quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O Dia D

Hoje é um dia decisivo para o SBT! Com o fim da novela Pantanal, que alavancou os índices da emissora e fez Silvio Santos voltar a lutar pela vice-liderança, a situação do SBT pode se complicar, e muito.

Conforme divulgado pela própria assessoria do canal, ninguém menos que Revelação será a substituta do sucesso da Manchete. Mas será que a novela de Iris Abravanel conseguirá repetir o feito da trama de Benedito Ruy Barbosa, ou pelo menos se manter como está?!

Muitos dirão que não, já que Pantanal foi um marco da teledramaturgia brasileira, e carrega grandes nomes na direção, autoria e elenco. Sendo no princípio divulgada como "Arma Secreta", a novela teve em seguida uma forte campanha de marketing, levando o SBT mais uma vez à apelação, pedindo que, com o fim de "A Favorita", o telespectador trocasse de canal.

Mesmo rodeada de interrogações, "Pantanal" mais uma vez fez sucesso e com certeza entrou para a história do SBT. A novela que despertou o ânimo de Silvio Santos, a novela reprisada, com imagem de VHS, que conseguiu por muito tempo vencer a superprodução inédita da concorrente. Muitos rótulos definirão a temporada de Pantanal no SBT, mas será que a partir de hoje tudo isso vai mudar???

Sendo o mais otimista possível, existem pontos que beneficiam Revelação:
A trama de Dona Iris é uma produção 100% nacional.
A novela conseguiu, pelo menos durante seu primeiro mês de exibição, uma média regular, dentro do esperado pela autora - cerca de 6 ou 7 pontos.
A estratégia do "troque de canal" pode ser útil nesse momento, já que a trama pode se beneficiar da migração dos telespectadores de "A Favorita" e, posteriormente, de "Caminho das Índias".
Mas sendo realista, veja o que pode impedir um possível sucesso:
O povo esperou muito até a novela estrear, e seus problemas internos foram divulgados.
O roteiro é batido, previsível, e algumas atuações deixam a desejar.
Pior é que não tem como mudar nada, já que a novela está toda gravada.
No mesmo dia em que terminou "Pantanal", começou o "BBB". Como se sabe, o reality é fenômeno de audiência, e pode prejudicar ainda mais a novela, que vai enfrentá-lo diariamente, até março.
Sem contar a novela "Chamas da Vida", que teve uma notável recuperação, ultrapassando até "Pantanal".
Vou repetir uma frase que ouvi duas vezes só essa semana: "Enquanto há vida, há esperança". Tudo pode acontecer. Revelação pode se revelar ou não. Pode ser um fiasco ou ficar como está, o que já seria muito bom para o SBT. Mas isso só o tempo vai dizer. E nós vamos estar aqui para acompanhar!

Dona Beija ou Ana Raio

Com a viagem de férias de Silvio Santos, não deu tempo de programar a substituta de Pantanal. Segundo jornalistas, as novelas "A História de Ana Raio e Zé Trovão" e "Dona Beija" estariam cotadas para manter os índices da trama anterior.

Revelação no lugar de Pantanal pode ser um teste para ver se a novela segura a audiência. Se não der certo, uma das citadas acima pode entrar em ação. Já estão até na ilha de edição, é só esperar uma ordem do patrão...

...

Vale lembrar que o SBT adaptará algumas obras radiofônicas de Janete Clair. O departamento de dramaturgia da emissora foi todo modificado para isso. Iris Abravanel já está trabalhando na adaptação de "Vende-se um véu de noiva", novela ainda sem título definitivo, que contará com a participação de muitos atores de Revelação. Del Rangel, ex-Band, ficará a cargo da direção. As gravações começam em fevereiro.

P.S.: Notem um detalhe da primeira frase: "não deu tempo"... Isso é no mínimo inaceitável. Como uma emissora pode ser tão desorganizada e sem planejamento?

3 comentários. Só estou esperando o seu...:

Anônimo disse... [Responder]

Hoje vai ter reprise de Pantanal, só que depois de Revelação.
Acho que o dia D fica pra amanha!

Anônimo disse... [Responder]

Acredito que Revelação não continuará com sua regularidade...e o principal motico é o BBB!

Anônimo disse... [Responder]

eu acho q revelação sera mais um fiasco no sbt.tera media muito menor q as mexicanas antes exibidas e fará com q o sbt se arrependa d ter rompido com a televisa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...