sábado, 28 de novembro de 2009

Desvendando o Blogueiro - 2ª edição

Está no ar a segunda edição da primeira temporada do talk-show do Opinião & Opção: Desvendando o Blogueiro. E o convidado da vez é um carinha que dedica seu espaço na internet para falar sobre música e TV, noticiando e expondo sua opinião, sempre com uma boa dose de humor ácido. De quem estou falando? De Esdras Lophes, editor do blog Antena Online, indicado pelo entrevistado anterior, Thicovski. Leia e satisfaça suas curiosidades sobre mais um blogueiro...

Ping-Pong: Pessoal

Nome: Esdras Lophes
Idade: 18 anos
Profissão (ou curso): Rádio e TV (radialista)
Coração (estado civil): Solteiro
Hobby: Baixar coisas (séries, filmes, músicas...) da internet.
Prato: Todas as besteiras do mundo. Nesse ponto, sou pior do que criança.
Viagem: Não sei. Parque da Xuxa? kkkkk...
Piercings: Dá sentido a existência do umbigo feminino.
Tatuagens: Nenhuma, só cicatriz mesmo.
Um Acessório: Cueca, sempre.
Família: O bem mais precioso que Deus me deu.
Dinheiro: Importante, mas não é o essencial.
Deus: A razão pela qual existo.
Defeito: Não identificar defeitos em mim mesmo.
Saudade: Da minha infância.
Sonho: Aprender inglês sem precisar da Fisk.
Um Homem: Meu pai.
Um Mulher: Minha mãe.
Um Ídolo: Não tenho nenhum ídolo.
Um Mico: O Chico, de "Caras e Bocas".

Ping-Pong: Opinião

YouTube: A porta da fama.
Antena Online: Quase um filho.
Twitter: Muito melhor que o Orkut e o Facebook juntos.
Música: O melhor calmante criado na face da Terra.
Livro: Diverte, enriquece e não acrescenta dores!
Televisão: Já foi melhor.
Novela: Belíssima. Oh novela boa!
Filme: O terminal (aquele em que o Tom Hanks repete "Cracóvia" 1001 vezes)
Série/Desenho: Chaves
Emissora: Não tenho canal favorito. Se tivesse, pode ter certeza, escreveria sem sombras de dúvidas!
Cantor: Lázaro (é um cantor gospel, da Bahia, que está fazendo um sucesso absurdo em SP).
Cantora: Beyoncé
Ator: Tony Ramos
Atora: Sandra Bullock
Apresentador: Silvio Santos
Apresentadora: Hebe Camargo
Programa de TV: Profissão Repórter e 12 Mulheres
O Melhor na TV: A concorrência entre as emissoras no domingo.
O Pior na TV: A baixaria.

Ping-Pong: Opção

Loiras ou Morenas - A cor de cabelo é o que menos importa.
Forró ou Rock - Depende do dia e do meu humor.
Carro ou Bicicleta - carro
Tanquinho ou Barril - Tanquinho, o barril é do Chaves.
Comédia ou Ação - Comédia
Johny Bravo ou Bob Esponja - Bob Esponja, o coitado é tão desastrado quanto eu.
Calor ou Frio - Frio, muito frio.
Pica-pau ou Pato Donald - Pato Donald
Sônia Abrão ou Geraldo Luís - Com certeza a Sonia Abrão. Sinceramente, ela é uma boa profissional e já demonstrou isso anos atrás, porém, infelizmente, deixou-se guiar pelo irmão/diretor que é um pobre coitado, não sabe dirigir nem o próprio automóvel. É o profissionalismo jogado no lixo.
Madonna ou Britney Spears - Britney Spears, de preferência aquela de 2003.
Beyoncé ou Rihanna - Beyonça, claro!
Eliana ou Ana Hickmann - Ana Hickmann para olhar, Eliana para ouvir.
Pânico ou CQC - CQC
Mais Você ou Hoje em Dia - Nenhum dos dois!
Lady Gaga: Excêntrica ou Exibida - Excêntrica e exibida! Daquelas que duram 5 anos e somem, ninguém sabe onde se enfiou!

A Entrevista

- Qual foi sua principal motivação para criar um blog sobre TV? Existe algum outro blog ou site que o inspira?
A principal motivação foi a minha obsessão por TV. Desde moleque, passava horas assistindo e horas comentando o que eu havia assistido. Quando descobri que na internet existia a possibilidade de criar um espaço sobre TV, sem pagar nada, não pensei duas vezes e criei um blog! Sobre a outra pergunta, sim, todos os blogs e sites que visito me inspiram de alguma forma, inclusive, o seu.

