sexta-feira, 4 de março de 2011

Um mergulho na TV pelas páginas de um livro...

Olá a todos os leitores (as) do "Opinião & Opção". Eu, J. Júnior, também vou passar alguns dias postando alguns conteúdos – que eu espero que agradem aos leitores - enquanto o nosso amigo Britto está impossibilitado de atualizar o blog por questões pessoais.

Para este meu primeiro post, decidi comentar sobre uma obra que tive o prazer de ler durante o ano passado e que era um dos temas planejados para post no meu hoje “abandonado” blog Anexo Secreto, do qual guardo excelentes recordações e experiências.

De autoria do genial e competentíssimo diretor/produtor/ator de televisão, Daniel Filho, o livro “O Circo Eletrônico” (Jorge Zahar Editor, 2001) é uma verdadeira viagem ao universo dos bastidores da televisão brasileira, permeada tanto por curiosidades extremamente empolgantes quanto por informações mais técnicas que são de deixar qualquer pessoa que tem simpatia por televisão com os olhos grudados nas páginas da obra.

Daniel Filho narra com uma naturalidade e destreza admiráveis, a sua rica e espetacular trajetória no ramo televisivo e suas experiências numerosas que fazem os leitores afirmarem a si próprios: “Esse homem já fez tanta coisa! Ele deve ter no mínimo uns 200 anos de idade!”. É sério. Não estou exagerando. Este verdadeiro ícone da televisão brasileira já esteve envolvido em tantas produções e tantas fases da linha do tempo do meio de comunicação mais popular do nosso país que chegamos a ficar boquiabertos quando descobrimos que havia o dedo dele em uma atração na qual nem imaginávamos.

O ponto forte da obra, em minha opinião, são as curiosidades reveladas por ele no decorrer de sua narrativa deliciosa. Não se tratam de curiosidades sistemáticas e listadas, mas sim aquelas que vão se revelando espontaneamente nos catorze capítulos do livro.
Vou dar apenas alguns simples exemplos: você sabia que o projeto do sitcom “Sai de Baixo” foi inicialmente oferecido a Silvio Santos e que ele não deu a menor atenção e nem demonstrou qualquer interesse na proposta de Daniel Filho? Você fazia idéia de que o papel de Aracy Balabanian neste mesmo sitcom seria de Hebe Camargo, caso o patrão S.S. tivesse aprovado o projeto? Outra da Hebe Camargo: você imaginava que na inauguração oficial da televisão brasileira em 18 de setembro de 1950, o hino composto para o ocasião – o “Hino da Televisão” - seria cantado por Hebe Camargo, mas ela preferiu ir namorar e tiveram que colocar a Lolita Rodrigues em seu lugar?


Além destas curiosidades, Daniel Filho também explana sobre as fórmulas (na maioria das vezes imbatíveis) de narrar novelas de mistério, tais como o famigerado “Quem matou?” e ainda os truques e estratégias utilizadas em todas as novelas para prender os telespectadores.
Concluo este post, recomendando imensamente “O Circo Eletrônico” aos leitores e leitoras do “Opinião & Opção” e convidando-os a comentar caso já tenham lido esta obra preciosa e cheia de segredos da nossa televisão. Até breve!

“Nunca um livro brasileiro sobre televisão revelou segredos tão preciosos sobre nossa profissão. Da narrativa franca de experiências pessoais à análise cuidadosa de roteiros de televisão, ‘O Circo Eletrônico' de Daniel Filho é peça imperdível para o grande público e para os estudantes de comunicação”

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni)

P.S.: Ao ler “O Circo Eletrônico” percebemos o tamanho do imbróglio que a TV brasileira infelizmente se tornou (mas como tudo, existem exceções). Quantas saudades dos programas de grande qualidade abordados neste livro... Uma pena!

4 comentários. Só estou esperando o seu...:

Anônimo disse... [Responder]

Parece muito bom.

Alan Raspante disse... [Responder]

Ótimo post J. Eu fiquei imensamente curioso para ler este livro. Deve ser no mínimo muuito interessante mesmo. Daniel Filho não deve ter 200 e sim 400 anos! hehehehe

[]s

Tô Ligado disse... [Responder]

Olha... acho que deveriam juntar os novos diretores com alguns mais antigos. Atualização e aprendizagem, seria a salvação para nos telespectadores.

Abraços

André San disse... [Responder]

Bela dica! Bom te ver por aqui J. Junior! Espero que esteja tudo bem com o Britto. Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...