sábado, 31 de outubro de 2009

Desvendando o blogueiro

Começa agora o mais novo quadro do Opinião & Opção. Você, leitor, que nunca soube quem realmente está por trás do seu blog favorito, agora conta com esta preciosa ajuda para desvendar os blogueiros!

Para começar, um dos nossos maiores parceitos, cujo blog coincidentemente faz aniversário neste mesmo mês. Hebe bem que tentou, Jô Soares quase conseguiu, mas foi com muita luta que o O&O encontrou um espaço na agenda de Thicovski Ribeiro e realizou uma interessante entrevista, onde é possível desvendar a cabeça por trás do Blogaritmox:

Ping-Pong: Pessoal

Nome: Thicovski
Idade: 20
Profissão (ou curso): Direito
Hobby: Escrever, internet, comprar DVDs.
Prato: Duralex
Viagem: Ilhéus!
Família: Não dá pra fugir do lugar comum; minha família é tudo!
Deus: Acredito!
Prazer: Escrever, e assistir meus DVDs.
Dinheiro: Uma de minhas preocupações no futuro!
Pecado: Vários, mas procuro ser uma boa pessoa.
Amor: Tem épocas em que não tenho do que reclamar. Hoje, vivo numa época dessas. Estou solteiro de novo.
Ódio: Só me faz mal.
Preconceito: Que eu saiba, nenhum.
Sonho: Ser realizado trabalhando em algo que eu goste.
Ídolo: Não são famosos. São meus pais.
Um Homem: Meu pai.
Um Mulher: Minha mãe.
Um Exemplo: Meus pais.
Um Mico: Estava no 1º semestre da faculdade, sentado na frente, e o meu celular toca no volume máximo. Vou sair para atender, mas ao levantar meu pé enroscou na alça da mochila que estava no meu colo, eu me desequilibrei, e quase caio em cima do professor, que é um senhor de saúde debilitada. A sala me aplaudiu.


Ping-Pong: Opinião

Internet: Há dez anos, eu não acreditaria.
Blog: Acabou se tornando muito importante.
Twitter: Bacana!
Música: Keane. Qualquer coisa.
Livro: 'O restaurante no fim do Universo', Douglas Adams.
Televisão: Atualmente, um lixo!
Novela: Da cor do pecado, e Xica da Silva
Filme: Cinderela Baiana
Seriado: Os Simpsons, Chaves, Chapolin... Não me faça escolher um.
Desenho: Não incluo Os Simpsons nessa! Gosto de desenhos antigos, com dublagens antigas.
Ator: Ramon Valdés
Atriz: Allison Mack
Cantor: Tom Chaplin [vocalista do Keane]
Cantriz: Shakira
Apresentador: Faustão... ou Silvio Santos?
Apresentadora: Regina Volpato
Pior Apresentador: João Kléber - foi por pouco, Geraldo Luís!
Programa de TV: Pânico
O Pior na TV: infomerciais, sensacionalismo, falta de escrúpulos, vulgaridade.
O Melhor na TV: pouca coisa.

Ping-Pong: Opção

Doce ou salgado - Salgado
Clássico ou Pop - Pop
Praia ou Campo - Nenhum
Cinema ou Balada - Cinema
Tanquinho ou Barril - Não sei o que barril representa, mas em todo caso... barril
Preto ou Branco - em se tratando de roupas, visto mais preto.
Cerveja ou Refrigerante - Refrigerante
Disney ou Warner - Warner
Globo, SBT ou Record - N.D.A.
William Bonner ou Carlos Nascimento - Carlos Nascimento
Fátima Bernardes ou Ana Paula Padrão - Ana Paula Padrão
Márcia ou Christina Rocha - N.D.A.
Gugu, Luciano Huck ou Celso Portiolli - Portiolli
Construindo um Sonho, Sonhar mais um Sonho, Lar Doce Lar ou Extreme Makeover - Home Edition - Não assisto esse tipo de coisa.
Meio cheio ou Meio vazio - É uma pergunta meio retórica, mas... Meio cheio.

