Você já notou que alguns quadros do programa Caldeirão do Huck são idênticos a programas exibidos na TV a cabo. Isso é recorrente na TV por um motivo: é muito mais sensato financeiramente falando, investir em algo que já deu certo antes do que inovar e correr o risco de perder todo o investimento.
A Televisão no mundo inteiro é auto-referente. Uma copia a outra. Sempre. E isso só se mantém por uma razão: o publico não liga para a originalidade. Se a cópia for boa, todo mundo prestigia. Originalidade, criatividade não são valores importantes para o publico nem para o mercado, salvo honrosas exceções. A TV é uma indústria e a maior parte da indústria copia. Só algumas empresas tem o privilégio de poder investir em criação, incubação, pesquisa.
O mercado como um todo, aliás, prestigia também a cópia de produtos, de bens. Vivemos a era da cópia, da referência, da inspiração. A China está aí para provar o sucesso da cópia. Isso é um fato.
Com a estréia do programa 'Olha, Você' os olhos começaram a reparar no cenário e no formato do programa. Hoje, há uma matéria de Luana Borges do canal Zap que diz "O cenário será em tons pastéis e terá uma escada, assim como o "Hoje em Dia", da Record." O diretor disse que o formato é muito usado. E é mesmo.
O Hoje em dia também foi inspirado no programa Fala,Brasil original, do qual fiz parte e que por isso,acompanhei desde a implantação com o Eduardo Lafon. Que era novo para o Brasil mas também era inspirado no formato do Good Morning America. Eu mesma recebi a fita do Good Morning America antes do programa ser implantado para ver como era.
É assim que funciona, o mundo importa formatos. Mas o sucesso depende de muitos, muitos fatores que vão além disso.
A todos, desejo sucesso e sorte. O mercado é grande e tem lugar para todos. O sucesso do mercado é bom para todos os profissionais que trabalham nele.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Formatos
Texto pubicado pela excelente Rosana Hermann em seu blog, Querido Leitor.
tags:
curiosidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários. Só estou esperando o seu...:
Muito interessante o texto da Herman!Que não deixa de falara verdade!
Fico triste quando vejo que aquilo é a realidade mesmo, mas fico feliz também pq mostra que a guerra por audiência está bombando!
Postar um comentário