quarta-feira, 2 de julho de 2008

Bastidores da TV

Veja agora os destaques da coluna Canal 1, do jornal Tribuna da Imprensa, de hoje:

>> José de Abreu e outros artistas de Pantanal, ainda sobre os direitos pela reapresentação da novela, contestam os meios encontrados pelo SBT para chegar ao valor que cada um tem a receber. Antes de tudo é preciso esclarecer que, entre o início da produção e apresentação da novela, tivemos em nosso País duas trocas de moeda, o Cruzado Novo e o Cruzeiro. Depois disso ainda vieram o Cruzeiro Real e o Real, finalmente, em 1994. Parte de toda questão gira ou pega nisso. Existem vários caminhos para se chegar a esta conversão. A emissora optou por seguir o que determina a Lei dos Direitos Conexos, simplesmente, sem considerar mais nada. E é com isso que não concordam esses artistas, que também questionam como a novela e toda movimentação financeira a ela inerente foram parar nas mãos do José Paulo Vallone. Em números, que é o que realmente interessa, os valores oferecidos pelo SBT – ainda segundo informações desses artistas – estão entre R$ 1 mil e R$ 7 mil. Importante, a título de esclarecimento, acrescentar que a Globo, quando reprisa uma novela, paga aproximadamente um salário atual. Algo próximo de 10% por dez meses de trabalho, corrigido, com férias e 13º. Dá mais ou menos 100% do que se recebe por um trabalho hoje. São questões que devem ser avaliadas. Como os direitos de imagem alimentam discussões várias e interpretações múltiplas em nosso País, proporcionando condições de arrastar por muitos anos este problema de agora, o que se recomenda é o bom senso. O justo. Nada mais que isso. Que tal usar a Globo como parâmetro?

>> A respeito de nota publicada neste espaço, o autor Tiago Santiago informou que tem contrato com a Record até 2011. Mas nada respondeu sobre ter sido ou não procurado pela TV Globo.

>> A programação noturna da Bandeirantes continua girando em torno do Jornal da Noite, apresentado pelo Boris Casoy. Não pode entrar depois das 23h30, 23h40. Isto tem provocado sérios transtornos. E prejuízos.
> A Band nunca acerta numa programação. Isso é impressionante! Seria mais inteligente se a emissora colocasse Cicarelli no horário nobre, e um bom programa substituindo R.R. Soares, além de desistir de vez das novelas, que são, em sua maioria, um fiasco...

>> Netinho de Paula não é caso encerrado no SBT. A idéia de lançar um programa com ele, nas tardes de sábado, segundo se informa, foi apenas adiada.

>> Quem passará a ocupar este horário dos sábados no SBT é o Ratinho. Mas ainda não existe nem mesmo uma idéia a respeito.
> Acho que Ratinho para Ratinho reconquistar o público seu programa tem que ter humor, musicais, assistencialismo, paródias e um pouco de noticiário - tudo daquele jeito irreverente!

>> Glória Perez, que vem aí com Caminhos da Índia, substituta de A Favorita, foi a primeira a apostar em merchandising social nas novelas. Em Explode Coração, apresentada em 1995, ela chamou a atenção para o caso das crianças desaparecidas. Mais tarde, sua idéia seria copiada por outros companheiros, inclusive da própria Globo.
Aliás, imitar merchandising social não traz prejuízos a ninguém – ao contrário. E Glória Perez promete continuar investindo nesse modelo, também neste seu próximo trabalho. Quanto ao tema, ainda faz segredo: "Prefiro esperar um pouco mais. Já comecei a pesquisa e posso te adiantar que será uma das mais belas campanhas que já fiz em novela".

>> Sábado que vem, depois de Pantanal, o SBT estréia Uma Hora de Sucesso, especial mensal, que começa com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Em seguida, será a vez do Daniel... e assim vai indo.
> Alguém aí já viu uma chamada desse programa??? Parece que a emissora está errando de novo!

>> Com base em dados do Ibope, a Record informa que cerca de 11 milhões de pessoas acompanharam a transmissão da Eurocopa pela emissora. Mais: em São Paulo, juntando tudo, a Record conquistou o primeiro lugar durante 129 minutos.

>> A Globo não vai inventar. Fluminense e LDU, final da Libertadores, direto do Maracanã, é o jogo de hoje, para todo Brasil.

>> Sempre imprevisível, Silvio Santos dá sinais de que poderá lançar Revelação mais cedo. Segundo se informa, no departamento de dramaturgia do SBT, a novela de Íris Abravanel deve estrear entre os dias 21 e 28 deste mês. Antes, inclusive, do aniversário da emissora, em agosto.
É esperar pra ver, porque muita gente desconfia dessa data. Consideram impossível.
> Será??? O pior é que vem chegando aí o horário político, e a programação vai ficar bem confusa e apertada à noite...

0 comentários. Só estou esperando o seu...:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...