A Entrevista

- Pra começar, uma pergunta que certamente já passou pela cabeça de muitos visitantes do seu blog (pelo menos comigo foi assim): o que significa o nome BLOGARITMOX?!
Quando eu criei o nome do blog, imaginei que fosse algo até fácil de entender. Até porque, a grafia correta é BlogaritmoX. A intenção era que o nome fosse só "Blogaritmo", mas já existe um blog com esse nome. É de um espírito de porco que não posta desde 2002. Mas foi até melhor, porque na dúvida eu pus o X no final, e acabou virando nossa marca.
Significa o seguinte: logaritmo, abrevia-se log. Acrescentei o "b", virando "blogaritmo", que se abrevia "blog". Com o X também faz sentido: blogaritmox, que no início nós também usávamos abreviado: "blogx". Dá pra extrair também o logx, e qual estudante não se recorda de já ter calculado o log de x?
Espero que tenha dado pra entender...

- O que motivou você a criar um blog?
Eu queria ter um espaço na internet pra fazer alguma coisa bacana.

- Qual era a proposta inicial do Blogaritmox? Ele cumpriu suas expectativas?
A proposta inicial era de fazer um videoblog, já que em 2006 (ano de surgimento do blog), o YouTube ainda estava em seus primeiros passos, era uma coisa nova. E não havia muitos videoblogs no Brasil nem no mundo; eu mesmo não conhecia nenhum. Não tinha como ter um controle, já que eu não tinha contador de visitas na época, mas até que deu certo. Alguns vídeos eram bem acessados lá; isso dava pra ver pelo YouTube. Mas com o tempo fui deixando o blog, que ficou um tempão sem atualizações. Já em 2007 eu escrevia um ou outro artig. Até que eu fiz um trabalho sobre R&B para a faculdade, e resolvi postar no Blogaritmox; foi o "Especial R&B", que ainda tem resquícios do meu amadorismo na época... De lá pra cá, a coisa se desenvolveu, o Especial Chaves foi nosso divisor de águas, e hoje somos o que somos!

- Segundo Chacrinha, "na TV nada se cria, tudo se copia". Acha que na internet é diferente? Cite exemplos.
Na internet, é como todos dizem: há uma democratização das informações; elas estão lá pra quem quiser. Muitos grandes blogs (e não se engane, muitos grandes sites também, no mundo todo) copiam informações e postam como se fossem suas. Eu, particularmente, não condeno e nem me importo quando vejo uma matéria minha em outro espaço, desde que a pessoa dê os devidos créditos ao Blogaritmox!

- E você, já copiou alguém? Acha que uma cópia pode ser usada para homenagear?
Nunca copiei ninguém. Todos os textos do blog são de autoria própria, e no máximo utilizamos citações ou montagens de outros sites ou blogs (inclusive do seu), mas sempre dando créditos ao trabalho deles. Não consigo, por exemplo, copiar uma notícia do Flavio Ricco sem dizer que é dele e sem postar meu próprio comentário junto. Há blogs que fazem isso e tudo bem; só não é o meu estilo.

- Na sua opinião, qual foi a pior e a melhor fase do seu blog?
A melhor fase está sendo a atual. Já temos um público fixo e bacana; graças ao trabalho desenvolvido desde o ano passado. Em termos de conteúdo, 2008 foi mais amplo, eu tinha mais tempo livre, postava mais e sobre mais assuntos. Hoje, procuro seguir a mesma linha, na medida do possível. Não sei se teve uma pior fase; mas acho que 2006 e 2007 não deixarão saudades.

- Já pensou em parar de blogar? Acha que um dia o blog deixará de existir ou tem planos maiores para ele?
Sempre penso nisso; tenho na cabeça que um dia o vou parar com o blog, só não sei quando. É que, por mais que eu goste, o Blogaritmox é algo totalmente diferente da carreira que eu estou traçando na vida real. Que blogar é legal é, mas eu sei que não vou (porque não dá) viver disso, e um dia, mais pro futuro, imagino que vou precisar dar o ponto final.

- Vasculhando o arquivo do Blogaritmox, dá pra ver que você gosta muito de música. Por que, então, resolveu dedicar mais espaço à TV?
É que escrever para tevê é mais fácil; as notícias são mais acessíveis. Música, eu sempre busco informações em sites internacionais, daí muitos deles requerem que eu leia em outro idioma, e traduza algumas citações pra postar no blog. E como ando meio sem tempo, fica mais difícil!

