sexta-feira, 26 de março de 2010

Melhores do Ano x Troféu Imprensa

A Globo e o SBT reservaram para o próximo domingo, 27, a exibição dos programas Melhores do Ano e Troféu Imprensa. O primeiro vai ao ar dentro do Domingão do Faustão, enquanto o segundo será exibido como parte do Programa Silvio Santos, a partir das 19h00.

Todo mundo sabe que a ideia dos programas é basicamente a mesma, mas a diferença é gritante. A premiação apresentada por Faustão costumava ocorrer no final de ano, mas desde o ano passado entra em março, evidentemente para que os votos do público possam abranger o ano anterior inteiro. Mas o que acontece nesta votação é que todos os indicados - exceto da área musical - são contratados da Rede Globo, fazendo com que o troféu seja monopolizado entre os artistas da emissora, e até perca o significado que poderia ter.

Já no SBT, o tradicional evento conduzido por Silvio Santos, e muitas vezes lembrado como o "Oscar da TV brasileira", abre espaço para profissionais de todas as emissoras. Só que ao invés de dar voz ao público - coisa que acontece com o Troféu Internet, apresentado na mesma ocasião -, a votação é feita entre os jurados presentes no momento da gravação. Entre os jurados estão José Armando Vanucci, Leão Lobo e Décio Piccinini - que formam uma espécie de Academia da mídia nacional.

Ambas as premiações têm seus prós e contras. Nenhuma chega a ser comparada com um Emmy, prêmio máximo da TV mundial, mas cumprem sua função. Só que o Troféu Imprensa,criado por Plácido Manaia Nunes em 1958, poderia ocupar um posto de maior prestígio. O mais apropriado seria exibição ao vivo e toda pompa digna de um Oscar - com suas devidas proporções, é claro.

7 comentários. Só estou esperando o seu...:

Tô Ligado disse... [Responder]

Bem, achei legal a ideia da Globo em colocar o Melhores do Ano abrindo a grade de programação da emissora... Como o Faustão fala todo ano, a festa é restrita aos profissionais da Globo.

Quanto ao Trofeu Imprensa, acho que o programa é um marco na TV brasileira, mas não recebe os cuidados necessarios. Deveriam divulgar mais e tentar aproximá-lo mais do público.

Bom fim de semana!

Alan Raspante disse... [Responder]

"Troféu Imprensa" tem tudo para ser uma grande cerimônia. Uma pena que isso não acontece !
Mas mesmo assim prefiro o TI ao MDA da globo !

Vinícios disse... [Responder]

é exatamente com o ja foi dito em outros comentarios! O Troféu Imprensa, é a maior premiação da tv brasileira, isto, so por não distinguir os profissionais por emissora!

Imagine, se fosse tratado como um grande evento!!

É verdadeiramente uma pena!! Quem sabe um dia!!

Mariana Linhares disse... [Responder]

Eu sempre acompanho as duas premiações com muito interesse... E concordo que o TI merecia mais cuidado, divulgação... Enfim, merecia ser mais valorizado.

Gustavo Fiorini disse... [Responder]

Novo blog na área, Britto!
http://telememoria.blogspot.com

Mas o PANORAMA continua valendo...

André San disse... [Responder]

Oi Britto! Bom, nenhum dos dois prêmios tem muito prestígio atualmente. O Melhores do Ano serve para babar ovo nos globais, e o Troféu Imprensa os ganhadores raramente aparecem para receber... Hoje vejo o Prêmio Contigo de TV como o principal prêmio da televisão brasileira. Mas sobre MDA e TI, fico com o segundo. MDA é votação popular, ou seja, está sujeito à votação desenfreada dos fãs. A vitória de Luan Santana é uma prova disso. O TI, ao menos, tem um júri técnico, com opiniões mais embasadas. Haha, adorei o Johnny Depp de Malévola! Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Lucas disse... [Responder]

Essa foto do tio Sílvio é montagem ou é antiga??? Bah, como o André falou, o troféu da Contigo parece ter mais valor do que o Troféu Imprensa ou o Melhores do Ano. E tanto no Troféu Internet como melhores do ano, interessante destacar que muitos dos vencedores são por conta das febres da net. André citou o primo dele, Luan Santana, mas tem também a Banda Cine que ganhou troféu Internet e prova o que eu falo.
Lucas - www.cascudeando.zip.net

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...