quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Nem sempre fui "global"... parte 3

A terceira parte do Ranking O&O está no ar. Veja agora mais personalidades, entre atores e apresentadores, que começaram "de baixo" e hoje são nomes de peso da Rede Globo:

Mariana Ximenes estreou como atriz ainda aos 13 anos, na novela 74.5 - Uma Onda no Ar (1994), da Manchete. Depois de participar de vários comerciais, teve um up em sua carreira no ano de 1998, quando participou da novela Fascinação, do SBT. Logo em seguida, entrou na Globo, onde começou com participações pequenas, até ganhar personagens de mais destaque, como Bionda, em Uga-Uga (2000), e Isabel, em A Padroeira (2001). Em 2003 fez sua primeira protagonista, Ana Francisca, de Chocolate com Pimenta. Também atuou em outras novelas e filmes, além da minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003). Seu último trabalho na TV foi como Lara, em A Favorita (2008).

Caio Blat não começou nem na Globo nem no SBT, como muitos pensam. O ator fez sua estreia ainda pequeno, na TV Cultura, onde participou das séries O Mundo da Lua (1991) e O Professor (1992). A primeira novela de sua carreira foi no SBT: Éramos Seis (1994), onde interpretou o jovem Carlos. Continuou na emissora até 1998, depois de participar das tramas As Pupilas do Senhor Reitor (1997) e Fascinação (1998). A Globo o contratou no ano seguinte, e começando por Andando nas Nuvens (1999), participou de vários trabalhos, destacando-se pelos papéis em Um Anjo Caiu do Céu (2001), onde foi o protagonista, Coração de Estudante (2002) e Da Cor do Pecado (2004). Atualmente, Caio Blat interpreta o personagem Ravi, na novela Caminho das Índias.

Dalton Vigh, que já viveu galãs e mocinhos na Globo, passou por várias emissoras. Muito antes de encarnar personagens como Sahid, em O Clone (2001) e Marconi Ferraço, em Duas Caras (2007), atuou em produções da Manchete, como Xica da Silva (1996) e Tocaia Grande (1995), sua novela de estreia. Em passagem pelo SBT, estrelou o sucesso Pérola Negra (1998), interpretando o cafajeste Tomás, par romântico de Patrícia de Sabrit. Em 2000, voltou a trabalhar ao lado da atriz em Vidas Cruzadas, da Rede Record, onde também apresentou o programa Top TV. Entre outros trabalhos de destaque de sua carreira está o atrapalhado e misterioso professor Oscar, em Malhação (2004), e o vilão Clóvis, de O Profeta (2006). Em breve será possível ver o ator de volta à telinha, na série global Cinquentinha.

Murilo Rosa, atualmente em Caminho das Índias, é bastante conhecido por seus personagens de época. Para se ter uma ideia, entre seus catorze trabalhos na televisão, apenas quatro foram contemporâneos. O início da carreira, a exemplo de muitos outros de sua geração, aconteceu na Manchete, em 1994. Dois anos depois, mudou para o SBT - você sabia? Nem eu! - onde só fez uma novela, Antonio Alves, Taxista. Voltando à Manchete, ganhou destaque nas tramas de época Xica da Silva e Mandacaru (1997). Ma foi em 1999 que Murilo estreou na Globo, e de lá pra cá atuou em filmes, novelas e minisséries de sucesso, como A Casa das Sete Mulheres (2003), O Cravo e a Rosa (2000) e Desejo Proibido (2007).

Ana Maria Braga começou na Record?... Não, dessa vez você se enganou. Antes de apresentar o Note e Anote ao lado de Louro José, a bióloga e jornalista foi âncora de telejornal na extinta TV Tupi. Em 1992, anos depois do fim da emissora, voltou ao ar a convite da Record, para apresentar o formato que a consagrou. Dirigido, produzido e apresentado por Ana Maria, o Note e Anote, foi uma das melhores revistas eletrônicas da TV brasileira, tanto que levou a apresentadora ao Guiness Book por maior permanência no ar. O desempenho de Ana interessou a Globo, e em 1999 - depois de apresentar o Programa Ana Maria Braga nas noites de terça da Record - a apresentadora e seu papagaio trocaram de canal. De início exibido às tardes, o Mais Você é hoje transmitido nas manhãs do canal, e durante esses 10 anos de existência já passou por algumas mudanças por causa da audiência. Saudades da batalha de pegadinhas entre Louro e Ana...

