segunda-feira, 5 de julho de 2010

Você conhece o "papel semente"?

Já pensou onde é que vai parar todo o papel que é consumido em sua casa? E aquele trabalho que você imprimiu errado, aquela folha que só serviu de rascunho, o que você faz com eles? Se você apoia a coleta seletiva, ou contribui com alguma cooperativa de reciclagem, já está fazendo muito bem! Mas agora existe uma forma muito mais sustentável de descartar seu papel usado. Já imaginou se, depois de usar uma folha de papel, você pudesse plantar para dela surgirem flores?

Não, não é ilusão. Criado pela ONG Papel Solidário no início de 2008, o produto passou por vários testes de qualidade, até ser aprovado para comercialização. Dessa forma, nós podemos colaborar com a preservação do meio ambiente e quem sabe reduzir a agressão que nós mesmos temos causado ao planeta.

Mas como foi que o Instituto Papel Solidário consegue fazer esta maravilha? Durante o seu processo de fabricação, este papel especial recebe sementes diversas que são introduzidas no seu corpo e permitem que, depois de utilizado, seja plantado. O papel semente é reciclado, artesanal e biodegradável, sem nenhum processo químico na sua fabricação. É ecológico feito do resto de aparas de papel de gráficas e do lixo de papel das empresas e residências, coletado por cooperativas de catadores.

O papel semente pode ser utilizado na confecção de brindes e vários produtos como envelopes, caixas, embalagens, convites, cartões, crachás, folders, tag’s para roupas e outros produtos, contribuindo com o consumo consciente e tornando-se um diferencial no que diz respeito a sustentabilidade e responsabilidade ecossocial para o consumidor e empresas. Ao invés de jogar o papel no lixo como de costume após sua utilização, ele deve ser molhado e plantado em terra fértil.

Tudo bem que vivemos numa era de consumismo, mas o acha de começarmos a consumir com consciência? É nosso futuro que está em jogo...

2 comentários. Só estou esperando o seu...:

Daniel Abrão disse... [Responder]

Excelente ideia. Eu já faço minha parte, mas onde será que vende esses papéis?

Tô Ligado disse... [Responder]

É... bacana seu post. Bom saber que eu não estou sozinho postando sobre conservação ambiental, que para muitos é um assunto chato, mas que no fundo sempre sabem que é de extrema importancia.

Juntos soms mais! (toskice essa frase) rssrrs

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...