quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mauricio de Sousa - 50 anos

Foi no último sábado, 18 de julho, que Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, completou 50 anos de carreira. Para marcar o início das comemorações uma exposição foi aberta no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, trazendo os clássicos personagens do cartunista em pinturas, quadrinhos, esculturas e animação.

Apesar de muitos não sabererem, Mônica não foi a primeira personagem criada por Mauricio, mas sim o cachorrinho Bidu, ao lado do seu dono, Franjinha. Eles apareceram pela primeira vez em 18 de julho de 1959, no jornal Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) em uma tirinha vertical, sem falas.
Mônica só surgiu mesmo na década de 1970, e foi inspirada na filha do desenhista, de mesmo nome. Ao lado de sua turma, a baixinha é uma das personagens mais importantes dos quadrinhos nacionais, tanto que foi nomeada embaixadora da Cultura no Brasil - depois de ser a primeira personagem de ficção a se tornar embaixadora da Unicef.
Conhecidos em cerca de 50 países, e mais de 120 idiomas, os personagens de Maurício de Sousa já apareceram em mais de 1 bilhão de revistinhas e mais de 3 mil produtos. Os quadrinhos de Maurício, com mais de 200 personagens criados, são os mais vendidos do Brasil. Dados como esses fazem da Mauricio de Sousa Produções o maior estúdio de quadrinhos e produtor de animação para cinema do país.
Em reconhecimento de sua obra, Mauricio já recebeu diversos prêmios, entre eles o troféu Yellow Kid (1971), considerado o “Oscar dos quadrinhos”.

Para marcar as comemorações dos 50 anos de carreira, estão programadas mais algumas novidades, além da exposição no MuBe. Confira:

.: Bidu 50 Anos: mascote da MSP, o simpático cãozinho azul também comemora 50 anos em 2009. E para comemoar, será lançado um volume com uma coletânea de HQs estreladas por ele em diferentes épocas. Junto com o livro, os fãs poderão levar pra casa uma edição facsimile (réplica) de Bidu nº 1, primeira revista solo de Mauricio, publicada em 1960. Exemplar raríssimo, a publicação será lançada em setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, e é item obrigatório para qualquer colecionador.

.: Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros – Previsto para ser lançado setembro, também na Bienal do Rio, o livro MSP50 (que também pode ser lido "Mauricio de Sousa Produções 50 Anos") trará os trabalhos de 50 desenhistas e cartunistas. Nomes como Ziraldo e Níquel Nausea homenagearão o criador da Turma da Mônica fazendo, no seu próprio estilo, histórias com personagens criados por ele.

.: Biografia: No final do ano será lançado um livro, – ainda não batizado – contando a trajetória artística de Mauricio de Sousa, década a década. A obra apresentará as informações contidas na exposição do MuBE de forma mais completa, além de outras inéditas.

.: Máquina de Quadrinhos: em agosto será lançado um site onde os visitantes poderão criar suas próprias histórias da Turma da Mônica, utilizando bancos de imagens com personagens, cenários, objetos e balões. As melhores histórias poderão figurar nas páginas dos quadrinhos da Turma.

.: Maurício, 50 anos de música: Com mais de mil músicas lançadas exclusivamente apra a Turma, será lançado em breve um CD, dirigido por Marcio Araújo e orquestrado pelo departamento de som da Mauricio de Sousa Produções.

.: A exposição Mauricio 50 Anos, iniciada no último dia 19, estará aberta ao público até 19 de agosto.
Onde: MuBe - Museu Brasileiro da Escultura
Av. Europa, 218 – Jardim Europa
São Paulo, SP
Quando: de terça a domingo, das 10h às 19h.

Entrada franca.
.: Mauricio de Sousa também tem Twitter! Vale a pena segui-lo: @mauriciodesousa.

Com informações dos sites Bolsa de Novidades e Planeta Gibi.

3 comentários. Só estou esperando o seu...:

Tô Ligado disse... [Responder]

Opaaa


Adoro as historias da antiga turma da Mônica. Ainda nao li as novas aventuras onde as personagens já sao adolescente, pois tenho medo de não gostar. rsrssrsr

Abraços
Brunno

• blogaritmox • disse... [Responder]

Pensei que fossem 50 anos de idade... Aí tb ja seria demais, né, Maurício...

Po, que dose deve ser comemorar 50 anos de carreira com os problemas que ele vem enfrentando com o Parque da Mônica.

Mas, por ter feito parte da infância de milhões de brasileiros (inclusive da minha), o mauricio merece todas as ovações possíveis

Abraço!

DucadorCH disse... [Responder]

Esse cara é um gênio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...