- O "Antena OnLine" não foi seu primeiro blog, certo? Quando surgiu o "Diário da TV"? Fale um pouco sobre ele e o porquê da mudança.
Exatamente, o “Antena OnLine” não foi o primeiro. Se é que eu me lembro, comecei com o “Diário da TV” no final de 2005. Adorava copiar e colar as matérias da Fabíola Reipert, do Flávio Ricco e de todos os blogs e páginas de TV que apareciam na minha frente. Até o dia em que eu me dei conta do quanto o blog era chato. Daquele jeito, ninguém nunca, em sã consciência, iria gostar das “minhas” postagens. Resolvi escrever meus próprios textos e, posteriormente, trocar de servidor (gente, o UOL é péssimo!). Fui pro Terra (outro lixo) mantendo o nome “Diário da TV”. Perdi a senha desse blog, larguei tudo e embarquei no Blogger, que me negou o registro do nome “Diário da TV”. Veio então a paixão da minha vida, o “Antena TV” que hoje é o “Antena OnLine”.

- Ah, antes de ser "Antena Online", seu blog se chamava "Antena TV". Você acha que a mudança prejudicou ou beneficiou o blog em algum sentido?
Na verdade, eu só mudei o nome do blog porque não queria mais comentar só sobre televisão. Queria abrir caminhos diferentes, escrever sobre tudo. Daí, me veio na cabeça trocar o “TV” pelo “OnLine”. Eu não acho que isso prejudicou, pelo contrário, o blog ganhou mais abrangência.

- O que mais lhe satisfaz: número de acessos ou número de comentários? Por quê?
No meu caso, os dois! Um é complemento do outro. Do que adianta o contador marcar 100 mil acessos por dia e não ter nenhum comentário? Eu entendo blog como um meio de interatividade, onde as pessoas têm o direito de rebater a opinião do blogueiro por meio dos comentários. Acho o fim criarem restrições do tipo “seu comentário depende da aprovação de não sei quem”. Eu, pelo menos, entro em depressão quando os internautas não comentam os meus posts.

- Você acha que o blog vive atualmente sua melhor fase, ou já esteve mais em alta?
Sinceramente, o blog não está em sua melhor fase. Ando meio relapso com as atualizações e isso faz muita gente desistir de voltar no “Antena OnLine”. Mas isso tem uma explicação, não é por mera preguiça. O tempo está corrido e o meu computador com problemas “emocionais”. Sem querer, eu acabo deixando de lado o blog. Mas o Twitter tem me segurado as pontas!

- A música é um dos temas mais recorrentes na atual fase do "Antena", sempre intercalando com assuntos sobre televisão. Se você fosse obrigado a deixar de falar sobre um desses dois, qual escolheria? Por quê?
Eu deixaria de falar sobre música. Eu AMO música, nada contra, mas ela funciona para o blog como um subterfúgio. Por eu não estar assistindo tanta TV como antigamente, tenho de procurar notícias relacionadas ao meio musical para manter minha página atualizada. A televisão vai fazer parte da minha profissão e eu não a abandonaria de jeito nenhum.

- Pensa em abandonar o blog algum dia? Como acha que será depois que isso acontecer?
Claro que sim. Todos os dias eu penso: “Se agora já está difícil parar e pensar no que escrever, o que dirá logo adiante, quando a situação complicar ainda mais?”. É como dizem, tudo o que é bom acaba. E se isso realmente acontecer, vou me sentir muito ruim. O pior de todos os homens!

- Vamos mudar um pouco de assunto. Por que Rádio e TV?
Porque Rádio e TV é a minha praia. Me sinto bem ouvindo/assistindo e me sentirei melhor ainda produzindo um programa de rádio ou de TV. Se não fosse o curso de RTV, não seria nenhum outro. Pegaria o meu bom senso e me tornaria escravo do Mcdonalds!

- Em sua carreira, pretende adotar algum diferencial em relação aos outros profissionais?
Esse é o meu objetivo. Mas responderei melhor essa pergunta quando terminar a faculdade.

- O que você não vê de jeito nenhum na TV e na internet? Diga-nos o porquê.
Na TV, eu não assisto de jeito nenhum o “É notícia”, da Rede TV. Muito chato e intelectual para um domingo à noite. Na internet, eu prefiro não ver o resultado dos e-mails que me tornam milionário e que pedem a minha senha de banco e CPF.