- Acha que falta algo na televisão hoje em dia?
Falta criatividade, falta ousadia... As TVs hoje só pensam em formatos estrangeiros, e não se preocupam em criar um estilo próprio. Veja a programação infantil: A Cultura não investe pesado desde o Castelo Rá-tim-bum. O SBT nem sabe o que é isso. A Globo se acomodou com os desenhos da TV Globinho que sequer se dá conta de que aquilo não presta para absolutamente nada, é um formato pobre, tosco, medíocre, acomodado. A Band, a Rede TV e a Record têm os seus desenhos e se dão por satisfeitas.

- Entre os programas das emissoras abertas, o que mais gosta de assistir? E o que você não vê de jeito nenhum? Diga por quê.
O que mais gosto é o Pânico na TV, que este ano superou tudo o que era insuportável no passado, só pecando hoje na apelação, que ainda existe. O que não assisto de jeito nenhum é o Geraldo, a Márcia, porque já vivi num mundo sem eles, sei como é bom e sinto falta.

- Você disse que, em relação à musica, qualquer coisa vinda do "Keane" lhe agrada. O que a banda tem que as outras não têm?
O Keane tem letras sensacionais, o que por si só já me atrai. Tem o piano do Tim, que é um diferencial, e ele toca muito. Tem as interpretações do vocalista Tom Chaplin, que não poderia ser mais apropriado para a banda. Dentre outras coisas. O primeiro disco deles, Hopes and Fears, é a maior obra-prima do engenho humano! Depois disso, eles podem fazer o que quiserem.

- No blog "Meus 2 Centavos", você é descrito como alguém bem eclético, pois "ouve hip hop, rock britânico e Calcinha Preta no mesmo MP3 Player". O que tem a dizer sobre isso? Acha que é uma pessoa de bom gosto?
Acho que sim... porque eu sei por que gosto de certas músicas do Calcinha Preta e de outras bandas menos prestigiadas. Não ouço qualquer coisa deles, só o que me agrada. E se me agrada, é bom - pelo menos pra mim! Não sou daqueles que tentam impor um gosto a alguém, ouço no MP3 justamente porque só eu tenho acesso, e quem não gosta não é obrigado a ouvir. Não me acho melhor porque ouço Keane, U2 e outras pessoas não. Também não me acho pior porque ouço Calcinha Preta. Eu tenho meus argumentos pra gostar daquilo que ouço, pra cada música tem uma razão. Se a pessoa realmente quiser saber eu posso tentar explicar, mas se ela vai entender é outra história, que não me interessa...

- Você também gosta de "Os Simpsons", bem como de "Chaves", "Chapolin" e outras criações de Chespirito... Se identifica de alguma forma com algum dos personagens e/ou situações presentes ali?
Todo brasileiro se identifica com o Seu Madruga... Tem também o Chapolin, que ocila entre momentos de genialidade e de pura burrice, assim como o Homer Simpson. Não acho que meu pai seja igual ao Homer, nem me acho igual a personagem nenhum. Me identifico com características de personagens, mesmo que não tenham nada a ver comigo. É por aí!

- A um estudante de Direito, eu não poderia deixar de questionar: Suponhamos que fosse contratado para defender o acusado de um crime. Você o faria mesmo sabendo que ele é culpado? Dê seus motivos...
Não é porque faço Direito que eu serei advogado... e mesmo que eu me torne um, não significa que eu seja da área criminal. Mas vamos nessa: a Constituição, que é a lei maior do país, diz que ninguém será considerado culpado até que se prove o contrário. Todos têm direito a defesa; mesmo o cara que é culpado. Precisamos ver se houve o fato, se é crime, se foi ele cometeu que cometeu, quando cometeu, e principalmente, por que, em que circunstâncias, e contra quem. Vê como não é tão fácil?
[Tinha certeza que ele ia responder algo do tipo...]

