terça-feira, 27 de maio de 2008

Opinião: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Na quinta-feira passada, 22, início do feriadão, decidi ir ao cinema, assistir a uma das estréias mais aguardadas - inclusive por mim -, a quarta aventura do arqueólogo Indiana Jones, trazido à vida por George Lucas, Steven Spielberg e Harrison Ford há quase 30 anos!
Desde pequeno ouvia falar nesse herói, que era ao mesmo tempo divertido, sortudo e humano, e sempre tive curiosidade de conhecê-lo além dos comentários e trechos de cenas clássicas, como a memorável pedra redonda que o persegue no primeiro filme. Nunca tive a oportunidade de assistir a alguma de suas aventuras, nem no cinema (já que os filmes são mais velhos do que eu), nem na TV. Até que, com a proximidade da estréia do novo filme, a Globo decidiu exibir a trilogia. Assisti Os Caçadores da Arca Perdida, a primeira aventura, na Temperatura Máxima e a segunda, Indiana Jones e o Templo da Perdição, no Domingo Maior. Até hoje espero exibirem a terceira, Indiana Jones e a Última Cruzada. Tudo isso porque nunca encontrei fitas ou DVDs dos filmes nas locadoras que freqüento...
Mas vamos direto ao ponto. Depois de 19 anos, resolveram trazer Henry Jones Junior (ou simplesmente Indy) de volta, só que os anos também passaram para o ator que o interpreta, Harrison Ford! Assim, Indiana Jones também teve que envelhecer, e por isso a aventura se passa no ano de 1957. Mesmo assim, o professor de arqueologia (assim como o ator) continua com todo o vigor (não tooodo!), o que possibilita que continue se aventurando!

Na história de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Indy conhece o jovem Mutt (muito bem interpretado por Shia LaBeouf, de Transformers), que pede sua ajuda para encontrar a caveira de cristal de Akator, um poderoso e misterioso objeto, e salvar seu velho amigo, o professor Oxley (John Hurt). Só que no caminho eles têm que enfrentar uma nova ameaça, os soviéticos (antes eram os nazistas), liderados pela fria e dominadora Irina Spalko (Cate Blanchett), que querem usar os poderes da caveira de cristal para dominar o mundo.
Enfrentando diferentes tipos das mais inusitadas e inacreditáveis situações - que incluem, só para citar algumas, perseguições e ataques naturais mirabolantes -, Jones, Mutt, Oxley e Marion (Karen Allen, do primeiro filme) tentam salvar o mundo, sem deixar de se meter em perigos e garantir boas doses de risadas para o público!

Eu achei o filme simplesmente sensacional! Você pode até não esperar muito do roteiro, mas a aventura, a diversão e a nostalgia são garantidas. Não espere grandes surpresas, inovações, porque o filme tenta (e consegue) seguir a linha dos anteriores. E esse é o ponto forte, porque várias vezes deu a sensação de estar assistindo um clássico dos anos 80! O longa manteve o bom humor e as cenas grandiosas e repletas de ação e aventura dos outros da saga, além da trilha sonora e cenários arrepiantes!!!

Os personagens de Kate Blanchett e Karen Allen também ajudaram bastante, mas um dos destaques do filme é com certeza a inserção do personagem Mutt, que deu a impressão de estar apresentando o velho personagem querido de nossos pais ao público mais jovem (o que inclui a mim :P), fazendo uma transição de culturas... Também acertaram na escolha do ator! Além de interpretar bem, Shia LaBeouf é um dos queridinhos de Hollywood e tem grande apelo entre os jovens, graças a Transformers, o que já é de grande ajuda para dar ainda mais fôlego à trama!


Enfim, não vou falar mais, porque senão acabo enchendo de spoilers (o que é muito desagradável) mas indico o filme, que pra mim só não é nota 10 por alguns detalhes que poderiam ser melhorados, mas chega a 9,9! Vá ao cinema querendo ver um clássico, um filme oitentista, e não se decepcionará. Não tenha preconceitos e assista ao longa com a principal intenção de um filme: divertir - e se arrepie com a cena final!
P.S.: Uma coisa que me impressionou foi a quantidade de crianças, de todas as idades (e até menores, muito menores de 12), acompanhadas de seus pais ou não, na sala de projeção, assistindo a continuação de uma história que começou muitos pais ainda eram crianças!!!

1 comentários. Só estou esperando o seu...:

Anônimo disse... [Responder]

Gostei da crítica! Estou ansiosa para ver logo o filme, neste final de semana. E q bom não ter enchido de spoilers!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...