- Quando entra na internet, quais são as primeiras páginas que visita? Indicaria alguma delas para nós?!
Todos os dias a mesma ordem se repete: E-Mail pessoal, Twitter, Folha Ilustrada, Flávio Ricco, meu blog, outros blogs e o restante muda de acordo com o dia. A minha indicação vai para o blog da Rosana Hermann, um dos melhores que eu acompanho. Ela posta várias vezes ao dia e com muito bom humor.


>> Interrompemos esta postagem para informar que o entrevistado Esdras Lophes terá de responder a mais 5 perguntas, elaboradas pelo blogueiro Thicovski Ribeiro...

1 - O futuro que você está traçando agora é o mesmo que você imaginava quando era mais novo?
Não. Há três anos, por exemplo, eu não planejava o que faria da vida. Era apenas um garoto irresponsável. Eu mesmo devo me aplaudir. Faço coisa que nem eu acredito!

2 - Qual a melhor postagem que você já publicou?
Sinceramente? Eu sou exagerado demais na auto-crítica. Acho os meus posts terríveis. Tanto que eu vivo mudando frases ou até disposição da imagem dos textos já publicados. Se você for um leitor observador, já deve ter reparado isso. Mas, respondendo sua pergunta, o post que deu mais repercussão e que eu me senti muito bem ao lê-lo foi o especial “Os 5 melhores fiascos musicais”. [clique aqui para ver]

3 - E qual a postagem que você nunca faria, ou não faria de novo?
Eu nunca faria algo pornográfico no blog. Agora, o que eu não faria de novo... Por enquanto, eu não apago nada do que eu fiz.

4 - O que a sua família acha do Antena?
Da minha família, só minha irmã sabe do blog. Ela adora, mas faz décadas que não visita o “Antena”. E eu só não conto para o resto da família por falta de motivação. Com certeza, não faria diferença na vida deles saber da minha aquisição virtual.

5 - Você é um dos parceiros mais antigos do meu blog, de quando não tínhamos nem um terço do currículo que temos hoje. E depois de todo esse tempo, já te considero um amigão, certo? Mande um abraço pros leitores do Blogaritmox (mas não pro Celso Freitas)! Somos seus fãs (ele também é, só não vale a pena mandar o abraço)!
BLOGARITMOX! Tá aí, outro parceiro dos bons! Sinceramente, ainda não entendi o que o dono do blog está fazendo em Direito, mas tudo bem. É com grande prazer que eu mando um “salve” para os leitores do BLOGARITMOX, para o Thicovski (se pronuncia TICOVISQUI, é assim?), Opinião & Opção e, por fim, o grande Pedro Britto.

Voltamos à programação normal:
- Você começou a blogar muito jovem, não foi? Que conselho daria aos leitores - jovens ou não - que desejam seguir o mesmo rumo?
Daria o seguinte conselho: “Meu querido, se você quer criar um blog para copiar as notícias dos outros, tente esquecer esse desejo, pois milhões de pessoas já fazem isso. Agora, se a vontade é fazer a diferença, siga em frente, deixe sua marca pessoal na Web e crie uma conta no BLOGGER (o melhorzinho de todos). Com ele, a liberdade de expressão e de layout é total, fora que o serviço é grátis. Seja inteligente, crie o seu!”.

- Por que os internautas devem acessar o Antena Online? Cite pelo menos três bons motivos.
O internauta deve acessar o “Antena OnLine” porque é um blog original, interativo, as vezes irresponsável, porém comprometido com a diversão. Quando posto, procuro ser o mais leve possível, afinal é um canal de entretenimento e não um jornal online. O “Antena” é leitura obrigatória para todos, sem contra indicação!

- A pergunta que não poderia faltar: O que você acha do "Opinião & Opção"?
Um blog parceiro, inteligente e organizado [ah, sei...]. Acho interessante você separar o conteúdo em colunas semanais. Quem gosta da Disney, por exemplo, se sente no céu quando acessa o “O&O”. Gosto daqui!

- Tem mais alguma coisa que gostaria de dizer? Fale agora ou se cale para sempre.
Eu tenho! Quando você “desvendará” o Pedro Britto? [acha mesmo que há o que desvendar?!]

Espero que tenham gostado da segunda edição do Desvendando o Blogueiro. Não deixem de visitar o blog do Esdras e, é claro, de comentar a entrevista! Até a próxima...

14 comentários. Só estou esperando o seu...:

Vinícios disse... [Responder]

Mais uma vez! Parabens pela iniciativa de criar esta coluna!!

