segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESPECIAL TV CRUJ: Os desenhos - Parte 1


Às 17h55 do dia 28 de abril de 1997, estreava no SBT o programa Disney Club. Com uma hora e vinte minutos de duração, uma das novidades da atração seria trazer desenhos inéditos da Disney para a TV aberta. Apenas cerca de 10 minutos eram dedicados aos apresentadores, pois a maior parte da TV CRUJ era destinada a desenhos que marcaram época, e ainda habitam na memória dos eternos "ultra-jovens".


Nesta segunda parte do nosso especial, falaremos um pouco sobre os dois primeiros desenhos exibidos no programa: Timão & Pumba e A Turma do Pateta!


Timão & Pumba (Timon & Pumbaa) foi o primeiro desenho animado exibido pela TV CRUJ. Estrelada pela dupla de coadjuvantes do sucesso "O Rei Leão" (1994), a série foi produzida de 1995 a 1999, totalizando 85 episódios de 11 minutos, divididos em 7 temporadas. Exibida originalmente pela rede americana CBS, a história do seriado gira em torno do esperto e egocêntrico suricate Timão e seu ingênuo parceiro, o javali Pumba.

ABERTURA BRASILEIRA DE "TIMÃO E PUMBA"

A cada episódio os dois se metem em confusões e aventuras em sua busca por insetos. Alguns episódios contam com a participação de outros personagens do filme, como Simba, Zazu, Rafiki e as hienas Shenzi, Banzai e Ed. O tema de abertura é o mesmo cantado pela dupla no longa-metragem da Disney, "Hakuna Matata". No iníco da TV CRUJ, a série tinha dois episódios exibidos por dia, até a chegada de novos desenhos, meses depois. Sua última exibição nas manhãs da Rede Globo.

DVDs da série "Timão & Pumba.

Os personagens fizeram tanto sucesso que 21 episódios da série lançados em três DVDs, até mesmo no Brasil. Os interessados devem buscar nas lojas pelos títulos "Em Férias com Timão & Pumba", "Volta ao Mundo com Timão & Pumba" e "Jantando Fora com Timão & Pumba".


A Turma do Pateta (Goof Troop) foi o segundo desenho exibido desde a estreia do programa. Na série, o clássico personagem Pateta agora é pai de um garoto de 11 anos chamado Max e mora com um gato chamado Panqueca. Vivendo numa casa no subúrbio, tem como vizinhos Bafo (João Bafo-de-Onça, eterno inimigo do  Mickey), que agora é dono de uma loja de carros usados, sua esposa Peg e seus filhos B.J. (Bafo Júnior) e Matraca.

ABERTURA BRASILEIRA DE "A TURMA DO PATETA"

A divertida série, que traz o personagem de quadrinhos e curtas clássicos para a vida moderna, foi produzida entre 1992 e1993, totalizando 78 episódios (e um especial) de aproximadamente 23 minutos, mais tarde exibidos pela Globo. Em 1995, a Disney produziu "Pateta - O Filme" (A Goofy Movie), longa-metragem baseado na série (lembro que fui ver no cinema com a turminha da escola) e em 2000 lançou uma sequência, "Pateta 2 - Radicalmente Pateta" (An Extremely Goofy Movie).

O sucesso da série levou ao lançamento do jogo "Goof Troop", em 1993


Relembre três outros desenhos que fizeram história na TV CRUJ: TV Quack Pack, Bonkers e Os Super Patos. Nosso próximo encontro é amanhã, neste mesmo horário, neste mesmo local. Aguardo você... CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!

6 comentários. Só estou esperando o seu...:

Blogaritmox disse... [Responder]

É muita lembrança reunida num programa só. Poucas produções conseguem provocar isso, por melhores que sejam. Sei lá, o CRUJ simboliza uma época em que as coisas eram tão mais fáceis. Lembro de quase tudo!

Você tem que falar do diário da vó Carola, senão eu quero meu dinheiro de volta :p

Alan Raspante disse... [Responder]

Ah, eu lembro desses dois desenhos! Adorava o "Timão & Pumba", hehehe...

Demais mesmo xD

Thiago Chaves disse... [Responder]

Esses eram os meus desenhos preferidos no TV CRUJ!

Saudades daquele tempo! =DD

Britto disse... [Responder]

Estes também estavam entre os meus favoritos. Mas vem mais por aí, então fica difícil escolher!

@blogaritmox: infelizmente, ninguém lembrou do "diário da vó Carola" a ponto de comentar a respeito. Mas se quiser contar aqui para nós, será um prazer relembrar...

André San disse... [Responder]

Caraca, eu me lembro desta matéria da Folha. Naquela época, eu já me interessava pelo jornalismo e pelo noticiário televisivo. Belo resgate, Britto! E Turma do Pateta e Timão e Pumba tem um lugar especial nas minhas lembranças, talvez por terem sido as primeiras atrações deste infantil que marcou a minha vida!
André San - www.tele-visao.zip.net

Anônimo disse... [Responder]

EU gostava muito de assistir TV cruj Pena que acabou.timao pulba era Meu desenho preferido.e quem assiste esse e Meu filho de quatro anos.kkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...