sexta-feira, 5 de março de 2010

Ontem e Hoje: "Alice no País das Maravilhas"


Chegou aos cinemas dos Estados Unidos nesta sexta-feira, 05 de março, o novo longa dos estúdios de Walt Disney, Alice no País das Maravilhas. O clássico de Lewis Carroll, que já foi adaptado para as telonas pelo próprio Disney na década de 50, ganha uma nova roupagem no século 21, com a marcante direção de Tim Burton, acompanhada da tecnologia 3D. Enquanto a estreia não acontece por aqui, aproveite para conhecer um pouco mais sobre o maravilhoso mundo de Alice, em algumas das diversas versões que a clássica estória já recebeu...

1862: Charles Lutwidge Dodson, mais conhecido como Lewis Carrol, está num passeio de barco com o reitor Christ Church e suas três filhas, uma delas chamada Alice (foto). Carrol conta uma história sobre uma garota também chamada Alice, que vai parar num mundo fantástico depois de cair numa toca de coelho. Lá ela conhece personagens bem estranhos, e enfrenta, entre um perigo e outro, várias mudanças de tamanho. A menina gosta tanto da história que pede que ele a escreva. Em 1864, Alice é presenteada com um manuscrito intitulado Alice's Adventures Underground (As Aventuras de Alice Embaixo da Terra).

1965: Lewis Carroll resolve publicar o livro, com ilustrações de John Tenniel. Para tanto, o autor acrescenta alguns acontecimentos na história, envolvendo o Gato de Cheshire e o Chapeleiro Louco. O título também muda, e a história passa a ser conhecida como Alice's Adventures in Wonderland, ou simplesmente Alice in Wonderland. Apesar de trazer um texto predominantemente infantil, a obra apresenta muitas mensagens em suas entrelinhas, além de lógica e matemática, matéria que Carroll lecionava.

1903: Alice ganha sua primeira versão cinematográfica. O filme mudo, originário do Reino Unido, foi dirigido por Cecil Hepworth e Percy Stow e estrelado May Clark.

1951: A mais famosa versão das peripécias de Alice é lançada por Walt Disney. A animação é baseada não só no primeiro livro de Carrol como também em Alice Através do Espelho, sua segunda aventura. O filme se torna um clássico, tanto que sempre que a sonhadora menina é lembrada, está caracterizada com seus cabelos loiros e vestidinho azul. Mas a adaptação de Disney, apesar do sucesso na TV, é também marcada como um dos maiores fracassos do estúdio do Mickey.

2010: Chega aos cinemas a esperada versão do clássico pelas mãos de Tim Burton, diretor de filmes como Edward, Mãos de Tesoura e A Fantástica Fábrica de Chocolate, ambos com Johnny Depp no papel principal. Em Alice, Depp volta a trabalhar com o excêntrico diretor, e interpreta o Chapeleiro Louco, que no longa ganha um destaque maior. Ao lado dele estão nomes como Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha), Anne Hathaway (Rainha Branca) e Mia Wasikowska (Alice).

O roteiro tem inspirações nos livros de Carrol, mas não é uma adaptação fiel. Alice agora aparece crescida, em meio à sociedade aristocrática da Era Vitoriana, e noiva de um homem que não ama. Ela não se lembra da aventura que viveu anos atrás, mas ao cair numa toca de coelho, acaba voltando ao País das Maravilhas, onde recebe a missão de salvar o reino de Underland, que está nas mãos da temível Rainha Vermelha. Para derrotar os inimigos, Alice ela contará com a ajuda de personagens conhecidos do público, como o Gato de Cheshire, a Lebre de Março, Tweedle-dee e Tweedle-dum, a sábia Lagarta, entre outros. Para tornar a aventura ainda mais interessante, novos personagens são incluídos, como a Rainha Branca e o Valete de Copas.

.: Veja o trailer:

Como pode ver, a tecnologia do cinema moderno dá um brilho e tanto ao filme. Com atores reais em meio a personagens criados por captura de movimentos, o resultado é um visual estonteante. Além das cópias convencionais, o filme está sendo exibido em 3D, o que promete ser uma experiência e tanto!

Confira agora como ficou o visual dos principais personagens do longa, e compare com as antigas versões, tanto dos livros de Lewis Carrol como da adaptação de Walt Disney. Clique nas imagens para ver em melhor resolução.






Curtiu o especial? Vai ver o filme no cinema? Estreia dia 23 de abril nos cinemas nacionais. Ah, não deixe de comentar!
Com informações da Wikipédia e do Fórum AnimationS.

11 comentários. Só estou esperando o seu...:

Alan Raspante disse... [Responder]

Nossa, Britto, perfeito essa sua pesquisa sobre "Alice". Tinha muitas coisas que eu não sabia...
E não vejo a hora que o filme estreie logo aqui na minha cidade, num mme aguento de tanta curiosidade !

Alan Raspante disse... [Responder]

Ahhh, esquecei de comentar rs
Parabéns pelo 1 ANO DE BLOG, e que venham muitos mais anos !
Até ! =)

Alan Raspante disse... [Responder]

hmmm, rs
Bem, errei e errei feio, num é o teu blog que ta completando 1 ano...
esquece o comentário de felicitações ! rs
#MICODOANO!

Mariana Linhares disse... [Responder]

Hum, muito bom saber mais sobre Alice... Destaque máximo para as ilustrações. O post ficou 10!

blogagenda-mix.blogspot.com

J. Júnior disse... [Responder]

Especial super completo, Britto! Muito bom mesmo. Pessoalmente, a primeira vez que assisti "Alice no País das Maravilhas" (no caso, a versão clássica da Disney) não me simpatizei muito com o filme. Mas ao assistir pela segunda vez quando foi exibido no "Sábado Animado", do SBT, há um tempo atrás (fato raríssimo passar clássicos dos estúdios Disney na TV aberta) passei a gostar bastante e entrou para a minha lista de animações favoritas. Como colecionador de DVDs de clássicos da Disney mal posso esperar para adquirir o DVD que será lançado no ano que vem e é claro, assistir ao filme do Tim Burton!

Abraço!

André San disse... [Responder]

Cara, tá com todo o jeitão de ser o filme do ano! Sou fã do livro, adoro a animação da Disney e Tim Burton com uma história dessa nas mãos é de fazer estrago! Ainda mais com Johnny Depp em mais um papel bizarro! Deve ser, no mínimo, delicioso! E Betty chegando ao final... deixa saudades! Excelente série! Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Blogaritmox disse... [Responder]

difícil a Disney se lembrar de Alice como um fracasso, ou pelo menos vamos arriscar que eles não se arrependem de terem feito... muito marcante

todo esse apanhado histórico ficou muito bom!

o novo filme foi uma estreia das mais aguardadas! ainda não vi, mas em 3D deve ser imperdível.

abs

aionr disse... [Responder]

Essse filme eu não perco por nada!!
Vai ser imperdivel... E eu adoro a história da Alice

Tô Ligado disse... [Responder]

Opaaa

Só estou esperando vir para o cinema da minha cidade.

Com certeza um grande filme!!!!

Abraços!!
Brunno

http://toligado1.blogspot.com

Érico disse... [Responder]

Excelente! Pena que o filme ainda vai demorar pra chegar no Brasil...

Anônimo disse... [Responder]

Foi ótima a sua pesquisa , adorei !
Mas só faltou a imagem do Coelho Branco , adoro a história da Alice .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...