terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tudo começou com um ratinho...

Com essa frase Walter Elias Disney costumava definir o início de sua carreira. Foi assim que se iniciou o império chamado Walt Disney...

Há 80 anos, em 18 de novembro de 1928, estreava no Colony Theater de Nova York um desenho animado de menos de 10 minutos, em que o ator principal era uma estranha e pequena figura, um camundongo chamado Mickey Mouse. Aquele foi um marco na história do cinema!

Os primeiros esboços de Mickey, um ratinho de enormes orelhas redondas, foram rabiscados num guardanapo, em 1928, quando Walt Disney voltava de trem para casa, logo após ter perdido os direitos sobre seu personagem mais conhecido na época, Oswald, o Coelho Sortudo. No vai-e-vem dos vagões, Disney apresentou Mortimer à sua esposa, Lilian, que achou o nome muito estranho e resolveu chamá-lo de Mickey. Já em Los Angeles, mostrou sua criação ao amigo e colaborador Ub Iwerks (veja foto acima), que não perdeu tempo e começou a trabalhar no desenho "O Avião do Mickey" (The Plane Crazy).

Ao exibir o curta aos distribuidores, Disney não conseguiu impressioná-los. Ele precisava de algo diferente. Quando soube que já era possível sincronizar som com imagem, ele trouxe a idéia para seus desenhos e produziu "O Vapor Willie" (Steamboat Willie), primeira animação sonora da história do cinema. O sucesso de público alcançado fez de Mickey uma estrela que impulsionou a carreira de Disney, que recebeu um prêmio Oscar especial por sua criação em 1932.

Nos quadrinhos, o camundongo estreou em 1930, nas tiras de jornal baseadas no filme "O Avião do Mickey". No começo, os roteiros eram do próprio Disney, os desenhos, do amigo Ub Iwerks e a aarte-final, de Win Smith. Depois, o comando das histórias passou para Floyd Gottfredson, que desenhou o ratinho até se aposentar, em 1975.

O Brasil conheceu Mickey Mouse no início da década de 1930, quando os quadrinhos do personagem surgiram na revista O Tico-Tico. Foi só em outubro de 1952 que Mickey ganhou sua própria revista no país, publicada até hoje pela Editora Abril...

De 1928 pra cá, o famoso ratinho tem marcado época! Ao lado de sua eterna namorada Minnie - que também chega aos 8.0 hoje - Mickey ganhou cores, amigos, inimigos e parceiros de aventuras.. Protagonizou dezenas de curta-metragens, como os famosos "O Alfaiate Valente", "O Aprendiz de Feiticeiro", no clássico "Fantasia", além do longa "Os Três Mosqueteiros", ao lado dos inseparáveis Donald e Pateta.

Mas ele não parou no tempo, e mesmo depois de tantos anos continua na ativa em diversas mídias. Além de atuar nos parques Disney, ele conquistou a televisão, e formou uma legião de fãs ao redor do globo a partir do saudoso "Clube do Mickey". Seus quadrinhos continuam em alta em vários países, com o lançamento de novas séries e gibis especiais. E o ratinho invadiu até mesmo os modernos games e também foi adaptado para os mangás...

Apesar de tanta inovação, ele continua desempenhando seu melhor papel, o de entreter e até educar crianças e adultos em todo o mundo. É por isso que até hoje o Mickey Mouse faz parte da vida de milhões de pessoas.

Para comemorar os 80 anos do personagem, a Disney (pelo menos até o momento) não preparou nada de especial, mas eu, como fã do camundongo, não poderia deixar a data passar em branco. Por isso lhe dedico esta homenagem, e que estes 80 anos possam se multiplicar, não deixando que o carinho que o mundo tem por Mickey Mouse morra!

3 comentários. Só estou esperando o seu...:

Rô Torquato disse... [Responder]

Adorei o post... Também sou super fã desse Ratinho Lindo...Parabéns ao Mickey e ao Opinião & Opção pela iniciativa!!!
Abraços!

Anônimo disse... [Responder]

Ah. Que bom comemorar uma data tão especial... Britto você está de parabéns!

E mais 80 mil anos de vida, Mickey Mouse!!!

Charneyol disse... [Responder]

PARABENS MICKEY MOUSE!!!!
Britto,AMEI o post
Parabens!!!!


BYE BYE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...