terça-feira, 12 de maio de 2009

Jornalismo tendencioso

Domingo não é meu dia favorito para ver TV. Mas, vez por outra, quando não foi programado nada melhor, ou não deu tempo de passar na locadora, o jeito é sentar no sofá e conferir as novidades da programação. Uma delas atende pelo originalíssimo nome Domingo Espetacular. De espetacular não tem tanta coisa assim, mas com certeza dá pra destacar quadros como Dr. Pet e... e... deixa pra lá.

Bom, vamos ao que interessa: a informação no título do tópico. Como raramente vejo o programa - exceto o quadro do veterinário, do qual já sou fã - não poderia generalizar, mas só por duas reportagens da última edição já deu pra perceber que o que muita gente vem dizendo é verdade: a Record faz jornalismo tendencioso.

A primeira matéria foi sobre uma pesquisa realizada por uma psicanalista. Segundo reportagem, a entrevistada estudou dezenas de desenhos exibidos na televisão brasileira e chegou a uma estranha conclusão: Picapau é o mais recomendado para as crianças. A psicanalista disse que o desenho, criado há cerca de 70 anos, fala sobre os desejos mais primários das próprias crianças, e não do mercado do consumismo. Ainda falou que estimula a imaginação e o raciocínio, é fácil de se acompanhar e trata a criança como criança.
Fala sério! O desenho em si não é ruim, mas dizer que é o mais recomendado tem cheiro de armação...

A outra reportagem, ainda mais explícita, começou como quem não queria nada, mas foi logo mostrando as verdadeiras intenções. Estava até interessante, falando sobre o advento dos blogs, mostrando alguns blogueiros e a origem desse "diário virtual". Até que chegou o momento crucial: tudo aquilo era para dizer que Edir Macedo, dono da Universal, também tem seu blog. Foi dado o endereço e explicado o conteúdo; vídeos e textos do bispo.
Dá pra acreditar que não tem alguma interferência da igreja no que é produzido pela emissora? Depois dizem que Iurd e Record são coisas completamente diferentes...

3 comentários. Só estou esperando o seu...:

TE disse... [Responder]

Depois os fanáticos ainda acham ruim quando a gente fala que a Record é financiada pela iurd. Por isso , eu nem assisto nada lá.

J. Júnior disse... [Responder]

É por essas e outras que eu nunca acreditei nessa história de que a Record e a IURD são totalmente separadas... Somente o fato de a direção da emissora contar com inúmeros bispos já mostra isso.

Mas essa história de que o Picapau é o mais recomendado para crianças só pode ser piada (uma amiga me contou sobre essa reportagem ontem e eu quase não acreditei). Quer dizer que Picapau é mais educativo que os ótimos desenhos da TV Cultura?

Ah, e esse blog do Edir Macedo é o último que eu visitaria no mundo!

Valeu!

DucadorCH disse... [Responder]

Que vergonha...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...