patati & Patatá foram lembrados.

Rebeka, Profª Ítala, Jéssica e Cauê: merecem ser esquecidos?

Mas o especial deixou muito a desejar quando falou sobre a TV CRUJ. O programa que marcou época de 1997 a 2002 mereceu apenas 32 segundos do especial (fora uma ou outra cena espalhada pelo programa), e nem sequer entrevistaram os apresentadores. Não sei se pelo fato de a Disney não ter mais contrato com o SBT, mas que faltou mais destaque, ah faltou! Confira no vídeo abaixo o bloco onde o programa aparece, a partir do minuto 02:22. No canal do YouTube wordtelevisionaweb dá pra ver o programa completo.


E você, acha que o CRUJ teve o destaque merecido? Se pensa que não, não perca o especial completo sobre o melhor programa infantil do SBT. Começa em maio, no Opinião & Opção!

:: Em tempo: Segundo dados prévios, a atração marcou 5 pontos de audiência, ficando em terceiro lugar no Ibope. A repercussão foi boa, levando alguns assuntos do programa a ganharem destaque no Trending Topics do Twitter. A próxima edição será totalmente dedicada ao palhaço Bozo, que eu nem sei se merece tanto...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...