terça-feira, 31 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 7


Chegou a hora de relembrar três novos desenhos exibidos pela TV CRUJ. O curioso dessa vez é que todos eles estrearam dentro do diário Disney Club, já na fase final do programa, e se estenderam até o semanal Disney CRUJ, quase todos permanecendo no ar até o fim do programa. Saiba um pouco mias sobre as séries de animação Ok MUNDOngo da DisneyHora do Recreio e Buzz Lightyear do Comando Estelar.


Ok MUNDOngo da Disney (Mickey Mouse Works) é uma série de segmentos de animação estrelados por personagens clássicos da Disney, como Mickey, Donald, Pateta e até o Prof. Ludovico.  Cada episódio tem meia hora de duração, e é composto de esquetes que vão de 90 segundos a 12 minutos. Na versão original, ao final de cada abertura acontecia uma situação cômica diferente, quase sempre estrelada pelo Pato Donald. 

ABERTURA DE "OK MUNDONGO DA DISNEY"

O objetivo da série foi reviver o formato dos curtas clássicos da Disney, mas a ideia não foi muito bem-recebida. O resultado foi o cancelamento depois de duas temporadas, totalizando 27 episódios produzidos entre 1999 e 2000. Em 2001, com o lançamento de "House of Mouse" (no Brasil "O Point do Mickey"), os segmentos da série voltaram a ser exibidos. Atualmente, os episódios podem ser vistos no Club Disney, bloco exibido no canal da Via Embratel nas parabólicas como divulgação dos produtos Disney Channel.


Entre as séries animadas que estrearam na TV CRUJ no ano 2000 estava Hora do Recreio (Recess), desenho que retratava uma turma de alunos da quarta série passando por aventuras e aprontando travessuras durante o intervalo das aulas. O grupo que protagoniza as histórias é formado por TJ Detweiler, Vince LaSalle, Ashley Spinelli, Gretchen, Mikey e Gus, cada um com características distintas. Compõem o elenco "antagonista" o diretor, a inspetora Finster (dublada pela saudosa Helena Samara) e seu fiel escudeiro Randall.

ABERTURA BRASILEIRA DE "A HORA DO RECREIO"

A série foi exibida originalmente de 1997 a 2001 pela rede norte-americana ABC, totalizando 6 temporadas e 128 episódios. Foi exibida diariamente no extinto Disney Club e mais tarde no semanal Disney CRUJ, ficando no ar até o fim do programa. Depois disso, nunca mais voltou a aparecer na TV aberta.

DVDs estrelados pela turma da "Hora do Recreio".

Dois longa-metragens foram produzidos, e ainda estão disponíveis em DVD. Basta procurar "Hora do Recreio: O Início de Tudo" e "Hora do Recreio: Novas Aventuras na 5ª Série" nas lojas e sites de venda.


Buzz Lightyear do Comando Estelar (Buzz Lightyear of Star Command) também chegou ao CRUJ no ano 2000. Baseada no astronauta co-protagonista da franquia "Toy Story", da Disney/Pixar, a série apresenta novos personagens do Comando Estelar, como a princesa Mira Nova, o novato Booster e o robô XR. Também compõem os episódios alguns personagens oriundos dos filmes, como os PHVs (pequenos homens verdes) e o Imperador do mal Zurg.   

ABERTURA BRASILEIRA DE "BUZZ LIGHTYEAR"

Com referências a clássicos como "Star Wars" e "Star Trek", a série teve três temporadas produzidas entre 2000 e 2002, totalizando 63 episódios. Foi exibida até o fim do Disney CRUJ, em 2003, e mais tarde pela "TV Globinho". Pode ser vista mais recentemente no Club Disney, junto com outras séries de animação do Disney Channel.

Capa do DVD do episódio piloto,

O episódio piloto, "A Aventura Começa", foi lançado em DVD em 2000, e ainda se encontra disponível no mercado. Nele conhecemos o Comandante Nebula, somos apresentados à origem de XR e vemos o primeiro encontro entre Buzz, a princesa Mira e o ex-zelador Booster. Apesar dos conflitos do início, o grupo consegue enfrentar a ameaça do vilão Zurg e se transformar na melhor equipe do Comando Estelar.



Não perca a última parte do especial sobre os desenhos da TV CRUJ! Arrisca dizer quais são os desenhos restantes? Aguarde até amanhã e confira... CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!

6 comentários. Só estou esperando o seu...:

Tô Ligado disse... [Responder]

Saudades dessa época!!! Sempre que passava Buzz Lightyear eu dizia que era Brunno Luiz ahuahau

! Marcelo Cândido ! disse... [Responder]

A hora do recreio

Bons tempos
!!!

Blogaritmox disse... [Responder]

Ah, Helena Samara... *-*

Esse "A hora do recreio" eu adorava, mas me lembrava muito a "Turminha da sala 402" (não sei quem veio primeiro), e que era infinitamente mais hilária.

Já o desenho do Buzz eu odeio.

André San disse... [Responder]

Eita, mais desenhos bacanas! Achava O KMundongo da Disney bem legal, adorei a ideia de se fazer novos curtas com Mickey e cia. Os melhores eram os episódios com Mickey, Donald e Pateta que sempre tinha um negócio novo. O episódio começava com Mickey atendendo ao telefone, dizendo algo como "Doadores de órgãos. Nós doamos órgãos!". A frase variava de acordo com o negócio do dia. Hora do Recreio era realmente parecida com Turminha da Sala 402 no mote, mas os personagens e situações a tornavam distintas. Adorava as duas séries, deviam voltar ao ar. Já Buzz, a série, realmente não fazia jus ao Buzz do Toy Story, mas era até bacana. Não me lembrava que Buzz tinha sido exibida no Disney Club, acho que em 2000 eu já não acompanhava o programa direto (mas me lembro que, neste ano, já era exibido Ana Pimentinha e Hora do Recreio, além de Hércules). Eu só me lembro do deseneho do Buzz já no Bom Dia e Cia. E bom, pelo painel que vc criou ali no logo do blog, os desenhos que faltam são Hércules, Aladdin e Os Pesadelos de Ned. Acertei? Hehehe... Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Alan Raspante disse... [Responder]

A Hora do Recreio era D-E-M-A-I-S! Não perdia um! Assistia sempre.

@fabio_menDS disse... [Responder]

Parabéns pela série de matérias! É a primeira vez que encontro na internet material tão completo sobre o Disney Club e seus desenhos, ainda com títulos que eu nem lembrava mais, como Os Pesadelos de Ned, Sardinha e Filé e Uma Turma da Pesada.

Mas só faço uma pequena correção: além dos dois médias-metragens que você citou de A Hora do Recreio, teve também o filme de 2001, lançado nos cinemas e que é tão bom qunato a série. Chegou a passar algumas vezes no próprio SBT, no Sábado Animado, quando o Disney Club já tinha saído do ar.

E, além do Disney's Doug, o SBT chegou a passar no Disney Club também alguns poucos episódios da fase Nickelodeon, bem no fim da fase diária do Disney Club. Lembro até hoje disso.

Saudades de muitos desses títulos. Alguns, como você mesmo disse, sumiram como fumaça da TV e nem no Disney Channel dão mais as caras. Títulos ótimos como Bonkers, Ana Pimentinha e o já falado Hora do Recreio (cujos criadores trabalharam na melhor série de animação dos anos 90, a também sumida Os Anjinhos) merecem ser desenterrados para as novas gerações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...