quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A dramaturgia capenga do SBT

No início do ano passado, com o fim do contrato de exibições de novelas da mexicana Televisa, o SBT anunciou a retomada do seu departamento de teledramaturgia, com a realização da primeira novela totalmente brasileira desde a década passada. A escolhida para escrever a trama, Iris Abravanel, esposa do "patrão" - ali nascia Revelação.

A novela teve várias datas marcadas para entrar no ar, mas demorou tanto pra estrear, que acabou sendo exibida com todos os capítulos gravados. Desde o princípio, o primeiro folhetim de dona Iris não agradou ao público, e como em obra fechada não se pode mexer, era impossível reverter a situação... Revelação se tornou um grande fiasco de audiência, numa emissora que já realizou grandes sucessos, como Éramos Seis, Pérola Negra e Chiquititas.

Já em 2009, a expectativa em torno da dramaturgia no SBT cresceu. A compra do acervo de radio-novelas de Janete Clair, somado à contratação de vários profissionais - como o diretor Del Rangel, ex-Band - surgiu como uma promessa de revitalização do departamento, que traria a emissora de volta à disputa pela vice-liderança com suas produções próprias.

Vende-se um Véu de Noiva foi a obra escolhida para a nova nova fase da teledramaturgia do canal. Iris Abravanel foi mais uma vez escolhida para assinar o texto, agora com a colaboração das mais experientes Jacqueline Vargas e Yoya Wursh. Diferente de Revelação, a novela estrearia com uma pequena margem de capítulos gravados, podendo assim ser modificada conforme o gosto do público. Essa característica fez aumantar as expectativas sobre Véu, mas apesar de trazer belas imagens do litoral paulistano, a novela não conseguiu empolgar...

Como não pode simplesmente "passar o facão", qual foi a solução encontrada pela emissora? Há alguns dias, o colunista Flávio Ricco informou que já existem ordens lá dentro para que as gravações da novela terminem o quanto antes, mais precisamente e meados de outubro, quando será exibido o Teleton.

Era de se esperar que, como obra aberta, esse quadro pudesse se reverter, e a novela trouxesse algo para atrair mais audiência que os costumeiros 5 pontos. Será que daria certo? Um exemplo recente mostrou que sim: a novela da Globo, Caminho das Índias, começou com audiência em baixa, mas esforços não foram poupados para que a situação mudasse, mesmo que para isso a autora precisasse fazer alterações no núcleo principal, trocando até o mocinho de lado. Aquilo funcionou, e a novela está aí, batendo recordes de audiência.

Em breve entra no ar a novela de Tiago Santiago, Uma Rosa com Amor, e mais uma vez fica a esperança de ver a dramaturgia do SBT crescer. Mas será que o que aconteceu até hoje vai se repetir?! Do jeito que a emissora do patrão gosta de andar pela contra-mão, eu não me arrisco a opinar. Apenas pergunto: por quê insistir?!

7 comentários. Só estou esperando o seu...:

Anônimo disse... [Responder]

E eu pergunto pq ñ insistir??? è melhor aprender errando q nunca ter tentado, nos evoluimos errando pois é errando q se aprende!! Um dia vamos nos impressionar com as tramas do SBT!

Britto disse... [Responder]

Olá, anônimo!

Sinceramente, gostei muito da sua resposta, que me fez pensar mais sobre o assunto...

Mas ao meu ver o SBT já errou de mais na questão das novelas, e persistir no erro, já sabe!

Vamos ver se com a nova aposta (Tiago Santiago) a situação muda. Aí eu faço questão de dizer que estava errado...

Obrigado e continue por aqui!

J. Júnior disse... [Responder]

Oi Britto,

Assisti poucos capítulos de "Vende-se um véu de noiva" até hoje e pessoalmene gostei bastante. Nota-se um certo avanço em relação às produções passadas!
Revelação realmente foi muito ruim, mas acredito que os novos investimentos em teledramaturgia que o SBT está fazendo pode trazer bons resultados na audiência! Estou torcendo por isso!

Abraço!

Amaral disse... [Responder]

Como eu gostava das novelas do SBT! Eu já cheguei a assistir alguns apítulos de Éramos Seis, Os Ossos do Barão, As Paupilas do Senho Reitor. Como a emissora foi fazer tamanha bobagem ao fechar contrato com a Televisa! Joana Fomm, Juca de Oliveira, Osmar Prado, Débora Bloch, Eduardo Moscovis, Elias Gleiser, Othon Bastos, Ana Paula Arósio, Irene Ravache, Fúlvio Stefanini, Edson Celulari, Walderes de Barros, Ney Latorraca, Paulo Autran (!)... Quantos atores bons perdidos! Quantos diretores de nome saíram! Bem, agora os tempos são outros e vai custar muito, mas muito para o SBT voltar à forma. E agora com a Record na pista... Torço para que Santiago cumpra a promessa e traga nomes do primeiro time para a emissora e que ela volte aos tempos de glória de antigamente.

André San disse... [Responder]

As novelas do SBT estão em queda livre desde Os Ricos Também Choram. Vão precisar de algo realmente bom pra repetir o fenômeno Éramos Seis. Vamos ver como Tiago Santiago vai se sair com Uma Rosa com Amor. Se não der certo, aí o SBT deverá é repensar se vale a pena continuar apostando em novelas.
André San, www.tele-visao.zip.net

Esdras Lophes disse... [Responder]

Sinceramente, desconfio que Tiago Santiago vá mudar, de fato, essa situação. O SBT está tentando e quem tenta um dia consegue. Espero que eles consiguam. Até mais!

DucadorCH disse... [Responder]

O Sbt tem que parar de apostar em novelas como a Record e Globo fazem!
Têm que trazer algo novo, inovador, progrmas com bom conteúdo, que não seja somente lazer e entretenimento, mas sim algo inteligente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...