domingo, 6 de março de 2011

Você já ouviu Janelle Monáe?

Vocês por acaso já ouviram falar de Janelle Monáe? Se a resposta for sim, concluo que todos devem estar bem ligados ao cenário musical atualmente, pelo menos o americano, diga-se de passagem. O Brasil anda com um panorama bastante precário neste sentido. Enquanto o cinema e a televisão conseguem se sobressair, o cenário musical anda difícil para a grande massa. Está certo, temos cantores e cantoras excelentes esperando uma oportunidade, ou melhor, reconhecimento. Enquanto temos bandas e hits de verão em algum lugar tem alguém ansiando que toquem, por exemplo, o novo single de Vanessa da Mata ou aquela canção de Elis Regina que você certamente ouviu quando criança. Mas, lembre-se, no Brasil o cenário musical é centrado em hits e modinhas. Não estou culpando as rádios e sim, os próprios brasileiros que se perderem neste sentido. Se perderem quando decidiram que rebolar era o melhor caminho. Não generalizando, claro.

Enfim, o parágrafo acima não era para ser tão grande, mas tentei passar o meu recado. Voltando a questão inicial levantada no início do texto, Janelle Monáe é uma cantora americana que mistura Jazz, Soul, R&B fazendo um estilo único, porém que nos remete facilmente ao passado quando existia aqueles ovacionados cantores e cantoras negros que faziam enorme sucesso nos Estados Unidos. A cantora lançou em 2008 o disco "Metropolis: Suite I", que foi um enorme sucesso de público e crítica. Mas é em 2010 que ela se destacou, quando lançou o segundo disco "The ArchAndroid (Suites II and III)", que mais uma vez foi sucesso de crítica e público, mas desta vez trazendo mais reconhecimento para a moça que rapidamente virou "a queridinha da América".


Mas, Janelle Monáe está naquele pequeno seleto de cantores que fazem música. Ou seja, ela faz um excelente trabalho e pronto. Não há uma grande divulgação nem espetáculos fabulosos. Tendo ainda um ritmo e gosto vocal fora de moda, acaba sendo esquecida por muitos. Nós brasileiros, conhecemos esta pequena notável apenas pela internet. Afinal, é difícil ouvir algo da moça nas rádios ou algo do tipo. Enfim, deixo aqui a minha dica musical: Janelle Monáe, uma beleza aos olhos e ouvidos!



Clipe de "Cold War" (que, senão me engano é o seu último clipe lançado!)

3 comentários. Só estou esperando o seu...:

Tô Ligado disse... [Responder]

Acho válido todos os estilos musicais, mas é claro que cada um a seu tempo. Imagine uma cerimônia do Oscar tocando funk, ou então em pleno carnaval um jingle de jazz?

Logicamente existem musicas que nao descem, mas mesmo assim, sou a favor da diversidade musical.

Roger disse... [Responder]

Essa mulher é fantástica! A apresentação dela de Tightrope ao vivo no David Letterman mostra q ela tem uma presença de palco marcante.

Hamilton disse... [Responder]

Gostei da música. Vou procurar conhecer mais sobre o trabalho dela. Pra quem gosta de um estilo mais relaxante, vale a pena conhecer também o trabalho da cantora Lizz Wright.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...