terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ranking O&O: Os Grandes Destaques de 2009 | Parte 1

O Opinião & Opção traz, a partir de agora, um ranking com os maiores destaques do ano, desde universo televisivo até o cinematográfico, passando rapidinho pelo mundo da música. Inicialmente o especial é composto de quatro partes, mas dependendo da colaboração dos leitores, pode se estender um pouco. Confira agora algumas das revelações de 2009...

Entre as revelações do ano sem dúvida não poderíamos deixar de destacar a microssérie Maysa - Quando Fala o Coração. Com ares de superprodução, Maysa foi baseada na história real da cantora brasileira Maysa Mattarazzo. Escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim (filho da cantora), a microssérie foi muito bem recebida pelo público e pela crítica, e surpreendeu ao alcançar excelentes índices de audiência logo no início do ano. Pouco tempo depois, a microssérie, que lançou na telinha a competente (e parecidíssima com Maysa) Larissa Maciel, foi lançada em CD e DVD.

O sucesso de Marcelo Adnet e Kiabbo à frente do 15 minutos fez a MTV perceber que o jovem não quer só música, e por isso a emissora do Grupo Abril resolveu investir mais em humor inteligente. Em março entrou no ar o Furo MTV, um programete com o resumo das notícias, comentadas de forma descontraída pela hilária Dani Calabresa e pelo mal humorado Bento Ribeiro. Já no mês de maio, foi a vez do Furfles entrar no ar, trazendo um tema diferente a cada semana. Comandado por Marcelo Adnet, o humorístico das noites de sábado traz também outros humoristas, revelados no Quinta Categoria 2008. No VMB 2009, o destaque também foi Adnet, que confirmou seu talento cantando e apresentando o prêmio ao vivo.

O próprio Twitter é uma revelação de 2009. O microblog virou mania entre os internautas, e lá também é possível encontrar muitos famosos. Entre estes está Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e atual manda-chuva do SBT. Através do Twitter, Danibey, como também é conhecida, mantém contato direto com os SBTistas, e usa a opinião dos seus followers para ajustar a grade de programação da emissora. Foi com a ajuda dos tuiteiros que Danibey selecionou alguns filmes das maratonas exibidas este ano, e por meio deles também ficou sabendo que Celso Portiolli era o mais indicado para apresentar o Domingo Legal. Não é besteira nenhuma dizer que o Twitter foi uma das chaves para o sucesso do SBT em 2009.

Bizarra, excêntrica, maluca. Estas são as únicas palavras que eu encontro para descrever o novo nome da música pop: Lady GaGa. Dona de um visual no mínimo curioso, a cantora é camaleônica, surpreendendo a cada aparição com looks que com certeza você não usaria - ou não gostaria de ver sua irmã usando! Um dos momentos em que Gaga chamou mais atenção foi em sua apresentação no VMA 2009, prêmio no qual foi vencedora da categoria Artista Revelação. Durante a performance de Paparazzi, a moça causou polêmica ao encenar um suicídio. Nem precisava ser muito conservador para achar a cena chocante...

Foi com o hit Ximbication, paródia de "Celebration", de Madonna, que essa figura ganhou fama. No videoclipe da música, que também bombou no Youtube em 2009, Ximbica canta que enterrou a Stefhany Absoluta, de quem era a principal concorrente. A cantora na realidade é personagem de uma série online, Tandy, e quando foi criada não se imaginava que faria tanto sucesso. Além de Ximbication, a loira já gravou outras pérolas, como “Vou de Táchi”, baseada em “Vou te Taxi” (Angélica), e “Libera a Saída”, versão de “Obsessed” (Mariah Carey). Ximbica também fez algumas aparições na TV, em programas como Show da Gente, Eliana e Superpop.

Nascida na Bahia, a Banda Djavú é uma das mais tocadas do Brasil. Um dos primeiros programas a abrir as portas para o grupo tecnobrega foi o Domingo Legal, que chegou a liderar com sua participação. Como nem tudo são flores, a banda sofreu acusações de plágio - primeiro pelo título, que pertence a outras centenas de bandas do país; e também pelas músicas, que supostamente foram lançadas originalmente por outro grupo, do mesmo ritmo musical. A banda garante que tem os direitos das músicas, que aliás fazem jus ao título: sempre que você ouve uma delas, tem a sensação de já ter escutado antes...

9 comentários. Só estou esperando o seu...:

Alan disse... [Responder]

Adorei a matéria !

E fiquei fascinado com a minissérie MAYSA, foi mto bem feita e dava gosto de vê-la !

Agora uma coisa que eu não aguento, é essa banda DJAVU, essa banda é horroroza, e tenho certeza que a musica não é deles, eu tenho certeza que ja tinha escutado antes.
Sem contar que se voCê parar pra ouvir vc vai perceber que os arranjos são iguais, de todas as musicas deles, o ritmo eu digo assim sabe, não muda !

! Marcelo Cândido ! disse... [Responder]

Disse tudo!
Só faltou falar da Fazenda
Do sucesso da primeira a da muita normalidade da segunda...
E essa matéria merece uma parte 2 só falando das novelas
Foram muitas,,,
Abraço
!!!

Amaral disse... [Responder]

Ótima seleção, Britto. Realmente 2009 foi o ano mais movimentado da televisão. Na música, a morte de Michael Jackson, por exemplo. Nessa retrospectiva, assunto é o que não vai faltar. Aguardando a segunda parte, hein?

Amaral disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline disse... [Responder]

A-DO-REI!!!
Fico no aguardo das próximas partes!

Vine - Canal Certo disse... [Responder]

Cara, parabens pelo texto!!
Mtoo bom!

Alias, sem sombra de duvidas 'Por toda minha vida' e 'Maysa' foram excepcionais. Produções de se tirar o chapeu, a caminsa... e assim por diante...

Marcelo Adnet, por si só ja é um grande destaque, e com a criatividade e inteligencia da MTV em explora-lo em programas dinamicos e de qualidade, seu profissionalismo ficou evidente!!

DaniBey é a nova geração do SBT. Conseguiu provar que sabe lidar com Tv e que tem muita capacidade para isto, prova simples disto, eh a sua interação com o telespectador da emissora atraves do twitter, e a recente criação do horario de séries no SBT!


... Abraço, Vinicios!

• blogaritmox • disse... [Responder]

Crê em Deus Pai!

Que é esse Ximbica? Já tinha ouvido falar, mas nunca corri atrás de ver quem era.

Danibey foi realmente um grande destaque. Apesar de não ter trazido o Chapolin de volta, me ouviu quanto a exibir MOONWALK, e me fez concluir que ela lê todos os tweets, embora só responda/atenda os que quer, hehe

Concordo com a lista toda. Lady Gaga é tão doida que eu já gosto dela. Doida e inteligente, um tipo raro!

Abraço

Maria Terezinha(TE) disse... [Responder]

Vc realmente acertou nos destaques, uns bons outros ruins , mas se destacaram mesmo na mídia.Acho que o Celso conseguiu ser apresentador do DL , por pressão nossa no twitter mesmo.

Tô Ligado disse... [Responder]

Para sempre MAYSA.

Tbm gosatei muito de Som & Fúria.

Boa semana!
Brunno

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...