Fausto Silva começou como radialista, tendo como primeiro programa o Balancê (1983), na Rádio Excelsior. Descoberto por Goulart de Andrade, o locutor estreou na televisão em 1984, em horário comprado na TV Gazeta. O Perdidos na Noite estreou em janeiro, e já em setembro era exibido em outra emissora, a Record. Só em 1986 o apresentador ficou conhecido em rede nacional, quando o "Perdidos" passou a ser transmitido pela TV Bandeirantes. Faustão ficou na emissora por apenas dois anos, pois a Globo, que não é nada boba, fez questão de contratar o sucesso da concorrente. Assim, desde 1989 o Domingão do Faustão é transmitido pela emissora, sendo até hoje a atração de maior rendimento comercial.

.: Curiosidade: Lucimara Parisi é produora de Faustão desde a sua estreia, em 1983, quando ainda comandava seu programa na Excelsior>.

.: Aguarde a quarta e última parte. Lá você vai relembrar uma única fonte que revelou vários talentos...

13 comentários. Só estou esperando o seu...:

• blogaritmox • disse... [Responder]

Não sabia de quase nenhum!

Assim: Faltou pelo menos uma emissora em cada um pra eu saber tudo...

Caio Blat em O MUNDO DA LUA? Não me lembro!

Ximenes na Manchete, tb não sabia...

e por aí vai...

• blogaritmox • disse... [Responder]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luize disse... [Responder]

OI Britto, o MuriloRosa fez uma participação no seriado Confissões de Adolescente na Tv Cultura!!!

Tô Ligado disse... [Responder]

Opaaa

A melhor coluna entre os blogs televisivos. Não há nem como comparar!!!Adoro ler essas tiras e ver como cada artista veio evoluindo.

Bom fim de semana!
Brunno

Amaral disse... [Responder]

Realmente, bastante curioso. Não sabia de Mariana ximenes na Manchete,Caio Blat no mundo da Lua, Murilo Rosa no SBT, Ana Maria âncorando um jornal na Tupi e Faustão na Gazeta. Estou meio desinformado!

Amaral disse... [Responder]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maria Terezinha(TE) disse... [Responder]

Dalton Vigh também participou da novela Ossos do Barão , no SBT.

Tita disse... [Responder]

Confirmado! Ana Maria Braga é Bióloga! Já tinha ouvido um comentário desse, mas não acreditei.

Ainda mais pq no programa dela (EU ASSISTI no dia, ninguém me falou não),ela falou que "rato" era um anfíbio.

André San disse... [Responder]

Eita, é difícil mesmo lembrar do Caio em O Mundo da Lua. Também, pudera: ele era um pirralhinho, hehehe! O ator era um dos integrantes do Big Bad Boys, uma "boy band" que eram os ídolos da Juliana, a irmã de Lucas Silva e Silva. Foi uma participação pequena, mas ele estava lá, hauhauahua! Muito bom relembrar essas coisas, parabéns!
André San, www.tele-visao.zip.net

DucadorCH disse... [Responder]

Realmente eu não lembrava dele no Mundo Da Lua!
Tô adorando esse quadro dos globais! Espero que vc consiga fazer mais do que 4 partes!

Carlos Britto disse... [Responder]

Visitem meu blog não é vírus
ccarlosbritto.blogspote.com/

Carlos Britto disse... [Responder]

Eu quero uma parceria pro meu blog
divulgue o meu blog aí,se você quizer essa parceria mande um comentário.

Anônimo disse... [Responder]

ccarlosbritto.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...