Eu (Vinicios) posso me dizer iniciante ainda neste universo de blogueiros, e diante desta coluna consigo absorver de cada entrevistado, experiencias e opniões que so vem a acrescentar ao 'estilo vinicios de pensar'!!

Abraço!!
e cara, fikei mto feliz quando vi o Canal Certo em "MEU FAVORITOS"!

Vlw!!
Alias, não sei se vc viu, mas indiquei o 'O&O" para receber o selo "O teu blog merece ser filmado"!!

Ta lá na pagina inicial do Canal Certo!

• blogaritmox • disse... [Responder]

Acho que o Wordpress também deve ser bom. Ele e o Blogger. O resto? Nenhum presta! Já tive um blog pelo zip.net também, há uns seis anos, e não aprendi absolutamente nada nele. Boa droga!

E caras, foi muito bom saber um pouco mais do Esdras, figura antiga da blogosfera!

Eu já gostava do Antena TV, e gosto ainda mais do AOL (você devia adotar essa sigla), que é bem mais abrangente mesmo, do jeito que você planejou desde o início.

Muito sucesso pra você, e por favor, quando se formar vê se dá um jeito nessa tevê brasileira!

Outra coisa: gosto muito da Sandra Bullock também. Mas hoje, se fosse escolher uma atriz, certamente seria a Shelley Long, uma das mais completas que já vi.

Abraços!

André San disse... [Responder]

Muito bacana a entrevista com Esdras Lophes, um dos primeiros blogueiros com quem tive contato quando entrei na blogosfera, e com quem troco ideias até hoje através dos coments em blogs. Dou muita risada com o blog dele e foi legal saber um pouco mais sobre ele. É realmente bem legal essa seção, espero que ela tenha vida longa. Parabéns pela iniciativa. Hey, adorei o trailer de Toy Story 3. Sou megafã da franquia e já estou ansioso pela chegada do novo filme. Enquanto isso, vou revendo Toy Story e Toy Story 2, da minha velha coleção de VHS's... hehehe! Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Otávio disse... [Responder]

Muito boa a entrevista! O Esdras Lophes, é ótimo.Parabéns pela iniciativa.[2].Melhor que Toy Story 3 só Sherek 4. Cara, já vi essa sinopse antes, espero que seja legal!!!!!

http://maquinaquadrada.blogspot.com/

Érico disse... [Responder]

Muito legal mesmo essa seção, parabéns! Pena que não tenho um blog também...

Ah, gostei também da montagem com os destaques da entrevista!

Alan Raspante disse... [Responder]

Parabéns ao blog, pela coluna !
Muito legal, uma boa iniciativa !

ja conhecia o antena online, e sempre gostei e agora gosto mais ainda !
e la nu meu blog tem um selo pra ti, que lembra um pouco essa coluna. Acho a sua cara !
uahsuauahsuahsua

teh mais e boa semana !!

Alan - antenado pop

Alan Raspante disse... [Responder]

ahjhhhhh
e num sei se ja tinha comentado, mais fikei feliz pakas ao ver meu blog em seus favoritos !
pode ter certeza que o seu tbm tah ! xD

Maria Terezinha(TE) disse... [Responder]

Ótima entrevista.Esdras, tem certeza que só tem 18 anos? Escreve como gente grande. Parabéns!

Esdras Lopes disse... [Responder]

Fala gente! Que emoção! ESTA SEÇÃO É MUITO MELHOR DO QUE QUALQUER PÁGINA AMARELA DA VEJA!

Gente, eu tenho 18 anos SIM! hauahuahuhauha!

Muito boa a entrevista.
Tchau!

Tô Ligado disse... [Responder]

Atora: Sandra Bullock
Corrige ai Britto!!
Abç

Britto disse... [Responder]

Valeu, gente!
Não imaginava que a seção fosse agradar tanto, mas pelo que vejo, funcionou...
A ideia em si já é legal, mas vamos concordar que os entrevistados colaboram, e muito!

Amaral disse... [Responder]

Muito boa a entrevista, Britto. As perguntas foram muito bem elaboradas e você consegue tirar muito bem as informações do entrevistado. Gostei.

Janaína disse... [Responder]

ATORA?

Não seria atriz?

De resto adoro o blog um dos melhores.

Britto disse... [Responder]

Gente (Brunno e Janaina), o "atora" foi proposital. Na edição anterior, usei "cantriz" para me referir a cantora e ninguém reclamou... Mas valeu a atenção, obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...