Com pouquíssima divulgação (como já é de costume na emissora), estreou na segunda-feira, dia 1º de setembro, a tão falada revista eletrônica do SBT, "Olha Você".Quem está por dentro das notícias do mundo televisivo sabe que esse sempre foi um dos sonhos de Silvio Santos, que se "encantou" pelo formato e sucesso que o "Hoje em Dia", da Record, já fez. O patrão até contratou profissionais da concorrente (como o diretor, Ocimar de Castro), e um elenco de apresentadores muito similar ao do programa de Vildomar Batista. Só que, de início, o investimento não foi tão bem sucedido.
Continuo achando cedo para criticar o programa, dizer se será um fracasso ou não, mas a primeira impressão não foi de "um sucesso está nascendo"...
Como eu venho dizendo há tempos, o forte do SBT não é esse tipo de atração, que às vezes soa um pouco "elitista" - a emissora está acostumada ao popular, e é isso que a tem feito manter-se em alta por tantos anos! Tentaram seguir muito à risca o modelo do Hoje em Dia, mas o que se viu na maior parte do tempo foi uma certa insegurança por parte da maioria!
Para explicar: Logo na estréia, como eu já disse aqui antes, escolheram uma pauta muito fraca. Deveriam ter aproveitado o primeiro dia de programa para falar sobre algo mais interessante, atrativo, para que o público perdido das 5 da tarde pudesse mudar para o canal e ficar ali, preso ao programa. Ao invés de aproveitarem a uma horinha de programa com matérias curtas, porém informativas, dando espaço para os apresentadores exporem sua opinião, gastaram um longo tempo - quase metade do programa numa entrevista com uma "desconhecida" (palavras da minha mãe!), a jogadora de futebol Cristina Silva; depois teve uma matéria externa até assistível, mostrando uma receita com o chef do programa, um link meio sem sentido e notícias direto da redação...
Já na terça-feira a melhora foi visível. Exibiram uma matéria muito bem feita sobre dublagem, e usaram muito bem a prata da casa, "Chaves"- os dubladores do seriado mexicano estiveram presentes, dublando ao vivo - mas mesmo assim muito tempo ainda foi perdido...
Nos dias seguintes os assuntos continuaram mornos, mas o que chamou atenção foram alguns defeitos, como o nervosismo - comum à estréia - e algumas falhas técnicas (até faltou luz!). Claudete Troiano, a mais experiente do grupo, em certos momentos parecia uma estreante no ramo. Ela está tão acostumada com programas-solo, que ficava interrompendo os colegas o tempo todo, passandoa impressão de querer dominar, comandar a atração. O jornalista Alexandre Bacci ficou sempre meio de fora, sem interagir muito com os demais apresentadores e se limitando a falar apenas o que já estava pré-determinado - faltou improviso!
Quem viu o programa percebeu que algumas características são totalmente dispensáveis, a começar pela escada enfeitando o cenário - aquilo está ali apenas para se gerar mais comparações com o Hoje em Dia! Outra coisa que está ali só para lembrar a concorrência é o quadro de jornalismo ao final do programa. Que necessidade tem de fazer um link com uma repórter se um dos apresentadores é jornalista profissional? Pura cópia - mas pelo menos a excelente Peporine se saiu muito bem.
A participação de um chef de cozinha, Francesco Tarallo, é mais um erro. Desnecessário, até porque ele não tem muito o que acrescentar ao programa - se atrapalha ao falar e maior parte do tempo vezes fica paradão, sem dar uma palavra - o mesmo problema de Bacci -, talvez por causa da inexperiência...
O mesmo não se pode dizer de Ellen Jabour. A modelo e ex-repórter do Video Show está dando um show! Ela, seguida por Claudete, estão as melhores no comando do "Olha Você", não se limitando ao que está no roteiro, mas comentando e deixando o clima mais leve e atrativo. Mesmo sem tanta experiência no ramo, na primeira semana ela já provou que não é só mais um rostinho bonito, pelo contrário, tem talento e pode ser muito bem aproveitada no programa e até em futuros projetos da emissora!
Essa primeira semana deve servir para a equipe de produção reavaliar alguns detalhes, corrigir erros e manter o que estiver bom, não deixando de acrescentar conteúdo e dando um jeito nos apresentadores, que estão um tanto engessados. E tomara que esquecem de vez do "Hoje em Dia" e tentem criar uma identidade própria, mesclando jornalismo com entretenimento da forma mais agradável possível.
"Olha Você" em Números:
Na segunda-feira, a audiência da estréia "Olha Você" foi de 4 pontos, empatando com a Band no terceiro lugar. Terça o programa subiu quatro décimos, mas marcou os mesmos 4 pontos, dessa vez empatando com a Record, em terceiro. Os números seguintes só serviram para desanimar - 3 pontos no restante da semana, chegando a empatar com a Gazeta e ficar em quarto.
Tomara que isso sirva de incentivo para melhorarem o programa, que, apesar do alto investimento, ainda não pode ser considerado um sucesso, mas não deixa de ser uma boa opção...


2 comentários. Só estou esperando o seu...:
É verdade, nao tem necessidade de um cozinheiro!Isso é bobagem!!!
Tá muita cópia do "Hoje em Dia"
Devia imitar o Tudo a ver que era bem melhorr]!
Postar um comentário