Adaptação da mexicana La Fea Más Bella (que por sua vez se originou da colombiana Yo soy Betty, la fea), chegou ao fim na última quarta-feira a novela Bela, a Feia, exibida pela Record desde agosto do ano passado. Escrita por Gisele Joras, a trama foi a primeira produção da Record em parceria com a Televisa, antiga parceira do SBT. Grande especulações giraram em torno da escolha da atriz que viveria a protagonista, e a emissora tanto insistiu que conseguiu contratar a atriz Gisele Itié - que por sinal é natural do México.
Apesar de não ter acompanhado a novela, ficou evidente pra mim que Bela, a Feia, tinha pouco a ver com as versões anteriores - algumas das quais eu assisti. A versão brasileira teve uma maior liberdade para contar a história do patinho feio que se apaixona pelo patrão, e acrescentou à formula básica uma série de personagens inéditos, que se envolveram em tramas paralelas um tanto diferentes das vistas em produções como A Feia Mais Bela e Ugly Betty (ambas as versões exibidas pelo SBT).
Os números de audiência não corresponderam ao esperado pela Record. Oficialmente, a meta era de 15 pontos de média geral, mas quem não lembra quando um diretor da rede declarou 20 pontos como um alvo a ser alcançado? Infelizmente para ele, nenhum capítulo chegou aos sonhados 20 pontos de média, pelo menos em São Paulo, que é onde a audiência vale para os anunciantes. A novela passou por uma péssima fase na época de Sobrenatural, chegando a marcar míseros 4 pontos, um fiasco para uma emissora que já ultrapassou os 20 (com a "saga" Caminhos do Coração, atualmente em reprise). Depois de algumas trocas de horário, a audiência se estabeleceu acima dos 9 pontos, chegando a alcançar a marca dos 18 de média.
Abaixo você confere a cena final do último capítulo, que termina com o casamento dos protagonistas. Em seguida, todo o elenco entra em cena, num engraçado número de dança.
7 comentários. Só estou esperando o seu...:
Foi uma boa novela. MUito boa, pecou em algumas coisas, inovou em outras, mas no final, a Record precisa reconhecer que o saldo foi positivo.
Não vi essa novela, não me interessava, rs
Sério que já acabou ?! rs
Não vi por causa das mudanças de horário... Seria a primeira vez que eu acompanharia uma versão da história de Fernando Gaitán. 20 pontos foi piada, hahaha... Fechou com 11 de média geral. Abraço!
Sinceramente, nunca assisti um capítulo sequer de "Bela, a feia"... Desta forma não posso opinar sobre a qualidade da trama.
Pra mim, esse tema de "mulher horrível que no fim fica belíssima" já está muito, mas muito ultrapassado e saturado.
Valeu!
Ow, não assisti anovela, mas gotei da liberdade que GJ teve nessa adaptação. Pena que sempre na record até mesmo uma comédia tende a ser violenta.
Bom sábado
Brunno
A Record foi feliz ao poder tocar a adaptação de maneira livre. No fim, Bela, a Feia tornou-se uma obra original de Gisele Joras, livremente inspirada no original de Fernando Gaitán. E foi bom! Pra que ver a mesma história de novo, não é mesmo? Gisele é uma boa autora e escreveu uma novela bem simpática. Gostei! Ah, queria ter visto essa Alice! Espero que o SBT reprograme esse filme pra logo. E passou Christine, infelizmente não vi, estava trabalhando... Mas já disse aqui que adoro esse filme! Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net
Bela e a feia foi uma novela maravilha devia repetir novamente
Postar um comentário