sábado, 10 de janeiro de 2009

80 anos de Tintim

Hoje, 10 de janeiro de 2009, um dos personagens mais queridos do mundo completa 80 anos de existência.

Tintim, o famoso repórter aventureiro, foi criado pelo belga Hergé (pseudônimo de Georges Remi), em 1929. Suas aventuras começaram a ser publicadas no suplemento infantil "Le Petit Vingtième", do jornal "Vingtième Siècle". Com o sucesso da obra de Hergé, as peripécias do jovem aventureiro foram lançadas em álbum, em preto-e-branco, até chegar às versões que conhecemos hoje.

A primeira aventura de Tintim (que acabou de chegar ao Brasil pela Cia das Letras) foi "No País dos Sovietes", que justamente hoje se torna octogenária. Ali vemos um traço menos elaborado e um roteiro cheio de clichês mirabolantes sobre os comunistas. Com o passar dos anos, esse traço amadureceu, assim como as idéias e críticas expostas nas tramas em que o personagem se envolvia...

O passado de Tintim é marcado por citações preconceituosas e atos inconsequentes. Coisas da época... Hoje, Tintim é considerado um exemplo de bom moço. Ao lado de Milu, seu cãozinho inseparável, do Capitão Haddock, um marinheiro beberrão, do Professor Girassol, um gênio da ciência, além outros amigos e vilões memoráveis, o pequeno corajoso conquistou gerações, e até hoje merece ser lembrado.


Não se sabe ao certo sua idade, mas tudo indica que é um jovem, mas não uma criança, visto que já trabalha como repórter. Ele é mais um alter-ego de seu criador. Hergé mostrou através de Tintim o que não poderia ser, um exemplo, um herói.

Por todo seu histórico, o Opinião & Opção deseja os parabéns a Tintim, pelos seus 80 anos, e que essa data se repita inúmeras vezes, sempre coroada de êxito!

Tintim - O Filme

O sucesso das Aventuras de Tintim fez o personagem chegar a outras mídias. Duas séries de TV já foram produzidas, baseadas nas histórias em quadrinhos de Hergé, sendo que uma delas fora lançada recentemente em DVD.

Além disso, para 2010 está prometido um longa metragem, feito em animação computadorizada, com captura de movimentos. Ninguém menos que Steven Spielberg (Jurassic Park) e Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) estão envolvidos no projeto, que levará à telona a adaptação de álbuns como "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível".

Para saber mais novidades sobre os filmes (dois foram prometidos), fique ligado no Opinião & Opção, mas acesse também As Aventuras de Tintim - o blog especializado no assunto. Como parte das comemorações dos 80 anos de Tintim, o blog (deste mesmo autor) publica uma obra inacabada de Hergé - Tintim e a Alfa-Arte.

0 comentários. Só estou esperando o seu...:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...