- Imagine que está conectado à máquina da verdade: você considera seu blog como o melhor - ou um dos melhores do gênero? Por quê?
O melhor não. O Blogaritmox não foi feito pra ser a única leitura dos visitantes; quem visita o blog tem acesso a um conteúdo bacana, mas que não é tão extenso. E também, procuro não falar dos mesmos assuntos que os meus parceiros tratam; a menos que seja uma notícia extremamente irresistível, ou que tenha sido coincidência, o que ocorre muito. Eu gosto do Blogx porque ele é dinâmico, dá pra falar de tudo, e com a certeza de que um público legal vai chegar e ler.

- Quando entra na internet, quais são as primeiras páginas que visita? Indicaria alguma delas para nós?!
Tem a bibliografia básica: UOL, Folha, O Globo, e seus colunistas. Ou então, escolha um blog que condense todos os colunistas destes sites num único espaço; viu que "os blogs que copiam" têm sua utilidade?

- Agora venda seu blog. Faça uma propaganda caprichada do Blogaritmox. Será que vale a pena adicioná-lo aos favoritos?!
Vale a pena! O Blogaritmox tem atualizações diárias e conteúdo próprio, esforça-se pra manter um visual sempre agradável, e que procura não fazer nada que o Celso Freitas não faria.

- Qual é a sua opinião sobre o "O&O"? Pode ser sincero, eu não ligo.
Você tem um bom blog e sabe disso... Só poderia atualizar mais. Você já deve ter mencionado que tem uma rotina corrida, então, se faz tudo o que pode, o blog está bom do jeito que está.

- Você mentiu em alguma das perguntas - em especial a última :P ?
Juro pelo Celso Freitas, que não.

- Suas declarações finais...
Ninguém leu isso tudo, leu?

8 comentários. Só estou esperando o seu...:

• blogaritmox • disse... [Responder]

Valeu pela consideração cara!

Tenho certeza de que o Jô não faria melhor; por isso você foi o escolhido. Espero que ele não tenha ressentimentos!

Já sabe quem são os meus indicados para próximos entrevistados, né?

Abraço!

Vinícios disse... [Responder]

Mto massa esta ideia!!

e alias repsondendo a pergunta do Thicovski: Ninguém leu isso tudo, leu?

eu li!!!
e valeu a pena!!

PARABENS AO BLOG OPNIÃO E OPÇÃO!
TOTALMENTE CRIATIVA E SENSACIONAL ESTA IDEIA!!

Atencionamente - Vinícios (Cnala Certo)

Daniel Abrão disse... [Responder]

Eu li TUDO e ri mto agora no final....

"JURO PELO CELSO FREITAS".... foi hilário

PARABÉNS BRITTO.....espero ser o próximo.

André San disse... [Responder]

Uia! Muito legal essa nova seção, gostei! Pode avisar o entrevistado que tem gente que lê tudo sim, hehehe! Quer dizer, eu li. Que venham as próximas! Achei legal você registrar o lance dos diretores da Record dizerem que vem aí o melhor programa juvenil já feito para a TV. Claro que espero que seja verdade, mas como já disse anteriormente, a Record precisava evitar comentários desse tipo. É só lembrar, sempre, da novela dos 20 pontos... Vamos ver quando estrear, espero sinceramente que seja algo bom. Gosto do Mion e dizem que até aquela moça que ficou em segundo lugar no CQC pode fazer parte da atração. Legal isso, ela é boa!
André San, www.tele-visao.zip.net

Esdras Lopes disse... [Responder]

Saia dessas férias já, rapaz, e atualize o blog. KKKKKKKKK! Adorei, muito bom. A Marilia Gabriela não faria tão bem. Parábens!

Britto disse... [Responder]

Voltei!
Que bom que gostaram. Espero que tenham lido tudo, mesmo! :P

Em breve mais um blogueiro será desvendado. Aguardemmm!

Dr. Daniel Vieira disse... [Responder]

Celso Freitas tem poder!! Nunca vi uma entrevista tão interessante! Parabéns Thicovski (russo?)! Parabéns Britto pela ótima entrevista. :)

J. Júnior disse... [Responder]

Parabéns pela entrevista Britto! Realmente está excelente e muito divertida.
E parabéns também ao Thicovski!

Li a entrevista completa assim que você postou, mas só tive a oportunidade de comentar hoje!

VALEU!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...